Divã Veterinário
Diversos

E essa língua tão grande?

Mayra Catharino483 views

Você já teve a impressão que a língua de um cão era maior que a própria boca do animal? E vou te contar que isso não é uma impressão e sim a mais pura verdade!

sam-9

Acontece que a língua é um importante órgão na termorregulação dos canídeos. Ela é dotada de inúmeras anastomoses arteriovenosas, que consistem em conexões entre artérias e veias com a finalidade de permitir um maior aporte sanguíneo, fazendo com que a língua aumente de tamanho nos dias quentes.

big-tongue

Essa maior quantidade de sangue é muito eficaz por vários motivos:

  1. A língua é uma extremidade do corpo e por isso possui maior área de contato com ar, perdendo mais calor para o ambiente.
  2. O cão ao sentir calor começa ofegar, permitindo que o ar inspirado corra primeiramente através da língua, facilitando o processo.
  3. A saliva, em contato com a língua quente, absorve calor no processo endotérmico de evaporação.

dog-tongue-photo_0

Agora você já sabe! Se encontrar um cão com uma língua gigante, muito provavelmente ele está apenas com calor. E para ajudar o pequenino, disponibilize um lugar fresco para descansar e água gelada para beber. E por hoje é só!

Um SUPER beijo e até a próxima!


Referência Bibliográfica:

  1. DYCE, K. M.; WENSING, C. J. G.; SACK, W. O. Tratado de anatomia veterinária. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Redes Sociais do Divã Veterinário: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Direitos Autorais | Copyright – clique aqui

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!