Divã Veterinário
Doenças

Cinomose canina: Como limpar o ambiente?

Mayra Catharino44 comments6881 views

Histórias de pessoas que perderam seus cães devido a cinomose e possuem medo de adotar outro cachorro são muito comuns.  Frente a isso, resolvi falar um pouco sobre a resistência do vírus no ambiente e como limpar a casa para receber outro animal. – Se você não sabe nada dessa doença, já tem post explicando, só precisa clicar aqui.

cinomose canina 1

A resistência viral no ambiente depende das estruturas que compõe o patógeno. Como se trata de um vírus envelopado – que possui uma membrana celular como envoltório, a qual rouba da célula hospedeira ao sair dacinomose canina 2 mesma – , é um agente muito instável fora do corpo. Ou seja, sua permanência no ambiente é pouca. – Diferentemente de outros vírus, como por exemplo o responsável pela parvovirose.

Sua permanência também está diretamente ligada a temperatura. O vírus só consegue sobreviver semanas em locais frios e secos, algo em torno de 0 a 4°C. Em temperaturas quentes, esse tempo reduz para horas.

Mas não é por isso que vamos nos descuidar! Realizar uma limpeza no ambiente é algo essencial.  Os desinfetantes indicados são a base de fenóis ou de amônios quartenários – O mais conhecido é a Creolina, porém seu cheiro é bem desagradável. Gosto bastante do Herbalvet, que além de desinfetar para valer, possui um cheiro agradável.

cinomose canina 3

E claro, outra coisa importante para não ocorrer a recontaminação é não existirem cães infectados no ambiente – Lembrando que tem a forma assintomática da doença.

Ausência de cães doentes, limpeza do ambiente com produtos adequados e um espaço de alguns dias já são medidas suficientes para seu lar estar pronto para receber um novo amigo de quatro patas.

E não se esqueça que ele só pode frequentar outros locais quando tomar todas as vacinas, ok?!

Por hoje é isso! Não deixe de seguir as redes sociais do blog para ficar por dentro de mais dicas como essa:  Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Um SUPER beijo e até a próxima!


Literatura utilizada:

  1. AZEVEDO, E. P. de. Abordagem ao paciente acometido por cinomose canina. 2013. 42 f. TCC (Graduação) – Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. – download aqui.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

44 Comments

  1. Olá!
    Há uma semana perdi minha cachorrinha com cinomose, E meu irmão de 5 anos está sentindo muita falta da cachorrinha que faleceu, encontrei uma idêntica à que eu tinha ela está com 45 dias e já tomou a primeira dose da vacina irá tomar a segunda dose no dia 10/08 pensei em comprar e deixar na casa de um parente próximo para que meu irmão possa ir brincar com ela, gostaria de saber se tem algum risco de meu irmão sair daqui de casa e ir lá brincar com ela se tem risco dela ser contaminada pelo vírus da cinomose pois a outra cachorra eu criava ela dentro de casa.
    Obs: venho limpando o chão da casa e do quintal com água sanitária e joguei tudo da cachorrinha fora potinho de comida roupinha caminha etc.

  2. Boa noite, gostaria de saber sobre o Virkons pois perdi minha filhote de shih tzu aos 2 meses de vida ela veio do canil com a cinomose e ela tinha tomado apenas a 1° dose da vacina. Dia 30/07/17 vai completar 2 meses que ela morreu. Pois bem, eu comprei uma outra filhote e combinei com o proprietário do canil de ele me entregar ela com as 3 doses da vacina importada tomada, expliquei a ele a situação sobre a doença e ele aceitou, ela nasceu dia 15/06/17. Ela me será entregue dia 10/09/17 no terceiro dia apos tomar a 3° dose da vacina. Nesse período estou fazendo a desinfecção aqui em casa pois a outra filhote ficava dentro de casa. Me indicaram esse Virkons, pesquisei bastante sobre ele e vi que ele é muito potente. Então estou usando ele na casa, estou passando em todos os lugares nos mínimos detalhes como paredes, teto, portas, janelas, móveis, cama e lavando roupas de cama e cobertas. Estou usando com um borrifador no sofá tbm. E estou tbm intercalando, uso o virkons e o Lysoform. A minha duvida é.. Quantas vezes por semana preciso fazer essa higienização completa? E fiz certo em pegar a próxima filhotinha com a 3° dose da vacina? Pode me auxiliar se estou fazendo certo, ou o que mais eu posso fazer pra estar eliminando de vez o vírus?

