Divã Veterinário
Caninas

Mania de Raça: Papillon

Mayra Catharino753 views

Já faz um tempinho que eu não atualizo a série Mania de Raça. Vocês sentiram saudade dela? Dessa vez resolvi trazer essa raça que possui pouca fama para tanto charme. Apesar de não estar entre as queridinhas das redes sociais, esse cachorro já teve seu destaque sendo admirado por mulheres famosas como Madame Pompadour e Maria Antonieta. Além do sucesso entre a corte de Luís XV, essa fofura aparece em alguns quadros, como os de Van Dyke.

caes-papillon

Sua origem é francesa e é considerado uma variação do Spaniel Continental Anão (sendo esse último originário da Espanha). Seu nome significa borboleta, dizem que a orelha desse cão parece uma. Há uma variedade da raça, com orelhas caídas, chamada de Phaléne.

Papillon-Dogs-4Seu porte pequeno e atividade moderada permite uma criação em espaços menores, como apartamentos. Além de um tamanho favorável, esse cão possui pouca vocalização, o que traduzindo seria “late pouco” (sem síndicos e vizinhos reclamando, uhuuul!). É um animal com um nível baixo de agressividade sendo sociável com crianças, outros animais e até mesmo com pessoas estranhas. (Porém todas essas características listadas dependem, como eu sempre digo, do animal em si e de sua criação!)

Papillon Dog05

Sua pelagem, longa no pescoço e mediana no dorso e nas laterais, geralmente é sedosa e fina. Requer cuidados (leia-se: escovação) no mínimo a cada 3 dias. Cores variadas são aceitas, porém para o padrão da raça, o branco deve predominar.

papillon

Alguns estudiosos da raça dizem que são cachorros resistente à baixas temperaturas. Sua longevidade é de 13 a 15 anos.

papillon3

Além de todas essas qualidades, o Papillon é um cachorro muito inteligente, com um alto nível de aprendizado. Sua busca de afeto é grande, tornando-o um excelente companheiro.

Mas uma raça não é feita somente de qualidades. Esse pet possui propensão a desenvolver problemas dentários, luxação de patela e atrofia progressiva da retina. Vale a pena lembrar que muitas doenças, que afetam não só essa raça, mas os animais em geral, são de caráter hereditário, o que torna extremamente importante saber escolher o criador.

Hocus Pocus, Heart Breaker-7+1-2 weeks_09Esse charme de cachorro conquistou meu coração. Eaí, deu para se apaixonar também? Comentários e sugestões são sempre bem-vindos. Não esqueçam de compartilhar e ajudar na divulgação do blog!

 

Um beijo e até o próximo post!


Direitos autorais das fotos (clique aqui)

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!