Divã Veterinário
Caninas

Mania de Raça: Pastor Alemão

Mayra Catharino1025 views

O Mania de Raça será uma sessão aqui do blog para abordar as inúmeras raças de animais. Cada post falará sobre uma delas, sua história, características, aptidões e propensões às doenças. E para estrear, nada menos que a minha raça canina favorita, o Pastor Alemão (Deutscher Schäferhund).

All American Young Male

Seu nome carrega toda sua história e origem. Essa paixão de cachorro surgiu na Alemanha, originado de cães de fazenda, que auxiliavam com os rebanhos. Mas logo seu temperamento inteligente, corajoso e dedicado lhe atribuiu novas funções. Nos dias atuais é conhecido como um cão com aptidões para trabalhos policiais, de resgate e até mesmo de cão guia.

montagem

Possui um tamanho grande e seu nível de atividade física é alto, restringindo assim, sua criação a áreas de grandes extensões.

animals_widewallpaper_german-shepherd_67971

Um grande destaque dessa raça é sua lealdade e companheirismo. Seu nível de agressividade é classificado como alto, porém isso só expressa uma tendência, tudo dependerá do cachorro em si e sua criação. Prova concreta disso são os inúmeros pastores que expressam um comportamento paciente e carinhoso com as crianças (foi o caso do meu primeiro cachorro).

47774_156394261041330_1505785_n

Mas se o intuito é um cão de guarda, com um treinamento certo, seu temperamento será adequado para a função. Além disso, possui um porte grande e musculoso, é ágil e alerta, qualidades essenciais para esse tipo de trabalho.

white-german-shepherd-puppies

Independente de seu “ofício”, esse pet demonstra extrema amizade e fidelidade com seu dono. A busca pro afeto é mediana e a longevidade é em torno de 10 a 14 anos.

K-9

Seu convívio com outros animais não é indicado, mas como dito anteriormente, isso é somente uma tendência e a criação influenciará muito.

tumblr_m75v3fsMrD1qi9meno5_1280

Um fator a ser levado em consideração é sua pelagem densa, podendo ser curta ou semi-longa. Por essa razão é um companheiro ideal para pessoas que moram em lugares frios ou amenos. A escovação deve ocorrer uma ou duas vezes na semana (no mínimo!).

foto 4

Há uma série de características que o cachorro deve possuir para ser considerado da raça, entre elas, as mais interessantes são possuir um focinho preto e orelhas eretas.

foto 3

Mas nem tudo são flores. Essa raça possui uma forte tendência à displasia coxofemoral, uma condição hereditária, que consiste em uma instabilidade da articulação do fêmur com a pelve (mais conhecida como bacia). O animal que possuir tal problema não deve ser utilizado para a reprodução, pois seus filhotes possuirão grandes chances de apresentar a enfermidade. Por isso, é de extrema importância pesquisar sobre os criadouros.

variable

Carinhoso, amigo, fiel, inteligente e um ótimo cão de guarda. Com tantas qualidades é impossível não se apaixonar! E você, se apaixonou também? Comentários e sugestões são sempre bem-vindos.

German-Shepherd-Pups

Beijos e até o próximo post!


Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!