Divã Veterinário
Caninas

Mania de Raça: Beagle

Mayra Catharino1281 views

beagle 1

Diretamente da Grã-Bretanha, o Mania de Raça traz uma paixão praticamente universal: o Beagle. – Quem nunca quis ter um cachorrinho desses? Se você nunca, pode ter certeza que essa vontade vai aparecer até o final do post, hahaha!

Essa cachorro fez parte da infância de muita gente, pois trata-se da raça do tão carismático personagem Snoopy.

beagle 2

Suas primeiras menções datam do século III, constituindo assim uma raça bem antiga. Porém os exemplares atuais apresentam algumas características diferentes e isso se deve à atenção dada ao desenvolvimento desse animais no século XIV. Foram uma das paixões de ninguém mais, ninguém menos, que Rainha Elizabeth I.

O surgimento foi a partir de Foxhounds de pequeno porte, imprimindo assim um tamanho reduzido aos Beagles. Mas apesar de ser “compacto”, esses animais possuem uma atividade física alta e um faro excelente, o que levou a sua primeira função: a caça de lebres e coelhos.

beagle 3

Porém esse esporte está cada vez mais mal visto pelas pessoas (Glória a Deus!), permitindo assim os Beagles mostrarem sua outra aptidão: ser um cão de companhia. Sua grande busca por afeto e seu temperamento equilibrado fazem desse cachorro um ótimo amigo.

São sociáveis e sua criação é compatível com outros animais e crianças de qualquer idade. Também possuem um comportamento sociável com estranhos, não sendo muito indicado como cães de guarda, apesar da sua vocalização (latidos) mediana. – Importante reforçar que tudo irá depender do animal em si e de sua criação!

beagle 4

Sua pelagem é curta e densa, protegendo o animal das intempéries. Seus pelos irão precisar de uma atenção semanal (leia-se: escovação). Há muitos padrões e cores, porém o branco sempre está presente, especialmente na ponta da cauda  sendo esta uma exigência do padrão da raça.

São animais difíceis de treinar, pois seu aprendizado é baixo devido sua intensa e constante distração. Por isso algumas pessoas afirmam que trata-se de uma raça desobediente e bagunceira. Porém com uma conduta certa, eles aprendem os comandos e uma prova viva disso são alguns exemplares da raça que são utilizados como cães farejadores. – É um pet que necessita de um líder, uma voz de comando!

beagle 5

Beagles possuem algumas propensões à doenças, entre elas estão a epilepsia, hipotireoidismo, nanismo, glaucoma e a distrofia da córnea. Outra condição muito comum nessa raça é a obesidade, causada pela falta de exercícios físicos para suprir a alta demanda desse animal – Para fugir de futuras dores de cabeça recomendo uma consulta com um médico veterinário de sua confiança na hora de adquirir um filhote da raça. Além disso, consultas periódicas são extremamente importantes para detectar distúrbios nas suas fases iniciais.

Beagle 6

Em seus aproximados 13 anos de vida será um cão alegre, afetuoso, elétrico e corajoso. É um companheiro e tanto! Até para as pessoas que vivem em apartamento esse pet pode ser compatível, desde que os passeios sejam diários para garantir o gasto de energia.

beagle 7

E você? Deu para se apaixonar pela raça? Comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

Um abraço especial para o Thales Medina, quem me sugeriu o post!

Um super beijo e até a próxima!


Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!