Divã Veterinário
Notícias

Notícia|Reflexão: Redes Sociais e Denúncias

Mayra Catharino203 views

As redes sociais se tornaram um instrumento poderoso da mídia, levando as notícias e a liberdade de expressão para um nível muito além. Com apenas algumas “clicadas” você já consegue saber o que está rolando no mundo, a festa que seus amigos irão comparecer e a letra traduzida da música do momento. A facilidade e rapidez que a internet trouxe para nossas vidas é mesmo de se espantar e com certeza não era algo que nossos avós imaginavam.

Mas alguma vez você já parou para refletir o preço que estamos pagando por tudo isso? Eu sinceramente já! Ontem, dia 07 de janeiro de 2015, o professor e programador Ronaldo Prass, também colunista do G1, abordou sobre o tema ” O perigo de se compartilhar denúncias de maus-tratos a animais nas redes sociais”. A matéria está fantástica e traz muitas coisas que estavam guardadas dentro de mim e eu não conseguia traduzir em palavras. A minha proposta hoje é enfatizar a reflexão que o texto de Ronaldo traz – para ler a matéria basta clicar aqui.

computer_dog-1416922

Se você, por exemplo, verificar seu feed de notícia do Facebook, logo achará algum dono-da-verdade, aquele colega que transforma a rede social em um verdadeiro jornal sensacionalista de quinta. Ele é aquele que compartilha muitas notícias, inclusive as mais absurdas, SEM consultar qualquer fonte confiável. Esse colega também compartilha receitas mirabolantes e fofocas de famosos. E tudo isso com muito extremismo e palavras de ódio. – Obviamente essa descrição é exagerada e algumas características podem não estar presentes, porém o mais importante é reparar na ausência de fontes confiáveis e na irresponsabilidade sobre as próprias palavras.

Devemos nos conscientizar que somos formadores de opiniões, que nossas palavras e ações são levadas em consideração pelo círculo de amigos que nos rodeiam. E com as redes sociais, nossas idéias são levadas adiante com compartilhamentos. Temos que entender que somos responsáveis por aquilo que falamos – ou pelo menos deveríamos ser – e é fundamental se preocupar com o que  passamos para frente.

funny_cats_and_dogs_11

Publicações envolvendo animais ganham rapidamente grandes visualizações e se espalham facilmente como fogo em capim seco. Isso pode ser muito útil para divulgar feiras de adoções ou pedidos de ajuda, mas pode ser extremamente perigoso quando o conteúdo implica em algum crime. Passar esse tipo de denúncia para frente, principalmente aquelas envolvendo  fotos e dados pessoais, pode acarretar problemas inestimáveis à algum inocente – Você pode até ter compartilhado com boas intenções, mas lembre-se que de boas intenções, o inferno está cheio!

Além de incitar o ódio e a revolta das pessoas, podendo esbarrar com alguns indivíduos que acreditem na justiça com as próprias mãosbasta lembrar do homicídio horroroso da dona de casa inocente que foi confundida com uma suposta sequestradora que raptava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra, você ainda pode estar cometendo o crime de calúnia e difamação.

Antes de compartilhar qualquer notícia, verifique a fonte. Procure, questione, use seu senso crítico! Hoje a internet está esse absurdo de mentiras, então não vamos colaborar com isso! E lembra aquele “amigo” sensacionalista? Exclua ele das suas redes sociais, ele nada vai lhe acrescentar. Se você quiser ser mais educado, não querendo gerar uma inimizade, basta deixar de seguir a pessoa clicando em um botão escrito “seguindo” no profile dela – Confesso que vivo fazendo isso!

face

Os passos de como denunciar de maneira correta estão na matéria do Ronaldo Prass – mais uma vez linkada aqui!

Espero que vocês tenham gostado. Não deixem de COMENTAR de maneira responsável, de COMPARTILHAR o post para ajudar a levar essa reflexão adiante e de SEGUIR as redes sociais do Divã Veterinário para ficar por dentro das novidades do blog (Facebook | Instagram | Twitter | Youtube).

Um SUPER beijo e até a próxima!

Direitos autorais das fotos (clique aqui)

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!