Divã Veterinário
Histórias de Amizade

Derby Portanova ♥

Mayra Catharino335 views

A história que contarei hoje para vocês não é de nenhum leitor do blog, porém é tão linda, tão inspiradora, tão maravilhosa que não poderia ficar de fora da série “Histórias de Amizade”. Lhes apresento o Derby, um mestiço de Husky Siberiano que possui má formação das patas dianteiras.

Derby 1

O início desse relato começa de uma maneira obscura, pois Derby estava praticamente destinado à morte. Tudo isso porque seu antigo abrigo eutanasiava os cães que não eram adotados. – E sabemos muito bem que animais deficientes tem muito menos chances de serem adotados.

Mas a sorte de Derby começou a mudar quando o abrigo Peace and Paws decidiu ser responsável por ele. Como esse abrigo não concordava com tal conduta, a vida dessa gracinha estava fora de risco, mas ainda muito longe do que seria uma vida feliz.

Derby 2

Derby ganhou um lar: O senhor Don Portanova e sua família. Tutores, comida, amor e muito carinho… Tudo o que um cão precisa! Isso já seria um final muito feliz para essa história. Mas calma, ainda melhora e muito!

Derby 3Uma ajudinha divina – ou o destino, o acaso, a sorte… Seja lá o que for que você acredite – colocou no caminho desse cão, Tara Anderson, uma diretora e gerente da 3D Systems. Tara conheceu a história de Derby pelo abrigo, pois já havia adotado outro animal do lugar. Ao conhecer a trajetória desse cachorro, a diretora ficou emocionada e decidiu ajudar.

Tara Anderson apadrinhou Derby e sua primeira atitude foi arrumar uma “cadeira-de-rodas”. Foi um avanço, pois permitiu a movimentação do cachorro e evitou as feridas e os ralados que eram algo comum em Derby. Porém a cadeira ainda limitava, principalmente na hora de brincar com outros animais.

Derby 4

Foi então que – aproveitando seu emprego, seu conhecimento e seus contatos – Tara criou a chance de Derby ter próteses que permitissem movimentos mais naturais. Com a equipe e a tecnologia da 3D System, isso foi possível.

As próteses de Derby foram planejadas a partir de exames, inclusive tomográficos, para que se adaptassem da melhor maneira possível. Como as prósteses são impressas, não havia a necessidade de moldes, o que agilizou a realização do projeto. Inicialmente foram utilizadas próteses mais baixas para que Derby se acostumasse a se locomover com elas.

Derby 5

E o resultado foi espetacular! Derby se adaptou instantaneamente as próteses e já saiu correndo!

(Um pouquinho mais de fotos do Derby, porque ele é muito lindo, né gente?!)Derby 6Por último, mas não menos importante, um vídeo que conta novamente a história dessa belezinha. O legal é que dá para vê-lo se movimentando com a prótese. – Sorry, guys! O vídeo é inglês.

Impressionante, né?! O mundo está precisando de mais pessoas e histórias desse tipo! –  Eu sempre choro quando vejo esse vídeo, hahaha! Vocês também choraram?

Bom, por hoje é só! Espero que vocês tenham gostado da matéria. – Aproveita e compartilha com aquele seu amigo que adora história fofas sobre animais.

Caso queira acompanhar de pertinho o Derby Portanova, basta curtir a página dele no Facebook.

Um super beijo e até a próxima!


Direitos autorais das fotos: Todas as imagens foram retiradas do perfil do Derby Portanova no Facebook – clique aqui.

 

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!