Divã Veterinário
Alimentos

Alimentos Tóxicos: Uvas

Mayra Catharino310 views

Um dos assuntos que me interesso muito e adoro compartilhar com vocês é sobre a toxicidade de elementos presentes no nosso cotidiano. Ter um pet é como ter uma eterna criança em nossas vidas. Quero dizer com essa comparação que somos responsáveis por eles por toda sua existência e que temos que ficar de olho nos perigos que eles podem se expor. Igualzinho uma criança, não?! Só que há um agravo, eles não são que nem nós, nem sempre o que é inofensivo para os humanos, é inofensivo para nossos amigos de quatro patas. Entre os “vilões” desse história, estão algumas espécies de vegetais e frutos que utilizamos para nossa alimentação. Hoje vou falar  das uvas e as uvas passas.

uva tóxica 1

A toxicidade já está constatada com muitos achados clínicos, porém ainda não se sabe dizer qual substância provoca esse quadro de intoxicação. Por ser ainda desconhecida, não podemos afirmar qual seria dose tóxica e a letal, então consideramos que potencialmente qualquer exposição pode prejudicar o animal. Além disso, a falta de uma relação dose-resposta nos estudos levanta a suspeita que ou esse componente é variante nas diversas espécies de uvas ou é um fator extrínseco que está presente nesse alimento.

uva tóxica 2

Entre os sinais clínicos de intoxicação estão: vômitos, diarreia, anorexia, dor abdominal, fraqueza, desidratação, tremores e letargia (perda temporária ou completa da sensibilidade e do movimento). Também pode estar presente um quadro de polidipsia (sensação de sede constante). Em algumas circunstâncias, a intoxicação levou o animal a óbito.

A maioria dos sinais está ligada a insuficiência renal causada pela lesão que tal substância provoca. Na necropsia de alguns casos fatais foram descritos a ocorrência necrose e calcificações de partes dos rins.

uva tóxica 3

Quem diria que uma fruta tão presente no nosso cotidiano poderia ser tão tóxicas para nossos amores. Não sei vocês, mas minha cachorra já comeu algumas uvinhas que caíram no chão enquanto eu comia #MayraAdesastrada. Agora irei ficar mais atenta a isso! (E espero que você também!)

uva tóxica 4

Essas informações foram retiradas de um artigo de revisão da University of Veterinary Medicine and Pharmacy in Košice, Eslováquia. Foi o único artigo de revisão que achei de fácil leitura para vocês, apesar de estar em inglês. Achei consistente as afirmações, pois elas são semelhantes a alguns achados e citações que vi. Não somente falava desse alimento, mas achei melhor separar em vários posts, pois acho que aos poucos absorvemos melhor o conhecimento. (Caso você tenha alguma indicação de artigo ou resumo sobre o assunto, por favor, deixe a referência nos comentários!)

E vocês, sabiam da toxicidade da uva? Deixem suas respostas, sou super curiosa para saber se a matéria foi realmente útil. Sugestões de temas são sempre bem-vindas!

Um super beijo e até o próximo post!


Literatura utilizada:

  1. KOVALKOVIČOVÁ, N.; ŠUTIAKOVÁ, I.; PISTL, J.; ŠUTIAK, V.; Some food toxic for pets: Review Article. Interdisc Toxicol. 2009; Vol. 2(3): 169–176. (download aqui)

 

Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!