Divã Veterinário
Caninas

Mania de Raça: Border Collie

Mayra Catharino4 comments1525 views

Hoje vamos falar dessa sensação do agility. Esse cachorro que foi considerado, nada mais, nada menos, que o cão mais inteligente do mundo.

Border Collie Weaving

Seus ancestrais tiveram origem entre Inglaterra e Escócia. Sua função inicial era o pastoreio, que realizam com extrema eficiência. Assim surgiu seu nome, Border que significa fronteira e Collie, cão de pastoreio.

SONY DSC

Mas logo, sua agilidade e inteligência foram lhe atribuindo novas funções, sendo hoje utilizado para esportes, companhia, concursos de beleza, entre outras.

border-collie

Seu tamanho é médio e sua exigência por atividade física é alta, o que restringue sua criação a locais grandes. Seu temperamento permite um convívio com outros animais e crianças de todas as idades. Porém possui um jeito reservado com estranhos (claro, que tudo isso dependerá do cachorro e da criação!).

page

Sua pelagem semilonga possui uma coloração variante (preto, cinza, vários tons de marrom), porém para o padrão da raça, o branco nunca pode predominar. Precisa ser escovado em média a cada 3 dias.

border-collie-0

Sua busca por afeto é alta, além de ser extremamente dócil, fazendo deste pet uma ótima companhia. A longevidade é de 12 a 14 anos.

border collie-04

As principais doenças que acometem essa raça são a displasia coxofemural (problemas na articulação do fêmur com a pelve) e a atrofia progressiva da retina, ambas de caráter hereditário. Por isso atenção e recomendações são fundamentais na hora de escolher um criador.

Border-Collie-Puppies-Images

Um cachorro super amigo, absurdamente lindo e muito carinhoso. Para falar a verdade, uma raça que eu sempre quis ter. E você? O que acha do Border Collie? Deixem suas opiniões e sugestões nos comentários!

Beijos e até o próximo post!


Literatura utilizada:

  1. Padrão do Border Collie pela Federação Internacional de Cinofilia (FCI) – clique aqui.

Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

4 Comments

  1. Sou apaixonada por caes,tanto é que tenho uma ONG de proteçao animal que chama PRÓ-CAO;a um ano atras,fomos resgatar um cao em uma estrada do interior,era um BORDER COLLIE,eu nunca tinha estado com esta raça,estava com problema em um dos olhos que na verdade perdeu,mas ele foi tao querido durante o tratamento e apos a cirurgia que me apaixonei,hoje vive comigo dentro de casa,é uma paixao,e resumindo indico sempre para pessoas que querem e tem suas duvidas a ter um cão grande para ter ou fazer companhia para dentro de casa.CARMEN

    1. Olá Carmen!

      Border Collie possuem um talento nato para roubar corações, não?!
      Todos que conheci eram dóceis, educados e muito companheiros.
      Se quiser, depois manda sua história com seu cãozinho para o email do blog (contato@divaveterinario.com.br). Temos uma série chamada Histórias de Amizade, onde compartilho lindas histórias dos leitores. Iremos amar conhecer um pouco mais dessa amizade. Não esqueça de mandar várias fotos também.

      Abraços para você e seu collie!

  2. Boa tarde,

    Adorei o post, e como amante da raça, não poderia deixar de comentar…
    Eu criei um amor pela raça logo após meu pai me presentear com um Border Collie, que é Ruby, ela é de pelagem preta e branca, tem 11 meses, realmente é uma raça muito ativa, precisam de espaço e toda hora para eles é hora de brincar, são ótimos companheiros e muito sociáveis realmente, porém venho ressaltar que é um animal que tem muito problema de pele, é um animal com a pele seca, e tem que ficar bem atento ao que ele pode e o que não pode comer, como todo animal de raça possui suas particularidades, e uma novidade, o cio do border collie, acontece somente aos 10 meses, o que para a maioria acontece aos 5.
    Quero saber mais novidades sobre a rala, irei acompanhar o Blog.

    Parabéns. !

    1. Border Collie é tudo de bom né?! Meu irmão é super apaixonado com a raça!
      Sei que fica faltando algumas informações, que o post é um pouco superficial, mas só quem trabalha mesmo com a raça é que fica sabendo esses detalhes (afinal, são aproximadamente 230 raças). Mas tentarei me esforçar mais para trazer mais e mais informações.
      Espero que você goste dos outros posts também.
      Um super beijo Amanda e muito obrigada pelo comentário.

Gostou? Então comenta!