Divã Veterinário
Caninas

Mania de Raça: Pastor de Shetland

Mayra Catharino1301 views

Eu já contei aqui no blog que meu sonho sempre foi ter um apartamento meu, nada gigante ou absurdo, um local pequeno e decorado com todo amor já basta. Porém sou apaixonada por cães grandes e isso é totalmente incompatível com o meu sonho. No meio dessa problemática, vivo imaginando um cãozinho que seja a minha cara e que dê para criar no espaço de um apartamento. Apesar de achar todos lindos, maravilhosos e ficar vontade de abraçar e esmagar um por um, #momentofelícia, creio que os laços mais fortes entre humanos e cães surgem com personalidades parecidas.

Nessa minha busca em achar um cão pequeno e a minha cara, me deparei com um forte candidato, o Pastor de Shetland. Um cachorro pequeno e de atividade física moderada, o que permite a criação em um área modesta – Yay!

Pastor de Shetland 1

O nome surgiu da união de sua antiga função com o local de origem. São cães extremamente inteligentes, dóceis e obedientes, o que os tornaram úteis na condução de rebanhos (pastoreio) nas Ilhas de Shetland, localizadas no norte da Escócia.

Pastor de Shetland 2

Talvez você esteja achando esse cão parecido com o Collie ou o Border Collie, tanto pelo temperamento e características, quanto pelo físico. E você não está enganado! Ambas as raças possuem um ancestral em comum. – Só que o Pastor de Shetland é o menor de todos *-*

Apesar de possuir uma docilidade, o que o torna um ótimo companheiro, também é um animal com grande instinto de vigilância e proteção, sendo uma boa opção para cão de guarda. – Não estou falando no quesito de intimidação e sim o fato de ser um cachorro alerta, que sinaliza.

Pastor de Shetland 3

Como já dito, é um pet muito inteligente, aprendendo rapidamente vários comandos sem necessitar de muitos treinamentos . Além disso, o Pastor de Shetland é ágil e gracioso, sendo uma das raças favoritas entre os competidores de agility.

Pastor de Shetland 4

Entretanto é um amigo que requisita uma boa parte do tempo de seus humanos. Primeiramente por sua maravilhosa pelagem longa, dupla e densa que necessita de uma escovação a cada dois dias, e em segundo por sua alta busca por afeto.

Pastor de Shetland 5

Sua criação é compatível com crianças, outros cães e outros animais, afinal o temperamento manso é um característica forte da raça – Mas eu não canso de lembrar vocês que isso é somente uma tendência e a criação, juntamente com o ambiente, irá influenciar.

Pastor de Shetland 6

Ao pensar em adquirir um filhote dessa raça, é importante verificar se a pessoa se preocupa em uma seleção na hora de cruzar os animais. Digo isso, porquê cães com doenças hereditárias, como por exemplo a displasia coxo-femural, não devem ser utilizados, pois seus filhotes podem apresentar a enfermidade. – É sempre válido propor uma consulta com um médico veterinário de sua confiança. Caso o animal apresente alguma alteração, um acordo pode ser feito e assim você não sai gastando mais do que esperava.

Algumas desordens relatadas em Pastores de Shetland:

  • Dermatomiosite Canina Familiar – é afecção caracterizada pelo comprometimento da pele, musculatura estriada e vasos sanguíneos, sem envolvimento genético.
  • Ducto Arterioso Patente – persistência de uma estrutura fetal caracterizando um defeito cardíaco congênito.
  • Intolerância a Lactonas Macrocíclicas, como por exemplo a Ivermectina – É uma alteração de gene que é comum em algumas raças, nada problemático, porém não se pode utilizar esse tipo de medicação.
  • Doença de von Willebrand (DvW) – distúrbio hemorrágico de cunho genético.

Pastor de Shetland 7

Em seus aproximados 13 anos de vida, esse cachorro será um fiel e amoroso companheiro. Um cachorro apaixonante, não?! Estou babando arco-íris nessas fotos! – Aproveita e compartilha com aquele amigo que você acha que vai ficar in love que nem eu!

Sugestão para o próximo Mania de Raça? Deixe aqui nos comentários ou nas redes socias do Divã Veterinário (Facebook | Instagram | Twitter | Youtube).

Um SUPER beijo e até a próxima!


Padrão do Pastor de Shetland pela Federação Internacional de Cinofilia (FCI) – clique aqui

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!