Divã Veterinário
Doenças

11 dicas para combater carrapatos

Mayra Catharino25 comments3138 views

Combater carrapatos é uma tarefa SUPER difícil! Muitas pessoas afirmam que os produtos são ineficazes ou que independente do produto utilizado, o problema persiste.
O fato é que na maioria das vezes nosso manejo está errado e não a ação do produto.

Um dos erros mais comuns é tratar o animal e esquecer o ambiente. Você sabia que, quando falamos do carrapato marrom, o Rhipicephalus sanguineus, cerca de 95% da infestação está no ambiente? Isso mesmo, o que você vê nos cachorros são apenas 5%. – Calma, não se desespera, vou te ajudar!

Nesse vídeo eu ensino 11 dicas para combater esses monstrinhos, mais especificamente o carrapato marrom, pois ele é o mais comum em cães. – Já fiz um vídeo comentando algumas características desse parasita. Elas são MEGA importantes na hora de combater esses carrapatos. Então se não viu o vídeo passado, clica aqui para assistir!

combater carrapatos
Atenção para as áreas de principal fixação do parasita!

Espero que as dicas te ajudem na hora de combater os carrapatos aí na sua casa!

Caso tenha interesse sobre o veneno ambiental que comentei:
Resenha de K-Othrine SC
Diferença entre K-Othrine SC e CE

Se esse texto te ajudou, COMENTE, vou ficar muito feliz em saber. E caso tenha algum conhecido passando aperto com carrapatos em seus cães, COMPARTILHE o post.
Sugestões para novos vídeos são MEGA bem-vindas. Me conta o que você quer ver por aqui: Resenhas? Mais dicas? Raças? Passeios?
Para ficar por dentro de mais dicas e saber quando tem vídeo novo, SIGA o Divã nas redes sociais: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube ♥ Pinterest.

Um SUPER beijo e até a próxima!


OBS: Essa matéria foi produzida em 2015, mas ganhou uma atualização (o formato em vídeo) em 2017.

Literatura utilizada:

  1. LABRUNA, M. B. . Biologia-Ecologia de Rhipicephalus sanguineus (Acari: Ixodidae). In: XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária e I Simpósio Latino-Americano de Rickettsioses, 2004, Ouro Preto, MG. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, 2004. v. 13. p. 123-124.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Produzido e editado por Lucas Rodrigues.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

25 Comments

  1. Mayara, eu posso aplicar coleiras carrapaticidas + aplicação da pipeta + bravecto + carrapaticida no ambiente, tudo ao mesmo tempo ?

    1. Calma, Claudete!

      Assim você desperdiça dinheiro. Você deve escolher ou a coleira, ou a pipeta ou o bravecto, pois todos tem mesma função (combater os ectoparasitas no animal).
      E depois que escolher um desses, use o carrapaticida no ambiente. OK?!

      Abraços!

  2. Mayara, vc é otima, bem esclarecedoras as tuas postagens. Show e parabens !
    Eu já enfrentei infestação por causa de um poodle. Consegui combater nas paredes externas e sem nada que pudesse propagar foi com uma pequena tocha de fogo. Eles não resistiram. Acredito que o aspirador e aqueles pulverizadores com agua quente possam ser bem eficientes para o interior.

    1. Muito obrigada por complementar as dicas, Claudete ❤
      A chamada vassoura de fogo ajuda bastante, mas como precisa ter jeito para lidar e não se machucar, acabo não indicando para todo mundo 😊

  3. Meu Deus, tô enfrentando problemas com carrapatos. Meu cachorro já tomou ivermectina e dei o nexgard pra ele. Já fiz dedetização com o pessoal do Centro de Vigilância Animal da minha cidade, já usei Cyperclor na casa inteira, paredes, teto, tudo. Já tive uma crise de asma, mesmo usando máscara de carvão ativado, roupas de manga comprida, óculos e luva de borracha e ainda não consegui deixar de ver carrapatos dentro da minha casa. Diminuiu, mas já estou há 12 dias nessa luta constante e rezando a Deus pra que meu cachorro não adoeça. Sinceramente não sei mais o que fazer. Gostaria de saber se é aconselhável dar mais de um banho por semana no cachorro, pois noto que os carrapatos aparecem sempre que ele entra dentro de casa, provavelmente vêm no pelo dele. Eu uso para dar banho o shampoo ecovet e já há 10 dias ele tomou o nexgard.

    1. Nossa, Ana Karla! Que delicada sua situação… Sinto muito por você estar passando por isso.

      Bom, em relações aos banhos não é bom ficar dando mais de uma vez por semana, pois pode predispor o animal à problemas dermatológicos (de pele).

