Divã Veterinário
Produtos

Review: K-Othrine® SC

Mayra Catharino178 comments13218 views

Carrapatos são definitivamente uma praga! Por mais que tenhamos todos os cuidados, em alguma fase da vida do nosso pet, ele pegará no mínimo um desses “monstrinhos”. Tratamentos para o animal são inúmeros, há uma série de produtos que possuem o intuito de combater esse problema (shampoos, soluções e remédios). Também existem produtos para prevenção (coleiras, ampolas e até uma vacina está sendo desenvolvida – comentei dela nesse post aqui), mas há algo que muitas vezes deixamos passar despercebido: O ambiente.

Se tratamos o animal, mas não o local que ele vive, com toda certeza ele voltará a apresentar esse problema. Os carrapatos vivem muito bem e por muito tempo no ambiente. – Para você ter uma ideia, as larvas conseguem sobreviver até 568 dias sem se alimentar.

montagem 2

Sendo estudante de medicina veterinária e morando junto com outra estudante do mesmo curso, sempre acabamos trazendo algum intruso desse tipo em nossa vestimenta. E por isso, fui buscar uma solução para essa minha dor de cabeça. – Essa solução foi ligar para meu pai e pedir socorro, hahaha! Ele me indicou esse produtinho que agora indicarei para vocês!

Já fazia algum tempo que queria fazer esse review para vocês, porém como se trata de um inseticida, é imprescindível um conhecimento básico de minha parte. De que adianta indicar algo, sem os cuidados necessários? Seria uma extrema irresponsabilidade minha.

O produto que me ajuda sempre é o K-Othrine® SC 25 (30mL)da Bayer CropScience. Ele é um inseticida piretróide (Deltametrina), eficaz contra vários tipos de insetos (inclusive baratas, uhuuuuul!). Porém como na embalagem dele está escrito para ambientes externos, fiquei meio receosa de falar sobre ele. (Se alguém tiver alguma indicação de algum produto desse tipo que seja específico para ambientes internos, por favor, deixem nos comentários!)

Nota: Na ficha técnica do K-Othrine® SC 25 diz que combate moscas e pragas rasteiras (baratas e formigas), porém já testei esse produto para carrapatos e deu super certo!

deltametrina

Os piretróides são substâncias sintéticas derivadas das piretrinas, que são ésteres tóxicos presentes em flores das espécies Chrysanthemum cinerariaefolium. Esse inseticida em sua forma natural, quando isolado, é extremamente instável na presença de luz, o que prejudica sua ação. Por isso uma modificação em sua estrutura foi necessária, originando assim os piretróides sintéticos, que são muito mais estáveis.

kg29-chrysanthemum-cinerariaefolium

Esse tipo de inseticida ganhou força com a proibição de outras substâncias que eram utilizadas, os organoclorados, que possuem grande persistência no ambiente. Já os carbamatos e organofosforados são muito tóxicos.
No Brasil, os organoclorados estão proibidos desde 1985, sendo permitido somente em casos específicos de saúde pública e com autorização prévia.

Os piretróides possuem baixa toxicidade em mamíferos, não se acumulam em tecidos adiposos e não possuem uma persistência alta no ambiente. Porém, eu me perguntava: O que seria uma toxicidade baixa? Quais os riscos para pessoas e animais quando utilizados em ambientes internos?

toxic-foods-for-dogs

Nas minhas pesquisas por artigos (todos estarão no final do post), descobri que o seu risco consiste em grande parte pela ingestão do produto (ou seja, deixem o produto BEEEM guardado, em lugares altos, longe de possíveis contatos com crianças e pets!).

A absorção dos piretróides por via dermal é muito baixa. Em ratos, 78-85% dessa substância não é absorvida quando em contato com a pele intacta, sem ferimentos. E quando a pele de rato foi comparado com a pele humana, foi constatada uma absorção 20% maior nesses roedores (logo, o perigo desse produto é realmente baixo quando administrado de maneira correta). Mas apesar disso, eu recomendo retirar animais do ambiente que será utilizado o produto e também não andar descalço no primeiro dia. (Deixem seus amores na casa de alguém por um diazinho. Afinal, antes prevenir do que remediar!)