    Muito obrigada,
    Amanda F.S. Barbosa.

  3. Obrigado pela resposta! Infelizmente o filhote já está em casa, estou evitando que ele tenha contato com o local onde o outro ficava…Já limpei a casa de novo com Creolina, dissolvida em água e bem forte. Eu não sabia desse detalhe e acabei sabendo só depois, então espero que as limpezas eliminem tudo e mantenham a segurança dele…

    1. Oi e como esta o novo filhote? Desejo boa sorte.

  4. Olá!

    Meu cão morreu a cerca de 4 dias de cinomose. Limpamos o local com água sanitária pura 2 vezes, e ontem recebemos um filhote em casa…Antes de recebe-lo, limpei o chão de casa(pois quando cuidavamos do outro entravamos lá) com desinfetante e alcool…Ele tomou a primeira vacina ontem. Existe muito risco nesse caso?

    1. Sim, existe um grande risco, pois quatro dias é MUITO POUCO tempo!
      Eu esperaria no mínimo uma semana ou duas, ainda mais no inverno que existem locais na casa que ficam com temperatura mais amena.
      É um risco ainda maior para um animal que nem tem as três primeiras doses.

  5. boa noite, perdi minha cadelinha faz 2 meses e meio, limpei o local, e agora comprei um pastor alemão, tem 3 meses e tomou apenas uma dose da vacina nacional, vou dar as 3 vacinas importadas igual, se eu deixar perto, não no mesmo local, na frente de casa onde tem uma área e patio, porém onde minha cadelinha n ficava, corre grande risco?

  6. Boa tarde! Meu cachorro faleceu ontem por conta da cinomose, tenho uma cadela que fica dentro de casa, vacinamos ela tem pouco tempo. Vamos afastar ela do local, quanto tempo seria necessário o afastamento?

    Obrigada!

    1. Corre risco sim. Deixe ele em outro local até 30 dias depois de tomar a última vacina. O Pastor Alemão é uma raça Suscetível à ser contaminado pelo vírus. Faça isso e não se arrependerá. Boa Sorte.

    2. Oi, Caroline!

      Preciso de mais informações sobre “vacinamos ela a pouco tempo”. É uma cadelinha que já tomava vacina e fez o reforço? É um filhote que tomou uma das doses? Se é um filhote, quantas doses tomou?

      Se for uma cadelinha que tomou todas as doses quando filhote e tomou o reforço, não tem problema após uma semana. Se for um filhote que tomou a terceira dose, também não tem problema após uma semana. Agora se é um filhote que não tomou todas as doses ou é um cachorro adulto que tomou pela primeira vez a vacina, ela corre risco sim.

      E como disse no texto, a resistência desse vírus no ambiente é curta, questão de horas para os climas quentes. Mas é importante sim uma limpeza e eu indico o HerbalVet (tem o link no texto).

      Lembrando que isso só serve para cinomose.

      Abraços!

    1. Olá, Juliane!

      Se sua cadelinha faleceu mesmo de cinomose, já deu tempo suficiente para o ambiente estar livre dos vírus.
      Mas lembre-se que o animalzinho não pode ter contato com a rua até tomar todas as vacinas (e é muito importante tomar cuidado com os portões que permitem os cães interagirem com a rua) e se tiver outro cãozinho levar ele até o médico veterinário para ele checar se o animal não é assintomático para doença, ou seja, tem a doença, mas não apresenta os sintomas.

      Espero ter esclarecido as dúvidas!
      Abraços!