      Vamos conversar sobre algumas coisas, pois acredito que a combinação shampoo + NexGard não é a melhor opção no seu caso. O NexGard funciona quando o carrapato pica o cão e ingere o veneno que está no sangue. Se você usar um shampoo que funcione como repelente, estará desperdiçando o NexGard. Essa combinação seria boa se você não tivesse uma infestação em casa, pois aí os que subissem na rua, morreriam ao picá-lo.
      Em uma infestação só usar NexGard tbm não é indicado, pois o pobre animal ficaria coberto de picadas. O que posso te indicar é colocar aquelas ampolas nas costas do animal, tipo a Advantage. Aí os que não morrerem subirem em seu cão, morrem ao picar.

      Outra coisa é lembrar de repetir a dedetização a cada 14 dias.

      Sempre que puder, deixe as coisas de tecido (tapete, colchão, cortinas) no Sol, isso ajuda também.

      Se puder aspirar a casa todo dia, também ajuda bastante. (Não esqueça de aspirar o sofá, a cama etc)

      E existe no mercado um produto para móveis contra pulgas. Não sei se funciona para carrapatos, mas vale a pena tentar, afinal seu caso é desesperador. Chama-se Fleegard.

      Espero que essas dicas te ajude. Mande notícias!

      Abraços!

    2. Olá! Tb estava lutando contra os carrapatos do meu cachorro. Tinha muitos!!!! De várias espécies. Não sabia mais o que fazer! Até que conversei com o rapaz do clubinho onde ele toma banho todo FDS,e ele me deu o nome de um remédio que foi a salvação. Agora só continuo limpando o quintal(como ha fazia antes) e tiro os carrapatos que insistem em tenta ficar no corpo dele. Mas eles não conseguem grudar na pele devido o remédio. Por isso o cato. O remédio é o BRAVECTO. Esse remédio é de acordo com o peso do animal. E já aviso! Não é barato. Vem apenas um comprimido. Mas mediante o tanto de dinheiro que gastei,foi um gasto que valeu muito.

    3. Olá, Ana!

      Deixe-me esclarecer uma coisinha: Tanto o Bravecto, quanto o NexGard agem após a ingestão do sangue pelo carrapato, ou seja, o carrapato precisa picar. Os que você “cata” na verdade já estão mortos ou no processo de.
      Mas ele realmente ajuda muitas pessoas no combate de carrapatos, principalmente nos locais com resistência.

      Abraços!

  4. Oiê! Novamente por aqui rsrs.

    Gostei bastante do post, vou começar a seguir as dicas, principalmente a 4ª , 6ª e 10ª!

    Licença, Mayra, mas vou aproveitar os espaço para lhe perguntar sobre outra questão haha. Recentemente me indicaram uma substância de coloração vermelha, que vem numa ampola sem qualquer nome ou outro dado no rótulo. Falaram que é aplicada tal como o Frontline e que seria muito eficaz. Por receio (de novo haha), eu evitei esse ‘remédio’. Você o conhece? Aliás, já lhe deram retorno sobre o óleo de neem? Realmente ajuda sem prejudicar as plantas e os animais?

    Voltando ao tema do post, começarei minha luta contra eles logo, logo e lhe digo os resultados em breve, ok?!

    Abraços, Mayra!

    1. Olá, Huanda!

      Que bom que as dicas vão te ajudar a combater esses infelizes.

      Não sei que substância é essa, nunca ouvi falar. E você fez certo de evitar, pois esse povo inventa cada moda e acaba por intoxicar o animal. Se descobrir o nome ou ver esse “remédio”, tira foto e me manda. Pode ser por e-mail, face ou inbox pelo instagram. O que você preferir!
      Aí procuro saber o que é… Assim te ajudo a descobrir se pode usar e você também me ajuda, caso alguém me pergunte novamente.

      E ninguém me retornou sobre o óleo de neem :\

      Estou no aguardo dos resultados!
      Beijos!