Como-Viajar-Com-o-Cachorro

Outro fato que nos deixa mais tranquilos na hora de recorrer a esta solução é que os piretróides são biotransformados rapidamente no organismo de mamíferos, principalmente no fígado, modificando essa substância em compostos mais polares, o que facilita a excreção pela urina.

Porém essa substância é extremamente tóxica para peixes e outros animais de vida aquática. Por isso é importante ter consciência na hora de usar. Dilua, de maneira correta (mantendo a devida proporção), somente o necessário para o cômodo a ser aplicado. Caso sobre, guarde em algum recipiente protegido da luz, de preferência escuro (e lembrando de descartar o recipiente após ou usar somente com essa finalidade. Também é importante identificar o recipiente). Possuo um borrifador que utilizo para quando acho alguma praga pontual na casa (exemplo: formigueiro).

perigo ambiente

Sim, o risco é baixo, mas não vamos esquecer que é um veneno, então cuidado ao manusear. Sua aspiração também pode levar a intoxicações, por isso, mantenha as janelas abertas na hora de utilizar e evite aplicar em períodos que você ficará muito presente no cômodo, como na hora de dormir.

montagem 4

Eu aplico o produto na casa inteira, durante o dia, com auxílio de um rodo especial (não sei o nome que se dá para esse rodo, mas ele é uma maravilha na limpeza. Acabei descobrindo que ele também é uma mão na roda na hora de “dedetizar” meu apartamento. Deixarei foto aqui embaixo). Também tenho uma diluição em um borrifador que utilizo para emergências pontuais, como disse antes.

Nota: Recomendo passar na casa toda somente quando se tratar de uma infestação, principalmente de carrapatos. Outras pragas, pode-se resolver colocando em locais estratégicos.

montagem

De maneira geral o produto é aprovadíssimo!
A única coisa que me incomoda é o fato da bula vir anexada ao frasco. Não acho muito bacana, pois corre o risco de escorrer um pouco de produto nela. Apesar de ser meio plástica, sei lá, não curto! E ao destacar, não vem as informações de data de partida, fabricação e vencimento (está escrito “vide embalagem”, mas eu sou meio “cri cri” com essas coisas. Acho que todo produto independentemente de conter na bula e na embalagem, essas informações deveriam vir também no frasco)
Mas eu sou super fã do K-Othrine® SC, preço bem em conta e assim que aplico vejo os carrapatos, formigas e outros insetos morrerem de maneira rápida. – Lembrando que alguns deles são vetores de doença, como por exemplo o carrapato, o vilão em questão!

montagem 3

Deixem suas dicas, indicações e o que achou do post nos comentários, esse retorno dos leitores é sempre importante! Espero que tenham gostado do primeiro review, apesar de ser ENORME!

Atualização (20/12/2016): Caso tenha dúvidas de qual K-Othrine usar, o CE ou o SC, dá uma lida nessa matéria aqui.

Um super beijo e até a próxima!


Literatura utilizada:

  1. MELO, M. M.; OLIVEIRA, N. F.; LAGO, L. A. Toxicities in dogs and cats caused by pesticides. Part l’ Organochlorine, organophosphorous, carbamates andpyrethroids. Rev. Educ. contin. CRMV-SP/Continuous Education Journal CRMV-SP. São Paulo, vol. 5, fascículo 2, p. 188-195, 2002. Disponível em: <http://revistas.bvs-vet.org.br/recmvz/article/view/3273>. Acesso em: 5 maio. 2014.
  2. SANTOS, M. A. T.; AREAS, M. A.; REYES, F. G. R.. Piretróides – uma visão geral. Alimentos e Nutrição. ISSN 0103-4235, Araraquara, v.18, n.3, p. 339-349, jul./set. 2007.  Disponível em: <http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewArticle/173>. Acesso em: 5 maio. 2014.

