Divã Veterinário
Felinas

Mania de Raça: Ragdoll

Mayra Catharino717 views

Elegância, docilidade e principalmente fofura, esse é o Ragdoll! Um gato que vai te fazer vomitar arco-íris e despertar seu lado mais Felícia de ser. – Mas também, o que mais esperar de um felino que o nome significa boneca (doll) de pano (rag)?!

ragdoll 1

Esse gatinho traz uma história muito tranquila e pacata, algo que combina totalmente com seu jeito. Em meados de 1960, em Riverside na Califórnia (EUA), uma senhora chamada Ann Baker apaixonou-se pelo temperamento da gata de sua vizinha e decidiu procriá-la, afim de conseguir outro animal com um temperamento tão manso. Os filhotes da gata Josephine possuíam um temperamento unicamente dócil e um tamanho considerável.

A procriação continuou, surgiram outras pessoas se dedicando a estes gatos e, em 1967, a raça foi reconhecida. – Rolou algumas baixarias de Ann, ela afirmava que os gatos dela possuíam mutações genéticas e que os gatos de outras pessoas não eram legítimos, coisas assim. Mas vamos deixar o lado mexicano da história de lado, ok?!

Como já dito, esses felinos possuem um temperamento único, sendo dotados de atitudes dóceis, carinhosas e tranquilas. São muito tolerantes e por isso sua criação é totalmente compatível com outros animais e crianças de todas as idades.

ragdoll 2

Uma característica que não passa despercebida são seus lindos olhos azuis. Outra coisa que chama atenção é sua pelagem sedosa. Não é um animal que solta muitos pelos, exceto nas trocas anuais que acontecem na primavera e no outono.

O cuidado se baseia em uma a duas escovações semanais, dando atenção para as áreas das axilas, região aonde acontecem muitos emaranhados. Sempre é bom dar um banho mensal no seu gatinho, escolhendo um dia quente e produtos apropriados. – Se seu felino fizer alguma arte e se sujar, talvez você tenha que recorrer ao banho mais vezes. Mas bagunça não é muito a praia do Ragdoll.

Uma marca elegante que aparece em muitos Ragdolls é o V invertido no rosto. Há várias cores e marcações no padrão da raça, totalizando cerca de 60 combinações. – Logicamente não iremos abordar isso aqui, para os interessados deixarei o link do padrão da raça no final do post.

ragdoll 3

Apesar de um comportamento sereno, esses bichanos adoram uma brincadeira e são bastante ativos quando filhotes. O Ragdoll é uma das maiores raças e leva em torno de uns quatro anos para atingir total maturidade.

Como qualquer animal, é importante que sejam realizadas consultas periódicas para avaliar o estado de saúde do gato. Os Ragdolls especificamente possuem tendências a ter problemas renais, o que enfatiza ainda mais a necessidade de um acompanhamento veterinário.

ragdoll 4

Esse felino é extremamente companheiro e carinhoso, perfeito para aquelas pessoas que querem sempre um amigo do lado!

Eaí, se apaixonou também? Deixem sugestões nos COMENTÁRIOS para as próximas raças e não esqueçam de COMPARTILHAR essa fofura com aquele seu amigo gateiro. E para ficar sabendo de mais textos assim, SIGA o Divã nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube.

Um SUPER beijo e até a próxima!


Literatura utilizada:

  1. Padrão oficial da raça Ragdoll (TICA) – clique aqui

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

 

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!