Divã Veterinário
CuriosidadesPlantas

Plantas Tóxicas #01

Mayra Catharino1 comment876 views

As plantas estão presentes em inúmeros lugares, sejam eles públicos ou privados. Grande parte das vezes são utilizadas com finalidades ornamentais, afinal, quem resiste à seus encantos e belezas? Eu mesmo sou apaixonada e adoro uma decoração que utilize flores.

plantas tóxicas 1

Porém, para nós, proprietários de animais, alguns cuidados devem ser tomados na hora de enfeitar a nossa casa, pois muitas plantas são tóxicas. Algumas delas somente para os animais e por não apresentar riscos ao homem, começamos a achá-las inofensivas. Nesse post irei citar alguns vegetais bastante comuns e que são potencialmente perigosos para seu amigo de quatro patas.

plantas tóxicas 2

O grau de toxicidade da planta irá depender de inúmeros fatores, como por exemplo a parte do vegetal ingerida (pois a presença e concentração da substância tóxica varia), a idade da planta, a sensibilidade do animal àquele composto, a quantidade ingerida, entre outras variantes.

A ingestão de vegetais por cães e gatos é um hábito comum e de inúmeras causas. O animal pode vir a ingeri-la pois sente necessidade de mais fibra em sua dieta ou simplesmente por tédio, curiosidade, estresse, mudança de ambiente etc. Os filhotes são mais susceptíveis, principalmente na troca de dentição, pois a gengiva coça muito e eles mordem objetos com o intuito de aliviar a coceira.

plantas tóxicas 3

A primeira planta é a Allamanda cathartica, mais conhecida como Alamanda. Ela possui glicosídeo e látex resinoso que causam distúrbios gástricos.

plantas tóxicas 4

O Anthurium sp, no popular Antúrio, possui oxalato de cálcio que pode gerar estomatite (inflamação da cavidade oral), salivação excessiva (sialorréia), vômito e problemas de pele (dermatite de contato).

plantas tóxicas 5

A Euphorbia tirucalli L. possui inúmeros nomes populares, você pode conhecê-la por avelós, graveto-do- cão, figueira-do-diabo, dedo-do-diabo, pau-pelado ou árvore de São Sebastião. (mais algum?)

Sua toxicidade é proveniente do látex irritante e pode causar problemas de pele e mucosas, sialorréia, disfagia (dificuldade de engolir), vômitos e edema (inchaço) de lábios e língua. Além disso, também pode causar conjuntivite e lesões de córnea.

plantas tóxicas 6

A Euphorbia pulcherrima Wiild ou bico de papagaio também possui látex irritante causando os mesmos efeitos da Euphorbia tirucalli L. O bico de papagaio também pode ser conhecido como rabo-de-arara.

plantas tóxicas 7

A Comigo-ninguém-pode já é bem conhecida, pois também apresenta toxicidade para o homem. Ela também é conhecida como aninga-do-Pará. Seu nome científico é Dieffenbachia picta Schott. Possui oxalato de cálcio que é responsável por sintomas como eritema (vermelhidão) e edema de lábios, língua, palato (céu da boca) e faringe. Também causa sialorréia, disfagia, asfixia (falta de ar), cólicas abdominais, vômitos, diarreia e irritação intensa nos olhos.

plantas tóxicas 8

O Copo de Leite também possui oxalato de cálcio e irá causar os mesmos sintomas da comigo-ninguém-pode. Seu nome científico é Zantedeschia aethiopica Spreng.

plantas tóxicas 8

O Euphorbia milii, mais conhecido como coroa de cristo, dois-irmãos ou bem- casados têm ésteres de forbol que possuem atividade irritantes e são promotoras de tumor.

plantas tóxicas 9

As plantas tóxicas são inúmeras e à medida que eu encontrar estudos, artigos e afins irei fazendo post para vocês. Esse primeiro teve como referência um artigo de revisão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) feito 2012. Na verdade o estudo falou sobre 15 vegetais, mas preferi dividir em dois post para não ficar cansativo.

Vocês possuem alguma dessas plantas em casa ou no jardim? Sabiam das toxicidades delas? Me perdoem se utilizei muitos nomes complicados, mas o público é variado e sempre tento deixar interessante e entendível à todos. Comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

Beijos e até o próximo post!


Literatura utilizada:

  1. SANTOS, C.R.O. et al. Plantas ornamentais tóxicas para cães e gatos presentes no nordeste do Brasil. Medicina Veterinária, Recife, v.7, n.1, p.11-16, 2012. – download do artigo aqui.

Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

 

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

1 Comment

Gostou? Então comenta!