Divã Veterinário
Consumidores Conscientes

Produtos NÃO testados em animais

Mayra Catharino502 views

Semana passada expus minha opinião sobre os testes em animais – Se você não viu, clica aqui. E como já foi dito, não concordo com alguns testes, que são os que envolvem maquiagens, esmaltes, cosméticos em geral, produtos de limpeza … Enfim, essa gama de produtos que podemos classificar como dispensáveis.

cruelty free 1

Infelizmente, ainda não há um certificado que nos diga sobre a ausência de teste em animais. E quando digo certificado, quero dizer uma série de normas a serem cumpridas e, o mais importante, FISCALIZADAS.

A única coisa que existe atualmente é um compromisso formal, o qual as empresas assinam para garantir para seus consumidores, e para a Sociedade de maneira geral, que não utilizam desses meios. E o descumprimento desse compromisso acarretaria uma série de complicações judiciais, inclusive as previstas no código do consumidor.

Na minha opinião é um artificio muito válido para suprimir temporariamente essa falta de certificado, porém com a justiça de nosso país, fico meio descrente dessa alternativa – Mas, infelizmente é nossa única opção.

cruelty free 2

No Brasil, o Projeto Esperança Animal (PEA) tomou iniciativa e hoje é quem nos disponibiliza essas informações. Em seu site podemos encontrar a lista (sempre atualizada) das marcas nacionais que não utilizam testes em animais. – Lembrando que uma empresa pode ter mais de uma marca!

Como há MUITAS marcas, achei adequado fazer uma lista (na verdade três). Assim o post não fica quilométrico e o leitor poderá ter junto com ele na hora de fazer suas compras – uma ótima dica é deixar estas listas no celular.

  • Lista de Alimentos, Medicamentos e Suplementos – clique aqui
  • Lista de Cosméticos e Produtos de Beleza – clique aqui
  • Lista de Produtos de Higiene Oral e Limpeza – clique aqui

cruelty free 3

Já os produtos que não são nacionais é um pouco mais complicado. No site da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), uma organização enorme que defende várias causas, entre elas o fim dos testes em animais, você encontrará uma lista absurdamente grande de marcas. Além disso, há uma enorme vantagem que é a separação dos produtos livres de testes dos que são livres de ingredientes de origem animal. – Se vocês quiserem um post sobre marcas não nacionais ou produtos veganos, deixem os pedidos nos comentários!

cruelty free 4

Muitos produtos que eu utilizo em meu cotidiano estão presentes nessa lista e isso me deixou bem feliz. Essas informações pesam na hora de escolher, pelo menos no meu caso. Já deixei de consumir várias marcas por causa desse quesito.

E você? Algum produto que você utilize está na listinha? Essa informação alterou de alguma forma sua visão em relação a marca? Deixem suas respostas nos comentários, estou super curiosa para saber! E se quiserem que eu faça a lista de outros produtos ou review bem rapidinho dos produtos que eu uso, é só pedir!

 

Um super beijo e até a próxima!


Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!