    2. Se você fez limpeza na sua casa com um produto adequado durante esse ano todo, depois da morte do animal, pode sim. Boa Sorte.

  7. Eu perdi meu cachorro faz um mês limpei tudo com kiboa e botei todas as coisas dela fora posso ter outro cachorro já com a primeira vacina e colocar ele em outro cômodo da casa que elá não frequestava?

    1. Um mês já é o suficiente se for mesmo de cinomose que ele faleceu.
      Lembrando que o animalzinho não pode ter contato com a rua e com outros animais até tomar as 3 doses da vacina (se tiver um outro cãozinho é legal ver se ele não é assintomático para doença, ou seja, ele tem a doença, mas não manifesta os sintomas).

      Abraços!

  8. O meu quintal é gramado, meu cao morreu vai fazer 6 meses… Cinomose ! E quero pegar outro caozinho. É muito arriscado ?

    1. Com certeza já foi o tempo mais que suficiente para o ambiente ficar limpo.
      Não se esqueça que o novo animalzinho só pode ter contato com a rua e com outros animais após tomar as 3 doses da vacina, ok?!

  9. Vai fazer 3 meses que perdi 1 shih tzu ela estava com 2 meses e 2 vacinas de vanguard já ia tomar a 3° mas a doença pegou ela 1 dia antes, ela passou 3 dias na minha cs doente, depois disso ficou com o veterinário, eu limpei muitas vezes com água sanitária, pois tinha 1 pitbull de 2 meses sem vacina na cs e ela não pegou a doença, me mudei da casa após 18 dias da morte da minha shih tzu e comprei outra ela está com a 1° vacina vanguard, vai tomar a 2° dose dia 5 dando o intervalo dos 21 dias, já limpei a casa com herbalvet 2x no período da doença ela não entrava nos quartos mas estou passando o herbal em tudo até enxaguando roupas, tô nesse momento limpando o quarto do meu filho mas 1 vez com o herbal msmo na casa nova tenho medo de ter vindo nos moveis, será que corro muito perigo?

    1. Calma, Angélica! Respira!

      Você limpou e está dando as doses de vacinas. Você já fez tudo o que podia.
      Agora é evitar que o cãozinho tenha contato com a rua até tomar todas as doses (isso inclui evitar portões que tenham acesso a rua).
      Além disso é interessante levar seu outro cãozinho no veterinário para verificar se ele não é assintomático para a cinomose, ou seja, tem a doença, mas não manifesta sintomas.

      E lembre-se que às vezes o cão contrai o vírus onde ele nasceu e não na sua casa.

      Espero ter te acalmado.
      Abraços!

  10. Olá, tudo bem?
    Estou com um Duchshund com cinomose há mais ou menos 3 meses, estamos tratando-o e ele apresenta melhoras. Tenho duas dúvidas: o desinfetante Hysteril é suficiente para limpar o local onde ele estava (mudamos ele de dentro de um quarto para o terreiro)?; quando/ saberemos que ele está curado? Pois temos mais três cadelas – 2 poodles e 1 Pastor Alemão – e ele está muito triste de estar separado delas, ressaltando que as três possuem doses regulares da V10 importada.
    Atenciosamente,
    Raquel Miranda.

    1. Olá, Raquel!

      Vou ser bem sincera, ok?! A vacina protege muito bem, mas não é 100% de certeza. Então não tem como te assegurar que seus animais estarão 100% seguros.

      Além disso, não existe um remédio que combata a cinomose, nós veterinários damos o suporte para que o sistema imune do animal combata a doença.

      Se eu tivesse na sua situação, com cães com as doses das vacinas em dia (lembrando que elas tem que ser aplicadas por um médico veterinário), eu não isolaria a cadelinha. O bem-estar dela, a parte emocional influencia na recuperação. Então eu arriscaria e colocaria ela em contato com os outros.

      E mesmo que ela tenha vencido a doença, pode ficar sequelas graves.

      Espero não ter respondido de forma confusa.

      Abraços!

