Divã Veterinário
Livros

Livro: Um Gato de rua chamado Bob

Mayra Catharino2 comments519 views

Que um animal de estimação traz muitas melhorias na vida de uma pessoa, isso todo mundo já sabe, mas poucas histórias conseguem demonstrar o verdadeiro potencial da amizade homem-animal. Hoje falarei de um livro super especial que retrata de uma maneira única a importância de um amigo de quatro patas.

gato de rua chamado bob 1

Um Gato de Rua Chamado Bob” conta a história real de James Bowen que teve sua vida salva quando um gato laranja cruzou seu caminho. Falando assim parece até exagero, mas esse pequeno felpudo operou milagres na vida desse cara.

Com Bob do seu lado, James encontrou força e apoio para recuperar sua vida que fora destruída pelo vício da heroína. Ele já havia passado por situações extremamente difíceis como perda dos laços afetivos com a família, mendigar, roubar, dormir pelas ruas de Londres e outras ações decadentes, as quais sua dependência química o conduziu. Por mais que não gostasse daquela vida, James não havia encontrado motivação e nem objetivos para lutar, mas tudo isso mudou quando ele começa a cuidar de um gato de rua que encontrou machucado.

gato de rua chamado bob 2

Logo nas primeiras páginas já me encantei com os dois! Primeiramente por James, por ter um coração bom e mesmo não possuindo muitas condições, se desdobra para cuidar de um pobre animal indefeso. O esforço para dar uma assistência decente para o gato, conquista até os corações mais duros. E a minha admiração cresceu com o fato de ser uma pessoa tão consciente sobre os cuidados corretos com um felino doméstico, tornando o livro um disseminador de pequenas e importantes informações. – Super recomendo o livro, como pessoa e como futura médica veterinária.

Em segundo lugar, me apaixonei por Bob. Sua inteligência e bondade conquistam qualquer um! E a cada capítulo, você se apaixona mais, pois as mudanças que ele incentiva na vida de James são encantadoras.

gato de rua chamado bob 3

Mas “Um Gato de Rua Chamado Bob” não se trata somente de um livro que aquece nossos corações com uma amizade bonita. É um livro que traz consigo inúmeras reflexões.

A primeira reflexão que nos deparamos é sobre a infância e os laços familiares. Como uma família desestruturada, ausência de um lar fixo e bullying nas escolas direcionam a criança para um futuro desastroso.

Em seguida começamos a refletir sobre nossas ações perante aos moradores e trabalhadores de rua. Como somos insensíveis e injustos, liberando palavras duras para essas pessoas. Isso quando reparamos nelas. Não temos o mínimo de decência de pensar que são pessoas que necessitam de apoio, de amor e de uma segunda chance.

Juntamente com essa autoanálise, começamos a avaliar as chances que essas pessoas tem de sair da rua. Em Londres, aonde acabamos conhecendo alguns programas devido a história, elas já não são grandes. Imagina no Brasil, onde os projetos voltados para viciados e moradores de ruas são pequenos e desconhecidos?

gato de rua chamado bob 4

E por último, mas não menos importante, nos deparamos com a fé nas pessoas. Esse quesito varia muito conforme os acontecimentos do livro. Ora você fica desacreditado, querendo dar uns tapas na cara das pessoas inconvenientes e insensíveis; em outras horas seu coração aquece frente a bondade estendida a James, na verdade, a Bob.

Bob não só transformou a vida e o jeito de James, mas também transformou o jeito com que as pessoas olhavam para seu dono. James deixa de ser invisível para as pessoas. Isso é muito comum com deficientes visuais que alegam que as pessoas são mais prestativas quando se tem um cão-guia do lado.

gato de rua chamado bob 5

Um livro de linguagem fácil que capta a atenção e te faz mergulhar a fundo na história. Essa narrativa possui tamanha qualidade que foi Best-seller no The London Times. Foi trazida para o Brasil pela Editora Novo Conceito, com tradução de Ronaldo Luís da Silva.

Se ficou curioso e quer saber mais dessa dupla, basta visitar as redes sociais: Faceboook e Twitter.

Adquiri meu exemplar em um Hipermercado Extra de Santos e paguei R$19,90. Valeu a pena cada centavo! Recomendo sempre estar de olho na seção de livros desses grandes mercados, pois sempre tem livros bons com preços acessíveis. E a Editora Novo Conceito também possui a versão em e-book para os mais moderninhos.

Espero que essa resenha tenha incentivado vocês a saber mais da história desses dois. Deixem seus comentários e não esqueçam de compartilhar o post!

Um SUPER beijo e até a próxima!


Direitos autorais das fotos: As imagens foram retiradas da página do livro no Facebook.

Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

2 Comments

  1. Livro maravilhoso, é uma história real que comove e ajuda a refletir sobre a dura vida dos “invisíveis” que por falta de oportunidade vivem pelas ruas fazendo o possível e impossível para chamar a atenção e ganhar o pão de cada dia, na maioria das vezes são desprezados ou insultados por pessoas que tiveram melhor sorte. Também fazem com que nos apaixonemos por Bob, um felino lindo maravilhoso. Muita gente acha que gato por ser um animal mais independente não sente amor pelo dono, aqui está provado o quanto estão equivocados, inclusive demonstra o quanto podem ser inteligentes e sensíveis. Amo os animais. Dei esse livro de presente para a minha mãe, ela adorou, agora está na minha lista de presentes para muitas outras pessoas. Parabéns pela divulgação, precisamos mesmo compartilhar coisas boas, tenho certeza que será uma ótima veterinária, vai trabalhar com amor.

    1. Esse livro é maravilhoso mesmo!
      Tanto o primeiro, quanto a continuação. Já leu o dois?
      Também sou dessas que presenteia monte de gente com os livros que gosto.
      Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário.

      Super beijo!

Gostou? Então comenta!