Divã Veterinário
Consumidores Conscientes

Consumidores Conscientes: Introdução

Mayra Catharino1 comment426 views

Muitas pessoas que possuem pets, que é o público-alvo do blog, também compartilham de um sentimento muito nobre sobre proteção de todos os animais. Porém, vejo inúmeros indivíduos aderindo a filosofias e estilos de vida de maneira superficial, e no fundo não ajudam os animais e acabam banalizando tais pensamentos.

vacas

Refletindo sobre isso, criei uma nova série chamada Consumidores Conscientes, onde trarei algumas informações sobre alimentos, cosméticos entre outras coisas. Achei que abordar alguns aspectos dos produtos para os seres humanos seria um tema interessante para o Divã. (E para os que não sabem, TODO alimento de origem animal destinado à consumo humano necessita passar pela fiscalização de um médico veterinário.)

montagem

Ultimamente tenho reparado que as pessoas não estudam mais sobre os assuntos, e quando se deparam com opiniões que lhe agradam, tomam isso como real sem ao menos fazer uma pesquisa e acabam repetindo meias-verdades. (Só eu que tenho visto isso?)

stack_of_books

E uma das correntes que sofre terrivelmente com isso é o vegetarianismo. Incontáveis indivíduos “viram” vegetarianos por dó dos animais, mas não se dão ao trabalho de observar os produtos que utilizam em seu cotidiano. Sinto em informar os desavisados, mas muitos cosméticos e produtos de higiene possuem ingredientes de origem animal.

Além disso, grande parte dessas pessoas simplesmente param de comer carne e passam a consumir grandes quantidades de ovos. Não que os ovos sejam ruins, claro que não, mas a forma “tradicional” de produção deles não é nem um pouco digna. (E isso é só uma das “gafes” que muitos cometem)

granja016

Há sim alternativas de produtos de origem animal que não possuem intrínseco em sua produção maus-tratos. Essas empresas estão adequadas as normas de bem-estar animal, que resumidamente garante uma qualidade de vida por conservar o direito do animal de, durante toda a vida, ser:

  • Livre de fome e sede.
  • Livre de desconforto.
  • Livre de dor, ferimentos e doenças.
  • Livre de medo e angústia.
  • Livre para expressar seu comportamento natural

(Sim, já há no mercado brasileiro alguns produtos comprometidos com o bem-estar animal!)

3006035_orig

Na minha visão utilizar produtos com ingredientes de origem animal, sem consumir a carne seria basicamente desperdício, pois o animal está morrendo do mesmo jeito. (Pense nisso!)

E se o animal tivesse qualidade de vida e no final dela fosse abatido de maneira indolor, ainda seria ruim, no seu conceito, utilizar a carne e outros produtos provenientes dele? (Afinal, esse tipo de alimentação também está presente na Natureza.)

O que eu quero trazer não é um incentivo ao vegetarianismo, nem ao consumo de carne, muito menos à qualquer radicalismo. Quero através dessa nova série estimular a reflexão para que nos tornemos consumidores melhores, sabendo mais dos produtos e assim decidir se aquilo é adequado ou não para nossos conceitos e valores.

supermercado

Que fique claro que respeito a decisão de cada um e sinto que o meu dever para com os leitores é abordar assuntos que interessem diversos tipos de pessoas. Caso você queira saber mais sobre algum produto, alguma forma de produção ou até mesmo indicar algo, sinta-se à vontade, os comentários estão aí para isso! Também peço que na hora de fazer observações utilizem da educação, pois possuir uma opinião oposta não é sinônimo de ofensa. (Colocações maldosas e que possuam algum insulto dirigido a qualquer pessoa serão apagados).

Espero que vocês tenham gostado da reflexão e da proposta do Consumidores Conscientes! (Se sim, não esqueça de compartilhar o texto e fazer com que novas pessoas pensem sobre isso!)

 

Beijos e até o próximo post!

Direitos autorais das fotos (clique aqui)

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

1 Comment

Gostou? Então comenta!