 

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

178 Comments

  1. Olá, recentemente me indicaram este produto, mas ainda não observei o resultado desejado. O meu problema no caso, são formigas (e não carrapatos, não tenho pets). Acontece que eu não tive coragem de aplicar o produto na cozinha, onde ha obviamente a maior concentração de formigas (moro em apartamento), a não ser no chão. Vocês sabem se eu poderia aplicar o produto por exemplo na bancada da cozinha, paredes, estantes, mesa etc? eu fiquei com medo de aplicar um veneno onde se manipula alimentos.. Obrigada

    1. Olá, Esther!

      Creio que não é nenhum pouco indicado passar onde se manipula alimentos. O problema das formigas é que você tem que aplicar no ninho delas e não no chão… Por isso você não deve ter tido sucesso.
      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Abraços!

  2. Ola..minha cachorrinha teve MUITOS carrapatos e eu dei Bravecto. Mas desde então, tenho visto alguns carrapatos dentro de casa (Ela fica dentro de casa) . é aconselhável eu passar o K otrine dentro da minha casa?

  3. Boa noite pessoal,

    Eu tenho 2 gatas e um cão (o Vira Latas Ademir, melhor cão do mundo). Eu já fiz outras vezes o tratamento com o K-Othrine no Ambiente e sempre funcionou muito bem contra as pulgas. Vou fazer uma recomendação adicional, que é o Flegaard, um Spray aerosol também da Bayer, que deve ser aplicado nos locais onde os animais dormem (sofás, almofadas, camas, cobertores), ele custa caro, mas a eficácia é ótima, além de ser uma ação complementar ao K-Othrine. Ele também não é tão facil de encontrar como um outro chamado Ambiental Brouwer, que também é eficiente mas tem um odor horrível, o Flegaard tem um odor muito mais tolerável, em boa parte é mais pelo gás do aerosol. No momento, estou fazendo o tratamento da parte interna da casa com o K-Othrine, e amanhã farei no quintal e no gramado com o Butox, que tem o mesmo princípio mas rende mais. E no cão, eu utilizo o Bravecto, nas gatas o Advantage em pipetas.

    Meu comentário é mais para recomendação mesmo. Cuidem com frequência do ambiente que fica muito mais fácil o controle, bem como aumenta MUITO a qualidade de vida dos bichanos!

    Um abraço a todos!

  4. Olá, o post está perfeito…
    Porém, moro numa casa pequena antiga mas toda reformada … e minha border estava cheia de carrapatos, fui tirando aos poucos, colocando remedio nela, até q nao dei conta mais, resolvi então dar banho toda semana de agua e vinagre de maça ( super remedio q minha avó me disse pra fazer, não botava fé… e deu um pouco certo, os carrapatos correm dela, alem do pela estar lindo e macio…. ) porém na minha casa não somem, eu sempre os encontro, e daqueles gordoes… 🙁
    não picam mais minha pet pq acho q ja estao mals, mas de noite eles tomam contam…. acordo e já acho uns 5 grandoes ja cheios pra procriar, no chão ou na parede, mas nela não.

    Oque faço? estou aplicando o K othrine todo momento com borrifador dentro de casa, e na parte externa quando estou em casa e posso deixar a minha pet comigo em casa;

    Pessoal necessito de ajuda, ou vou mudar de casa, pois não aguento mais os carrapatos;(

    Aguardo, obrigado

    1. Oi também estou com um problema parecido, estou usando Neem concentrado que é derivado de uma planta indiana ele não é tóxico mas faz algum efeito e aspirador de pó a cada três dias! Só que por não ter química o trabalho é o triplo! O K-othrine não deu certo comigo não, os carrapatos ignoram e olha que fiz um concentrado maior do que o recomendado na bula, já me recomendaram outros N químicos e estou com medo de aplicar! O veterinário deu Bravecto para minha cachorrinha, ajudou, mas o ambiente é onde a coisa pega! E cuidado esses gordos são as fêmeas não as estoure pois colocam de 200 a mais de 1000(se me lembro pode chegar a 5000) ovos! Acho que nossa luta contra eles é meio sem fim, ou em ultimo caso empresa dedetizadora, que pretendo evitar a todo custo!

