Divã Veterinário
Felinas

Mania de Raça: Bengal

Mayra Catharino2 comments628 views

Os felinos com sua exuberante forma de andar e caçar, os maravilhosos tipos de pelagem e seu o ar dominante provocam enorme fascínio em nós, seres humanos. Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de chamar uma onça ou um leopardo de seu. Eu mesma morro de amores pelas jaguatiricas. – Mas é bom deixar claro que não apoio a domesticação de animais silvestres.

Obviamente não podemos ter um felino selvagem em casa, mas você já imaginou ter um gato que se parecesse com um?bengal-1

Em 1963,  um cientista chamado Jean S. Mill proporcionou as condições necessárias para que um gato doméstico cruzasse com um gato-leopardo asiático, um pequeno felino selvagem. Alguns dizem que o cruzamento foi fruto de sua paixão pela pelagem de rosetas, típica de alguns felinos; outros afirmam que era uma tentativa de trazer a imunidade contra a leucemia felina da espécie selvagem para a doméstica. A tentativa de imunidade foi falha, mas foi o ponto inicial de uma raça de gato doméstico: O Bengal.

bengal-7

Nos anos 80, suas características foram definidas, mas somente em 1991 a raça foi reconhecida pela TICA (The International Cat Association).

O nome da raça foi inspirado no nome científico do gato-leopardo asiático: Prionailurus bengalensis. – Uma curiosidade sobre essa espécie é que seu parentesco com os leopardos é muito distante, mas recebeu esse nome popular devido sua pelagem.

gato-leopardo-asiatico
Gato-leopardo asiático.

Trata-se de um gato ativo e curioso, amante das alturas e de bons carinhos. É do tipo agitado e explorador, não dispensando uma escalada ou uma investigação. Só se rende ao colo e aos abraços humanos quando a brincadeira termina e a hora do descanso chega.

Se você acha que o Bengal é o gato ideal para você, prepare-se para ter uma segunda sombra! Eles adoram estar no mesmo cômodo que seus humanos, pois geralmente são os locais mais agitados. E não se preocupe, você conseguirá distraí-los, basta um brinquedo imprevisível e selvagem.

A pelagem curta, luxuosa e macia desta raça possui dois padrões: O de rosetas¹, que são manchas similares ao de um leopardo, e o mármore². Ambas podendo aparecer nas cores marrom, prata e neve com manchas escuras podendo até chegar a tons negros.
O peso desses animais varia de 3,6 a 5,4 kg nas fêmeas e 4,5 a 6,8 kg nos machos.montagem-bengal-2

A beleza quase selvagem do Bengal conquista muitos corações. E o seu foi conquistado?
Me conta aqui nos comentários! Sugestões de temas também são MEGA bem-vindas.

E se você ama fotos de animais, não deixe de seguir o blog nas redes sociais: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Um SUPER beijo e até a próxima!


Literatura utilizada.

  1. THE INTERNATIONAL CAT ASSOCIATION. Cat breeds: Bengal. Disponível em: <http://www.tica.org/pt/cat-breeds/item/184>. Acesso em: 21 nov. 2016.
  2. BENGAL CAT WORLD. Bengal cat facts. Disponível em: <http://www.bengalcatworld.com/home/bengal-cat-facts/>. Acesso em: 21 nov. 2016.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

2 Comments

Gostou? Então comenta!