Divã Veterinário
Caninas

Mania de Raça: Galgo Espanhol

Mayra Catharino583 views

O Divã Veterinário está acelerado! Hoje na série vamos falar do Galgo Espanhol, essa sensação da corrida.

Galgo_Español_en_los_campos_castellanos

Sua origem é meio misteriosa, pois não há informações exatas de qual povo foi responsável pela sua introdução na Espanha. Entre Celtas, Fenícios e os Mouros, a hipótese mais comentada é que estes últimos trouxeram esse cão e que ele seria descendente do Galgo Árabe. Porém há pessoas que discordam disso.

Muito apreciado pela nobreza espanhola, esse cachorro era frequentemente utilizado para corridas e caças. Possui um porte menor e mais musculoso quando comparado ao Galgo Inglês. Com intuito de obter animais mais rápidos, houveram muitas cruzas entre essas duas raças, formando assim uma variedade chamada de “anglo-espanhola”.

Seu porte é considerado grande e sua atividade física é intensa, sendo assim um animal aconselhável para aquelas pessoas que possuem grandes áreas para criação desse pet. Já sua vocalização (latidos) é média.

Galgo_español_running

É muito meigo e dócil, demonstrando grande afeição aos donos. Sua busca por afeto é alta e constante. Já o convívio com crianças e outros animais é possível. Com estranhos costuma se comportar de maneira reservada. Mas apesar de tudo, dizem que é uma raça de caráter sério e retraído. (Ao meu ver, isso quer dizer que é uma raça carinhosa, mas não muito brincalhona)

Galgo_Español_como_mascota

Há dois tipos de pelagem nessa espécie: a curta (lisa) e a semilonga (dura). Ambas requerem (no mínimo) uma escovação semanal. Todas as cores são aceitas no padrão da raça.

Como sempre (infelizmente), esses cães possuem, como todas as outras raças, suas propensões à doenças. Síndrome da torção gástrica, displasia coxofemoral, osteocondrose e atrofia progressiva da retina são somente algumas delas.

Galgo_Español_en_la_arena

Sempre falo em todos os post da série Mania de Raça, mas é sempre bom reforçar. Todas as características aqui citadas dependem do animal em si e de sua criação, a raça só possui uma tendência, mas o temperamento e comportamento do cão é algo multifatorial. Além disso, também é importante lembrar que para evitar um cãozinho com problemas hereditários e congênitos é sempre bom investir em locais regulamentados para criação e propor uma consulta em um médico veterinário de sua confiança.

galgo-espanhol-4

Galgos são um grupo de cães que possuem muitas raças, entre elas a dos Galgos Espanhóis, para os interessados deixarei no final do post um link de um site que abrange detalhadamente toooodo o Universo “galganês” (hehehe!)

a_77

Gostaram de saber um pouco mais dessa raça? Deixem seus comentários e sugestões, esse retorno dos leitores é sempre importante.

Um supeeer beijo e até a próxima!


O site para quem quiser saber mais sobre os Galgos (clique aqui)

Direitos autorais das fotos (clique aqui)

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!