    2. Oi Rayssa,

      Quando falamos em carrapatos, devemos dedetizar todo o ambiente, inclusive a parte interna da sua casa. Você não deve só borrifar, deve passar no piso todo!

      Na matéria eu falo que eles sobrevivem meses sem se alimentar. Além disso eles se alimentam também de restos de células que soltamos.

      Talvez essa matéria que falo sobre 11 dicas para acabar com os carrapatos te ajude: http://divaveterinario.com.br/2015/02/19/11-dicas-para-combater-carrapatos-em-caes/

      Depois me conta se conseguiu se livrar desses monstrinhos.
      Abraços!

  5. Oi Mayra! Sua matéria caiu para mim como uma luva, rsrs.
    Moro em apartamento e sempre dedetizo minha casa com o kotrine de 6 em 6 meses por causa de baratas. Nunca tive cachorro mas agora Deus nos presenteou com a LUNA, uma maltês de 3 meses de idade. Estava precisando dedetizar mas estava preocupada por causa dela.
    Pode me tirar uma dúvida por favor. Depois de fazer a dedetização, quanto tempo para que eu possa limpar a casa? Tipo, lavar a cozinha e etc.
    No mais agradeço as dicas.

    1. Olá, Denise!

      O único problema de limpar e lavar a cozinha é que se perde o efeito residual do K-Othrine SC. Ou seja, o produto vai ser retirado do ambiente.
      Caso você não tenha problemas com carrapatos (afinal, sua cachorrinha com essa idade ainda não deve sair de casa, pois não tomou todas as vacinas), só que prevenir, recomendo utilizar coleiras anti-carrapatos.
      E quando o animal ficar mais velho, pode optar por produtos como bravecto ou nexgard.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.
      Abraços!

  6. Muito bom o seu post. Mas me tira uma dúvida, posso passar no meu sofá?
    Eu limpei a casa toda e aspirei depois borrifei a solução pelo chão todo.
    E passei Frontline spray na minha gatinha, mas ainda tem pulgas nela e ela não para quieta para eu tirar. Não sei o que faço mais.

    1. Olá, Ludimila!

      Desculpa a demora em responder.
      Para eliminar as pulgas do sofá existe um produto específico chamado Fleegard.

      Espero ter esclarecido as dúvidas.
      Abraços!

  7. Olá Mayra, parabéns pelo post.
    Estamos sendo atacados, minha família, eu e, principalmente, meu dois shihtzus.
    Minha principal dúvida é sobre como administrar dentro de casa. Por exemplo: sabe tabelar alguma proporção de água para cada 10, 20 e 30 ml?

    Obrigado.
    Deus te abençoe!

    1. Olá, Moacir!

      Na bula indica as diluições. Recomendo usar a de insetos rasteiros que é de 8ml por litro.
      E muito obrigada pelo carinho.
      Espero ter ajudado.

      Abraços!

  8. Mayra, me indicaram o K-Othrine para eliminar cochonilhas em plantas ornamentais. O cheiro dele é muito forte?

    1. Vinícius, creio que utilizar esse inseticida em plantas, mesmo elas sendo ornamentais, não é indicado. Além disso, andei conversando com algumas pessoas e elas disseram que cochonilhas são fáceis de eliminar, que utilizar K-Othrine seria um tiro de elefante para matar uma formiga.

      Abraços!

