Divã Veterinário
Caninas

Reflexão: Pit Bulls e a Agressividade

Mayra Catharino4 comments1101 views

O post de hoje surgiu a partir do pedido da minha amiga e colega de curso Marisa (beijos, sua linda!). Ela, como muitas pessoas, possuem paixão e fascínio pelos chamados Pit Bulls. Mas devido à uma crescente polêmica em torno da raça, nem todos compartilham dessa afeição e por muitas vezes demonstram medo e insegurança perto desses pets.

pit bulls 1

Primeiro esclarecimento importante é que Pit Bull é um grupo de raças e não somente uma. Nesse grupo estão presente o American Pit Bull Terrier [1], o American Staffordshire Terrier [2], o Staffordshire Bull Terrier [3] e o American Bully [4] . São cães com traços semelhantes, porém há características específicas que diferenciam as raças entre si.

pit bulls 2

A grande confusão em torno dessas belezas é devido a sua agressividade. Essa tendência é explicada pela sua origem. Cruzamentos e várias seleções foram feitas visando um animal forte, musculoso, agressivo e com temperamento explosivo para ser utilizados em brigas e rinhas. (A que ponto chega o ser humano, hein?!)

Mas afinal, os Pit Bulls são perigosos?

pit bulls 3

É necessário entender que quando falamos de temperamento, estamos avaliando TENDÊNCIA. Para ser mais clara, é a facilidade com que o animal desenvolverá tal comportamento quando instigado e criado para isso. O cão (indivíduo) e sua criação serão fatores importantíssimos no desenvolvimento da personalidade, não somente a tendência da raça.

Com uma boa criação, esses animais demonstram seu lado mais apaixonantes como sua inteligência, docilidade, dedicação e seu lado extremamente carinhoso. É por isso que as pessoas, que possuem algum pet dessas raças, defendem energicamente esse grupo contra as críticas da atualidade.

pit bulls 4

Já conheci muitos exemplares desses cães e a grande maioria são carinhosos e meigos. Minha própria prima possui uma em sua casa, vivendo harmoniosamente com seus dois filhos pequenos. E pode acreditar que o mais “perigoso” ali são as crianças, hahahahaha! (Não que sejam malcriados, são somente sapecas como qualquer criança)

Na minha opinião, a cria de cães, de qualquer raça, deveria ser controlada e fiscalizada. A facilidade e banalização em adquirir um pet faz com que diariamente encontremos pessoas que não possuem estruturas físicas e/ou psicológicas para ser responsável por uma vida. Os Pit Bulls só são mais uma das inúmeras vítimas das pessoas com más intenções. Lembro-me que quando era pequena, as polêmicas giravam em torno dos Pastores Alemães, Rottweilers, Filas, entre outros… E sempre me pergunto: Quando iremos culpar realmente os responsáveis disso tudo?

pit bulls 5

Muitos estados, cidades e até países tentam se utilizar da lei para controlar tal problemática. No Brasil há algumas, porém vocês conhecem aquele velho ditado que diz: “Legislação sem fiscalização vira sugestão”. Entendo o lado paliativo de tais decisões para garantir a segurança dos cidadãos, mas é necessário modificar de maneira permanente a visão sobre os animais de companhia.

Mas o mais importante, que eu queria realmente passar, é: Por favor, não tenham medo ou raiva desses pobres animais, guarde-a para os donos irresponsáveis. E pense muito bem na hora de votar, pois somente com ações governamentais que iremos reduzir o número de animais agressivos (independentemente de ser pit bull ou não).

Caso queiram saber mais sobre as raças e/ou as legislações, deixem seus comentários! E se gostaram desse pequeno esclarecimento, compartilhem!

Um abraço especial para Marisa e para todos os donos de Pit Bulls e seus pets.

 

Beijos e até a próxima!


Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

 

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

4 Comments

  1. MAYRA, Bom DIA! Li seu blog, e me apaixonei pelo escrito. Sou apaixonado pela natureza e tenho um amor muito grande pelas aves e animais. principalmente pelos animais. Amo os pitbulls e sou um dos grandes defensores e divulgadores da raça. Pretendo em breve, se DEUS assim em breve permitir, comprar ou adotar 4 pitbulls. Antes pedirei orientação a pessoas que tenham maiores conhecimento n área, tal como você. Continue a fazer o bem , porque a seu tempo ainda em vida, será muito abençoada. Sem mais no momento, receba umgrande abraço do seu novo Am,igo, Basílio Filho.

    1. Olá Basílio,

      Não sou especialista na raça ou em comportamento animal. Mas recomendo o trabalho do Roberto Medeiros, do Matilhando. Ele possui pibulls e todos muito bem educados. Ele é um educador canino (e humano também, hahahaha!)
      A única dica que posso dar é verificar referências e conhecer de quem você estará comprando os filhotes. Há muitas pessoas e canis que exploram os animais sem dar o mínimo de qualidade de vida para eles. Então cuidado ao comprar um filhote, principalmente online! Sempre conheça a pessoa com quem você está negociando para não estimular atitudes desumanas.
      E muito obrigada pelos elogios.

      Abraços

Gostou? Então comenta!