  11. Meu lhasa morreu no dia 17, na segunda, só que ele passou seus dois​ últimos na casa do meu sogro junto a mim, e faleceu lá, mas ficou uns dias doentes comigo, na minha casa, e no terreiro tem um pastor que está com sinomose, e o meu lhasa morreu com sinomose, e no dia 21 quero comprar outro e trazer pra minha casa, já higienizei com cloro e amanhã vou passar criulina, e as temperaturas na minha casa são altas gostaria de saber se eu pegar ele no dia 21 e trazer pra minha casa já higinizada tem risco, uma vez que ele ficará só na parte de cima e não terá contato nenhum com o pastor ou no terreiro. Vc acha que ele pegará sinomose?

    1. Olá, Angélica!

      Você não deve pegar outro cachorro até o pastor se recuperar. Mesmo o animal estando em outro lugar, você pode trazer partículas virais através da vestimenta e de outros objetos. Não pegue o filhote, pois senão você estará colocando a vida dele em risco.
      Espere o pastor recuperar, limpe tudo, espere algumas semanas e só então pense em trazer um novo animal. Se puder trazer o animal já vacinado, é ainda melhor.
      Espero ter ajudado!

      Abraços!

  12. Boa tarde, minha cadelinha morreu ontem pelos sintomas era cinomose já limpei o local e vou continuar limpando,moro no segundo andar de uma casa,meu filho está querendo outro filhote tenho que dar todas as vacinas ou só a primeira já basta? Pretendo comprar outra 😢

    1. É importante dar um tempo de algumas semanas e limpar bem o ambiente (deixei uma sugestão de produto na matéria).
      As vacinas são importantes, mas eu entendo que perdemos uma fase linda do filhote esperando todas as vacinas.
      Além disso, você tem que ter em mente que o animal pode vir doente e que se ele adoecer, pode não ser culpa sua.

      Arrume um cachorrinho quando passar algumas semanas, tudo estiver limpo e evite que ele saia na rua ou tenha acesso a ela através de portões. Passeios só depois da terceira dose da vacina, ok?!

      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  13. Meu cachorro (pitbull com 3 anos) faleceu hoje com cinomose,não foi diagnosticado mais os sintomas eram todos de cinomose,ele sofreu demais e eu também.Eu tenho um shis tzu de 4 meses que tomou apenas a 1º e 2º dose da V11 e uma maltês de 7 meses que tomou apenas a 1º dose da V11.Eu gostaria de saber se eu der os outros reforços da vacina a eles,eles ficaram imunizados?Eu lavando a casinha do cão de faleceu,eu posso colocar eles lá ou tenho que esperar mais uns dias?
    Agradeço se puder me responder!

    1. Olá Lorena,

      Evite que os animais que não tomaram todas as 3 doses da vacina entrem em contato com o ambiente que o cãozinho que morreu frequentava.
      Espere algumas semanas e limpe muito bem com os produtos que indiquei!

      Outra coisa é estar atento como essa vacina é dada. Vacinas só podem ser aplicadas por médicos veterinários, pois só eles tem o conhecimento necessário para efetuar esse procedimento. Muitas vezes as casas agropecuárias e pet shops não sabem armazenar a vacina e nem aplicá-la… Caso seja o caso, é necessário revacinar os cães em um médico veterinário.

      Abraços!

  14. Minha cachorra teve cinomose , faz 2 anos mais ela ainda continua com o olho com secreção de vez em quando será que posso ter outro cão ?

  15. Minha labradora morreu faz dois meses, ela apresentava diarréia e vomito com odor muito forte . Poderia ser cinomose ou parvo ?

    1. Desculpa a demora para responder, Gislaine.
      O blog não me notificou do seu comentário.

      Não há como ter certeza… Se for parvo o ambiente tem que ficar muito tempo vazio, tipo meses.

      Sinto muito por não poder ajudar.

      Abraços!