  5. Bom dia!
    Você cita que “não é viável e nem aconselhável aplicar carrapaticidas diretamente no solo”. Porque? Como posso combater os carrapatos do meu grande quintal de areia que é onde meu cães vivem? Como vencerei a infestação cuidando apenas do cão?
    Pensei em pulverizar nos muros, seria eficaz?
    Parabéns pelo blog, estou lendo tuuuudo.
    Super obrigada 😉

    1. Olá, Iris!

      Não é aconselhável, pois o veneno vai contaminar o solo e pode contaminar as águas subterrâneas.
      Recomendo a pulverização dos muros (como disse, o carrapato de cão tem geotropismo negativo, ou seja sobe em paredes) e dos locais acimentados.
      E para o cão, recomendo o Bravecto… É um medicamento carrapaticida dado via oral e dura por 3 meses, assim todo parasito que subir e picar o animal, morrerá. Antes de fazer o uso dele, converse com o médico veterinário do seu cão, pois alguns animais apresentam sensibilidade. E quando for administrar pela primeira vez, faça isso no horário em que o vet possa atendê-lo caso haja algum efeito colateral.
      Pelo menos é o que eu faria.

      Depois me conta se conseguiu resolver.

      Abraços!

    2. Obrigada pela atenção Mayra,
      Então meu plano de ação será o seguinte: k-othrine pulverizado nos muros, bravecto para os cães e óleo de neem em toda a casa. Pesquisei sobre ele e é atóxico para plantas, humanos e animais.
      Mãos à obra… daqui uns dias te conto se funcionou!
      Abraços!

  6. Boa noite!
    Nossa achava que eram pulgas que minha cachorra apresentava…to apavorada..tadinha!
    Muito obrigada, foi muito esclarecedor!!!
    Bjos

  7. Adotei um cachorrinho semana passada e claro que ele estava lotado de carrapatos! Passei aquele produto específico na nuca dele e do meu outro cachorro há 5 dias, mas ainda estou encontrando carrapatinhos vivos nele!
    Estou deixando ele fora de casa e vou passar K-othrine sc pré-viagem de final de ano..
    Estou preocupada tb com o meu outro cão!

    Obrigada

    1. Os “carrapatinhos” são as formas jovens do parasito.
      Se você ainda está encontrando, talvez o produto que está utilizando não fez efeito. Verifique se seguiu certinho o passo a passo do produto, caso tenha, talvez seja resistência do carrapato ao veneno. Trocar a base do medicamento seria algo ideal em caso de resistência.
      Siga as dicas e se puder usar o k-othrine, maravilha! Só cuidado com seu pequeno.
      E como eu disse no post, todos os animais devem ser medicados, pois se só um for medicado, os carrapatos passam para o outro.

      Beijos!

  8. Amei o post…
    Utilizarei todas as dicas e voltarei para dizer o resultado , meu bichinho está sofrendo e eu também …rs
    Obrigada

  9. Bom dia, Mayra!

    Gostei muito das dicas, só fiquei com uma dúvida e antes de acabar com meu sofá prefiro perguntar. Posso passar esse produto diretamente no sofá, com borrifador mesmo tenho medo de manchar todo o tecido. Não uso tapetes somente cortinas, seria bom aplicar tbm?? Aguardo sua resposta, obrigada.

    1. Olá, Dani!

      Já te respondi pelas redes sociais do blog, mas responderei aqui caso outra pessoa tenha dúvida.
      Eu sinceramente não sei se mancharia os móveis. Caso queira testar, recomendo fazer atrás do sofá ou onde não apareça.
      Mas a aspiração geralmente dá conta.
      Se for testar, me conta os resultados.

      Abraços!

    2. Oi Mayra!
      Então, não fiz o teste ainda porque minha cadelinha foi castrada semana passada e não posso ficar com ela pra cima e pra baixo só no fim de semana, mas farei o teste e contarei sim. Ah e conversei com a veterinária e ela disse que sua indicação foi ótima, e me indicou um de uso oral se chama NexGard, dei e olha o efeito foi muito rápido no dia seguinte ja achei uns carrapatos mortos na minha bb espero que a dica sirva para outros(a) e obg mais uma vez!

    3. Fico muito feliz em saber que as informações auxiliaram e que você busca pela opinião da veterinária do seu animal, pois há muita informação errada na internet e precisamos sempre confirmar.
      Eu já fiz um post acerca do NexGard, mas pelo que andei lendo o Bravecto possui maior tempo de ação.
      Caso queira ver o post do NexGard: http://divaveterinario.com.br/2015/03/27/2376/

      Estarei esperando o seu retorno. Boa sorte!
      Abraços!

  10. Olá Mayra ,
    Amei o seu post sobre as formas de se combater os carrapatos,pois tenho uma poodlle e apesar de morar em apartamento não consigo me livrar dos carrapatos, sempre estou encontrando alguns nela. Já passei Bolfo no apto todo, no terraço coloquei remedio nela também e nada de acabar. Depois de sua dica vou usar o K-Othrine sc e depois deixo aqui o resultado ok?
    Valeu querida!

Gostou? Então comenta!