Divã Veterinário
Caninas

Mania de Raça: Australian Cattle Dog

Mayra Catharino2 comments1060 views

Pode parecer um vira-lata aos olhos de um leigo, mas o Australian Cattle Dog é uma raça antiga e com muitos admiradores. Também conhecido como Boiadeiro Australiano, esse mascote possui características únicas e apaixonantes.

347251-admin

Como próprio nome já diz, esse grupo de cães surgiu na Austrália, em meados de 1800. Sua origem aconteceu através de cruzamentos de Dingos (Canis lupus dingo) – uma sub-espécie de lobos – com cães domésticos.
Até hoje não se sabe ao certo que raças de cães foram utilizadas no cruzamento. Entre as mais apontadas estão os Collies, Dálmatas e Kelpies Australianos.

australian cattle dog mix

Sua criação foi com um principal motivo: Ajudar os fazendeiros no manejo de bois e ovelhas. Como o modo de produção era muito rústico e as espécies de bovinos possuíam um temperamento forte, um pouco selvagem, era necessário um cachorro destemido com grande resistência, força, agilidade e capacidade reunir o gado.
Os cães eram muito importantes para esse tipo de produção, pois a maioria das fazendas não possuíam cercas e a mata nativa estava muito presente, atrapalhando a lida com os animais. Além disso, o Boiadeiro Australiano se destaca pela incrível capacidade de trabalhar em silêncio, imprimindo menor estresse ao rebanho.

australian cattle dog 1

Outra nomeação para essa raça une características da pelagem (azul ou vermelha) com o jeito particular de organizar o gado, mordiscando o calcanhar (Heel). Assim temos o Blue Heeler e o Red Heeler.

australian cattle dog 2

Apesar do seu ótimo trabalho como pastoreiro e boiadeiro, o Australian Cattle Dog também se sobressai quando o assunto é lealdade. Atencioso, confiável e com instinto protetor, esse amigo de quatro patas é um guardião nato de seu tutor e de seu lar, o que explica o grande número de apaixonados pela raça.

É um cão de porte médio, pesando cerca de 16 a 20 quilos. Como sua atividade física é intensa, recomenda-se uma área de criação grande. Enriquecimento ambiental é um ótimo pedido, pois trata-se de um pet extremamente inteligente e ativo.

AustralianCattleDog_hero

O tamanho dos machos varia de 46 a 51 cm e das fêmeas, 43 a 48 cm.  A pelagem é curta, dupla e densa, necessitando de escovações semanais. As cores, como dito antes, são:  Azul salpicado com ou sem marcações pretas, azuis e bronze; e vermelha salpicada com ou sem marcações em vermelho escuro.
Como sua seleção buscou um animal resistente para o trabalho a campo, sua saúde e pelagem refletem isso, sendo um cachorro que não desenvolve muitas enfermidades por conta dos tempos chuvosos.

Os Boiadeiros Australianos vivem em média 15 anos. Se você já ouviu que essa raça vive muito mais tempo, não se assuste! O fato é que um exemplar da raça, chamado Bluey, é considerado o cachorro mais velho do mundo. Esse título foi conquistado em 1939, quando morreu aos seus 29 anos. – Talvez você também tenha essa sorte com seu mascote!

Mas nem tudo são flores e devemos nos preocupar com a predisposição às doenças. O Australian Cattle Dog possui predisposição a desenvolver catarata, luxação de cristalino, atrofia progressiva de retina, surdez congênita e formação de urólitos de cistina (“pedras” nos sistema urinário). Muitas dessas enfermidades tem traços hereditários e é importante estar atento a isso.
Trabalhar com raças não é somente cruzar animais. Requer nutrição adequada, acompanhamento veterinário e seleção genética. Essa última é quem nos garante que doenças passadas de pais para filhos não sejam disseminadas, ou seja, os pais da ninhada são saudáveis, não possuindo os genes ligados a diversas doenças.
Então já sabe, para um filhote saudável, fique atento aos profissionais. Escolha canis sérios! E sempre tenha um médico veterinário de sua confiança para avaliar o animal.

Australian-Cattlte-Dog-Puppy-HD-Photo

E aí, deu para se apaixonar? Você teria um Australian Cattle Dog? Me conta nos comentários!

Um SUPER beijo e até a próxima!


Literatura utilizada:

  1. FÉDÉRATION CYNOLOGIQUE INTERNACIONALE. Australian Cattle Dog standard. Disponível em: <http://www.fci.be/nomenclature/standards/287g01-en.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2016.
  2. ANIMAL PLANET (YOUTUBE). Dogs 101 – Australian Cattle Dog. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=koq1g5eddee&feature=youtu.be>. Acesso em: 23 ago. 2016.
  3. GOUGH, Alex; THOMAS, Alison. Breed predispositions to disease in dogs and cats. Blackwell Publising, 2004. p 15.
  4. GUINNESS WORLD RECORDS. Oldest dog. Disponível em: <http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/oldest-dog>. Acesso em: 23 ago. 2016.

 

Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

 

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

2 Comments

  1. ADOREI TENHO ALGUNS EM CASA A MINHA MATRIARCA CONTAMINOU-SE COM A DOENÇA DO CARRAPATO ESTÁ DE FAZER DÓ COM 60 DIAS DE PARIDA….VC CONHECE ALGUM MEDICAMENTO COM O MESMO PRINCIPIO ATIVO DO BRAVECTO????

    1. Olá Carla,

      Nem o Bravecto, nem o NexGard podem ser utilizados em fêmeas lactantes.
      Talvez seja melhor optar por um produto pour-on, como o Advantage da Bayer. (já usei o específico para a pulgas e me ajudou muito. Tem uma fórmula que é específica para carrapatos).

      E lembrando que combater os carrapatos não trata a “doença do carrapato”. É necessário ir ao médico veterinário para prescrever o antibiótico certo.

      Abraços!

Gostou? Então comenta!