Divã Veterinário
Legislação

Resolução n° 1027/2013 do CFMV

Mayra Catharino1 comment371 views

Já faz mais de um ano que o Conselho Federal de Medicina Veterinária publicou essa resolução, porém ainda se vê animais jovens mutilados em prol de uma estética sem noção.

Resolução n° 1027/2013 1

Para os que não conhecem, irei apresentá-la!

A Resolução 1027, de 10 maio de 2013 do CFMV, considera, na prática médico-veterinária, proibidos os procedimentos de caudectomia (corte do rabo), conchectomia (corte das orelhas), cordectomia (retirada das cordas vocais) e onicectomia (retirada das unhas). – Obviamente ficam proibidos tais procedimentos como cirurgias estéticas e não quando o animal necessita dessas intervenções cirúrgicas.

Para muitos, o absurdo de tais práticas é evidente e nem precisa ser comentado, porém alguns anos atrás, inúmeros (ir)responsáveis por cães e gatos procuravam médicos veterinários para realizações dessas atrocidades. – Sem contar os muitos animais que foram mutilados em fundos de quintais, sem o mínimo de analgesia e assepsia.

Resolução n° 1027/2013 2

Nesse quadro, que era comum no passado recente, não sei o que era mais absurdo: um ser humano que teoricamente estuda para prover a saúde do animal, mutilá-lo dessa forma, por razões estéticas ou a própria população que achava bonito e estimulava esse tipo de prática.

E se fosse um ser humano? Seria concebível retirar-lhe as unhas, as pontas das orelhas e as cordas vocais? Por que as pessoas não se chocam quando encontram um animal assim na rua?

Já não basta as milhares de vidas humanas que a Sociedade arruinou por causa dos padrões de beleza? Deixamos essa doença social, que são esses conceitos distorcidos, se alastrarem de tal forma, que hoje é necessário leis para proteger animais inocentes dos absurdos do Homem.

Resolução n° 1027/2013 3

ANIMAIS SENTEM DOR E NÃO DEVEM SER MUTILADOS POR CONCEITOS ESTÉTICOS!

Esse post tem o intuito de esclarecimento, para deixar claro, de uma vez por todas, que é PROIBIDO por lei essas práticas.

Outro objetivo é estimular a população a DENUNCIAR os profissionais que continuam realizando esses procedimentos. Ligue para o Conselho Regional de Medicina Veterinária e denuncie! – Somente com o auxílio da população é que os Conselhos conseguem proteger a Profissão e a própria Sociedade dos péssimos profissionais.

Não se esqueçam de compartilhar o post para que mais pessoas saibam sobre isso.

Resolução n° 1027/2013 4

 

Um SUPER beijo e até a próxima!


Literatura utilizada:

  1. Resolução 1027, de 10 de maio de 2013 do CFMV – clique aqui

Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

 

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

1 Comment

Gostou? Então comenta!