    1. Dê o tempo necessário, creio que uma ou duas semanas já é o suficiente, pois o vírus não é resistente e o carro muitas vezes fica no Sol e atinge altas temperaturas (se seu carro não pega Sol, deixe ele alguns dias exposto no Sol e pronto!)

      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  16. Meu shih tzu de 2 meses morreu de cinomose, faz uns 10 dias, comprei um filhote de lhasa que tomou a 1 vacina mas ainda está na casa da moça quem vendeu até que eu faça umas 10 limpeza na casa inteira com o desinfetante herbalvet, está correto ou vou precisar de mais tempo pra desinfetar?
    Penso em trazer o filhote pra cá entre 15 ou 20 dias da morte do meu antigo cachorrinho, será que ele ainda correrá risco mesmo fazendo as 10 desinfestação?
    As 10 lavagem com a desinfestação foi ideia da veterinária que cuidava do meu cãozinho que morreu.

    Agradeço pela atenção.

    1. Olá, Wilton!

      Eu, infelizmente, não posso de dar 100% de certeza. Nem eu, nem ninguém, pois a biologia não é uma ciência exata, como a matemática e a física.
      As vacinas são grandes ferramentas na proteção, mas elas também tem seu pequeno risco de falha.
      Mesma coisa com a limpeza.

      O herbalvet é um ótimo desinfetante! E as limpezas são necessárias, mas dez é um número bem alto. Eu geralmente não recomendo tantas, mas quanto mais você limpar, menos será a chance de ter uma falha, entende?! E como foi a médica veterinária do seu animal que recomendou, sugiro seguir as instruções dela.

      Geralmente o vírus fica ativo no ambiente por horas, no máximo dias. Os 15 a 20 dias são mais que suficiente para reduzir a exposição também.

      Na minha opinião, eu só esperaria o animal tomar a segunda vacina. Não só pela cinomose, mas por outras doenças. A mudança de ambiente causa estresse, o que causa uma queda na imunidade e favorece aparecimento de doenças.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.
      Abraços!

  17. Minha cachorra morreu a 8 meses de cinomose, tenho um Poodle que ja tem 10 anos ele não teve nada agora comprei um cachorro da raça shitizu com duas doze da vacina importada, antes lavei a casa com ácido muriatico, água sanitária e lysoform ainda a algum risco de contrair a doença?

    1. Olá, Patrícia!

      Sempre haverá um risco de contrair a cinomose, pois nada na biologia é 100% de certeza. Nem a vacina protege 100% (mas claro, há muito mais proteção com ela do que sem).
      Em relação ao ambiente, a limpeza que você realizou e o tempo que se passou são suficientes para reduzir bastante as chances.

      Uma coisa importante a se verificar é se o seu outro animal não possui cinomose de maneira assintomática. Seu poodle pode não ter sintomas, mas ter o vírus e com isso espalhar pelo ambiente.
      Falei sobre animais assintomáticos no post que expliquei sobre a cinomose:
      http://divaveterinario.com.br/2016/03/04/entendendo-a-cinomose/

      Além disso, vale lembrar que os passeios só podem ser realizados após todas as doses das vacinas, pois há grande chance de contrair vários tipos de doenças na rua, inclusive a cinomose.

      Mas sendo sincera, se você verificar seu outro animal (afim de saber se ele é ou não assintomático), as chances do novo filhote adoecer são pequenas. – Como eu disse, na biologia não podemos dar certeza de nada.

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

    2. Como saber se ele tem a doença?
      Se ele tiver a doença posso dar a vacina nele ou não?

  18. Tem 15 dias que perdi meu labrador, ja fiz a limpeza, posso ter outro aqui com 2 meses e as 2 doses da vacina importada?

    1. Se o seu labrador faleceu de cinomose mesmo, a limpeza mais os quinze dias já são suficientes. Lembrando que o cão filhote não pode sair na rua até tomar as 3 doses.

      Abraços!

      Abraços!

    1. Magina, Ingrid!
      Eu que tenho que agradecer sua participação e seu carinho.

      Abraços!

Gostou? Então comenta!