  9. Eu faço a dedetização da minha casa com o K-OTHRINE a alguns anos, ele mata aranhas grande sem problemas, se eu não me enganos os dois Ce e SC são de uso externo, a diferença e que o CE tem o cheiro mais forte, não sei se tem ação repelente maior que o SC. Se não tem animal no lugar da aplicação, e recomendado usar um inseticida de choque (mata rápido) junto com o K-OTHRINE, a vantagem do K-OTHRINE e baixa toxidade e a ação residual (+/- 3 meses). Abs

    1. José,

      Esses dias eu descobri que o K-Othrine CE é desenvolvido para ser inseticida de choque (mata rápido e desaloja os insetos de seus esconderijos) e o SC tem ação residual, servindo como repelente por mais tempo.

      Abraços!

  10. Boa tarde. Gostei muito, com informações importantes. Tenho uma dúvida. Eu moro em uma chácara, nosso maior problema é com aranhas, o uso do K-Othrine® nos ajudaria neste caso também.
    Obrigada

    1. Oi Silmara,

      Infelizmente a empresa não específica as pragas que combate. O produto é para insetos, mas já usei em pequenos aracnídeos e funcionou. Creio que em aranhas muito grandes não funcione.
      Recomendo a diluição mais forte sugerida na bula (8ml de produto para cada litro de água).
      Depois me conta se funcionou.

      Abraços!

  11. Adorei seu texto, obrigada!! Você sabe me dizer se ele funciona para besouros também? O cara da loja falou que eu posso passar uma vez por blames, ou por experiência você acha melhor um intervalo menor de tempo? E só mais uma coisinha, quantas gostas vocês coloca na água? 🙂
    Obrigada!!!

    1. Então Flavia, a empresa não específica as pragas que o produto combate. A solução é testar e ver se dá certo.
      Indico usar a dosagem 8mL de produto a cada litro de água. É a diluição mais forte sugerida pela bula.
      Se funcionar, conta pra gente! Quem sabe apareça alguém com a mesma dúvida.

      Abraços!

  12. Oi Mayra, as informações que achei não são muito confiáveis então resolvi perguntar. Estou com problema de pulgas no apartamento, porem moro no térreo e tem um quintalzinho cimentado. Meu cachorro é pequeno (2kg) e morro de medo de dedetizar a casa e o quintal. Será que esse inseticida resolve o problema? Vou tirar o pet de casa, mas não da pra ficar fora mais de um dia. Posso jogar com bombinha no ambiente interno também?

    1. Ele resolve sim, Jéssica!
      E pode usar a bomba sim. Só que atenção para não fazer poças do produtos.

      Quanto mais você manter o animal fora, melhor. No mínimo, você e seu pet, tem que ficar 4 horas fora e deixar a casa aberta para ventilação durante esse tempo.
      Recomendo também colocar remédio próprio no animal, assim você resolve as pulgas no cão e no ambiente.

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  13. Oi Mayra, gostaria de saber se conhece o BUTOX, me parece que tem o mesmo princípio ativo que o k-Othrine, Deltametrina. Será que dá na mesma usá-lo para desinfestar o quintal?

    1. Por ser o mesmo princípio age da mesma forma, mas não sei falar da eficiência, pois nunca usei. Atenção que a diluição e as horas de espera até retornar ao cômodo podem alterar, verifica certinho na bula.

      Abraços, Andrea!

  14. Olá, Mayra, boa tarde.
    Estou querendo aplicar o K-othrine no meu apartamento, cujo piso é taco. Tenho dois gatos, um macho e uma fêmea e, outro dia, vi, na fêmea, duas pulgas (ou pelo menos eu acho que eram!). Os dois já forma devidamente medicados, mas, como o piso é taco, fico tensa em não fazer a limpeza adequada e haver uma infestação.
    Eu moro sozinha e trabalho. Meus pequenos ficam sozinhos em casa. Por isso, pensei em aplicar o produto por cômodo, deixar aquele cômodo fechado enquanto eu estiver fora, no trabalho, somente com as janelas abertas ,pra ventilar, sem que os gatos a ele tenha acesso. E faria dessa forma: cômodo por cômodo, dia após dia. Você acha uma boa solução?
    Mais pra frente, vou mudar o piso para tábua corrida, pois não há frestas, mas por enquanto, essa seria a minha ideia.
    Desde já, agradeço!

