Divã Veterinário
DiversosNotícias

Centro de Bem-Estar Animal em Canoas (RS)

Mayra Catharino487 views

Que o Sul do Brasil é um exemplo a ser seguido e que eu sou apaixonada por essa região, todo mundo já sabe. Mas o que nem todo mundo conhece é a cidade de Canoas, que fica no Rio Grande do Sul. Hoje eu vou falar um pouco mais do município e de suas maravilhosas iniciativas relacionadas ao controle populacional, cuidados e bem-estar dos animais.

maior_foto_4

Canoas é um município relativamente novo, pois foi fundado somente em 1939. Apesar de seus poucos anos de vida, a cidade já conta com o segundo melhor Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho e com 15 premiações.

Canoas surpreende até quando o assunto é animais. A cidade possui um Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) que foi inaugurado no dia 22 de junho deste ano. O CBEA dispõe de uma estrutura de 400m² onde estão instalados 01 consultório veterinário, 02 salas cirúrgicas, 04 baias para equinos, 34 boxes para cães, sala de esterilização, uma sala com 12 boxes para a recuperação pós-cirúrgica e outras salas necessárias para manutenção do CBEA e para o conforto dos que trabalham lá.

montagem 1

O intuito desse centro é prestar atendimento veterinário a cães e gatos de ruas, além de cavalos e muares. Também são oferecidos atendimentos veterinários diários e castrações para animais que pertencem à famílias de baixa renda – São 10 atendimentos diários previamente agendados.

topo_bemestaranimal_550_550

Esse espaço é administrado pelo próprio Município por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal. Essa Coordenadoria está à frente de outros projetos maravilhosos:

  • Programa de Castrações com Identificação – Sim, você leu certo! IDENTIFICAÇÃO, eles chipam os animais e fazem o cadastro.
  • Canoas é Bom para Cachorro – Programa de conscientização da população.
  • Projeto Amigo da Cidade – Esse projeto é voltado para os carroceiros e carrinheiros, onde é disponibilizado até tratamento veterinário para os cavalos. Alguém me amarrota, porque estou totalmente passada!
  • Cãopanha de Apadrinhamento – Se você não pode adotar, mas quer ajudar, o Município facilita também!
  • Feira de Adoção – Elas ocorrem semanalmente e as pessoas podem se cadastrar para levar animais.
  • Cadastro de Protetores e Cuidadores – Conhecendo e registrando essas pessoas, as ações ficam mais facilitadas. Que pena que não moro lá, se não já estaria cadastrada!

canoas_550

Só eu que estou completamente in love com essas iniciativas? Quero me mudar para lá! – Canoas, me adota!

E vocês, o que acharam? Me conta nos comentários o que mais te surpreendeu. Não esqueça de seguir o Divã Veterinário nas redes sociais para ficar sabendo de outras novidades como esta: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Um SUPER beijo e até a próxima!


Direitos autorais das fotos: Todas as informações e imagens foram retiradas do site da Prefeitura de Canoas.

 

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!