Divã Veterinário
Notícias

Ajude a salvar o boto cor-de-rosa

Mayra Catharino981 views
Vamos falar de assunto sério? Vamos falar de preservação?
 
O boto cor-de-rosa é o maior golfinho de rios do planeta e temos a incrível oportunidade desse animal residir em nosso país. Ele é tão único que até ícone do folclore, ele é!
boto-cor-de-rosa-1
Apesar de toda sua beleza e fama, esse ser tão majestoso é alvo de pesca predatória. Sua carne é utilizada, em uma técnica medieval, para a pesca do piracatinga, um bagre também conhecido como “douradinha”, “pintadinha”, “piratinga”, “pirosca”, “pati”, “pati-bastardo”, “piraquara” e “piraguaruga”.
Já na Colômbia, onde o peixe é comercializado em grande escala, é conhecido como “mota”, “capacete” e “capaz”.
 
E você deve estar pensando, mas como assim isca? É simples: O piracatinga é necrófago, ou seja, se alimenta de carne em decomposição.
boto-cor-de-rosa-2
Importante fato é que a pesca do piracatinga foi PROIBIDA desde de janeiro de 2015! A ação do Ministério da Pesca e Aquicultura, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, foi justamente porque se a pesca – com esse tipo de técnica – continuar, o boto será extinto em cerca de 10 anos.
 
Nessa atividade, não somente o boto cor-de-rosa está ameaçado, mas também os tucuxis, outro tipo de golfinho, e os jacarés-açu.
boto-cor-de-rosa-3
E como fazer nossa parte para ajudar?
  • NÃO comprar Piracatinga! – Parece óbvio, mas temos que tomar cuidado com os filés vendidos, aqueles prontos para cozinhar e que impedem a identificação da espécie.
  • Compartilhar a informação, deixando que outras pessoas saibam disso. O conhecimento de leis e das atividades ilegais é o grande aliado no combate. – E foi justamente por isso que estou utilizando o blog. Dessa forma aviso meus leitores e, de quebra, facilito a divulgação das informações, pois é só compartilhar a matéria!
  • Fazer o turismo responsável e incentivar as iniciativas sustentáveis. Aqui abaixo está a playlist, com cinco vídeos, falando sobre o assunto.

  • Assinar a petição pedindo para que o governo da Colômbia proíba a comercialização do Piracatinga: http://participe.worldanimalprotection.org.br/euprotejoboto
  • E se você é da região ou vai visitar a região da Amazônia, fique de olho! Caso veja alguma atividade suspeita, denuncie! Segue a lista de alguns contatos úteis:

Brasil: IPAAM

  1. Disk Fauna: (92) 2123-6774
  2. E-mail: ipaam@ipaam.am.gov.br
  3. www.ipaam.br

Brasil: IBAMA

  1. Linha Verde: 0800-618-080
  2. Linha Verde: linhaverde.sede@ibama.gov.br
  3. Denúncias na sede: denuncia.sede@ibama.gov.br
  4. Central no Amazonas: (92) 3878-7103
  5. www.ibama.gov.br

Peru: Ministerio de la Producción

  1. Telefone: 616-2222 (Anexos 1507 ou 1531)
  2. E-mail: denuncias@produce.gob.pe

Bolívia: Cochabamba e Bebi

  1. Secretaria da Mãe Terra – Governo Autônomo Departamental de Cochabamba: 406-6072 e 466-1350
  2. Policía Forestal e Preservação do Meio Ambiente de Beni (POFOMA): 800-140-270

Colômbia (denúncias de venda enganosa de piracatinga)

  1. Confederación Colombiana de consumidores: www.ccconsumidores.org.co/index.php/quejas-y-reclamos
  2. Superintendencia de Industria y Comercio: www.sic.gov.co/drupal/introduccion-demandas

 

Todos os dados foram retirados do site da World Animal Protection. Eles apoiam essa e muitas outras causas! O melhor de tudo é que eles também pensam na população ribeirinha, incentivando as atividades sustentáveis. – Eu já estou fazendo minha parte para ajudar. Faça você também!

Gostou desse tipo de informação? Me conta nos comentários! Sugestões de temas futuros também são mega bem-vindas.
Aproveita e segue o blog nas redes sociais, lá eu também compartilho notícias e ideias maravilhosas: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.
E por hoje é isso!

Um SUPER beijo e até a próxima!


Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!