Divã Veterinário
Alimentos

Alimentos Tóxicos: Chocolate

Mayra Catharino311 views

Mais alguns dias e começamos a comemorar a Páscoa, uma data religiosa cristã que aproveitamos para nos presentear com uma perdição chamada CHOCOLATE. Realmente é um doce maravilhoso e viciante, porém é um alimento TÓXICO para cães e gatos.

É principalmente nessa época que consultórios e hospitais veterinários ficam lotados de animais intoxicados por causa dos seus donos desinformados. Pensando nisso, corri para procurar alguma referência e fazer um post para vocês. Escolhi um resumo expandido da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Apesar da instituição não ter o nome tão reconhecido a nível nacional, o texto está bem redigido e com uma leitura muito fácil, o que eu achei ótimo para aqui pro blog.

chocolate é tóxico 1

Mas voltando ao que interessa: O chocolate.  Ele é derivado das sementes assadas do cacau (Theobroma cacao) e nele há uma série de substâncias, entre elas duas metilxantinas, a teobromina e a cafeína, ambas tóxicas para os animais de companhia. Essas substâncias são altamente lipossolúveis e são absorvidas tanto no estômago, quanto no intestino, e são distribuídas para o resto do corpo. Além disso elas possuem a capacidade de atravessar a barreira placentária, prejudicando o feto, e a barreira hematocefálica, atingindo o sistema nervoso central (SNC). (Barreira é um nome que se dá para uma organização anatômica que permite a passagem somente de algumas substâncias, protegendo assim o feto ou o órgão em questão)

chocolate é tóxico 2

Em certa quantidade, a teobromina causa diurese (aumento da quantidade urina), relaxamento dos músculos lisos (principalmente a bexiga), estímulo do coração (aumento da contratibilidade e taquiarritmias) e estimulação do SNC (estado de alerta, hiperatividade reflexa, tremores, ataques convulsivos).

Todas essas consequências vão ser sinalizadas por sintomas como aumento da pressão arterial, nervosismo, tremores, insônia e convulsões crônicas. Em casos mais graves leva o animal a óbito. (Deu para reparar que não é algo para se brincar, né?!)

chocolate é tóxico 3

Já a cafeína potencializa os efeitos por ser uma estimuladora da glândula suprarrenal.

E tudo isso não se restringe a cães e gatos, algumas mortes têm sido descritas em animais de produção devido ao uso da casca e dos subprodutos do cacau para a alimentação.

Para vocês terem noção da toxicidade do chocolate, apenas 100mg/kg pode ser tóxica para seu cachorro. Já os gatos são mais sensíveis, 80mg/kg é o suficiente. Isso seria equivalente à 6,8 e 5,4g para uma pessoa com o meu peso, algo que eu como brincando. Além disso, a toxicidade varia conforme a concentração das metilxantinas, que por sua vez variam conforme o chocolate. (Ou seja, a dose tóxica pode ser ainda menor!)

chocolate é tóxico 4

E para piorar, a meia vida da teobromina no organismo é de aproximadamente 17,5 horas. Meia vida é o tanto de tempo que leva para aquela substância reduzir para a metade a sua concentração, o que nesse caso é relativamente demorado. Tudo isso acontece porque a excreção ocorre pelo fígado e não pelo sistema urinário.

Além das metilxantinas, o chocolate possui alto teor de gordura, o que pode desencadear um pancreatite.

Se acaso ocorrer uma intoxicação por causa do chocolate, por favor, não tenha vergonha de falar para o médico veterinário. Apesar da conduta incorreta, que pode ser até de outra pessoa, a omissão também é errada e pode prejudicar seu amigo tanto quanto o doce. Isso porque é necessário saber diferenciar as intoxicações para um tratamento eficaz. (Na verdade, qualquer omissão à um médico é prejudicial!)

chocolate é tóxico 5

Então, vocês já sabem … NUNCA, em hipótese nenhuma, o animal pode comer o nosso chocolate. Caso queira fazer um agrado de páscoa para seu pet, compre algum petisco apropriado, feito para ele. No mais, é só aproveitar o feriadão.

Não esqueçam de comentar para saber se vocês gostaram do post. E compartilhem também para que mais donos saibam do efeito tóxico do chocolate e menos animais sofram com isso.

chocolate é tóxico 6

Um super beijo e até o próximo post!


Literatura utilizada:

  1. SAMPAIO, A. B. et al.; Intoxicação Alimentar por Chocolate em Cães. XIII Seminário Interinstitucional de Ensino Pesquisa e Extensão. UNICRUZ, Cruz Alta, 2010. (download aqui)

Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos autorais das fotos| Copyright – clique aqui

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!