    1. Oi, Fernanda!

      O problema de agir assim é que sempre vai ter um lugar sem veneno para as pulgas e por isso pode acabar sendo ineficiente.
      A melhor opção seria deixar na casa de alguém enquanto passa por toda casa.
      Além disso, como os gatos tem um faro bom, podem se sentir incomodados ou até mal com o cheiro do cômodo fechado. Correntes de ar por debaixo da porta acabam trazendo o cheiro.

      Quando fui passar no meu apartamento, deixei com minha vizinha que era minha amiga. Você não tem ninguém que possa deixar? Ou talvez um hotelzinho? Ou até mesmo usar os serviços da Dog Hero (tem lares que aceitam hospedar gatinhos também.)

      Espero ter esclarecido as dúvidas.

      Abraços!

    2. Boa noite Mayra minha poddl está com carapato é no ambiente tmb gostaria de saber se posso passar nela ou só no ambiente me ajude por favor.

    3. Olá, Jucilene!

      NÃO! Não pode usar no cachorro, somente no ambiente!
      Os produtos para ambientes e os produtos para animais podem até ter o mesmo principio ativo, mas possuem concentrações e misturas diferentes. Se você utilizar K-Othrine SC no seu animal corre grande risco de intoxica-lo.
      Para cães você pode utilizar: a coleira Kiltix (ela é somente para carrapatos)(dura alguns meses), Advantage Max 3 (que é para carrapatos e pulgas, cuidado que existe Advantage só para pulgas)(dura somente algumas semanas), Bravecto (dura 3 meses) ou NexGard (dura 1 mês)(esses dois últimos são para pulgas e carrapatos). Esses são os produtos que gosto, confio e indico. Aí você verifica qual está dentro do orçamento.

      Para ajudar no combate aos carrapatos, da uma olhadinha no vídeo sobre 11 dicas para combater carrapatos: http://divaveterinario.com.br/11-dicas-para-combater-carrapatos/

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  15. Olá, Mayra!

    Adorei o teu post, estou há dias pesquisando opções e acho que agora encontrei. Peguei um gatinho da rua, ele dormia comigo, tudo normal e nada de pulgas. Porém levei ele para a castração e depois disso notei ele se coçando muito. Moro em apartamento e minha primeira ação foi comprar um remédio anti pulgas para usar na nuca dele, mas não resolveu nada. E agora, estou eu, com meus pés picados por pulgas. Isso me deixou muito chateada, e eu estou bem ansiosa atrás de soluções. Planejo a seguinte ação para sábado:

    1 – Vou levar o meu gato para uma pet, onde ele tomará banho e lá mesmo vão colocar um produto contra as pulgas;
    2 – Enquanto ele está na pet eu vou passar aspirador em todos ambientes, depois K-Othrine diluído em água no chão e o Spray Fleegard em todos cantos, sofá e demais locais onde ele circula.
    3 – Quando ele retornar vou usar coleira anti-pulgas ou algum talco (Ainda vou definir isso, se puder me ajudar na melhor solução 🙂

    Bom, entendi que precisamos ficar fora por 4 horas e também deixar a casa ventilando, a minha dúvida é:

    Meu piso é porcelanato, e geralmente quando eu limpo o ambiente eu passo um pano molhado e um seco em seguida para não manchar o piso. Se eu fizer esse mesmo procedimento com o K-Othrine, corro o risco de tirar o produto né?

    Obrigada!!!

    1. Galerinha, fiz tudo que expus no comentário acima e passado o efeito do Capstar no meu gato ele voltou a ficar cheio de pulgas o que me diz que o ambiente permanece com pulgas. Estou a ponto de doar o meu gato, pois meu marido não suporta mais ser picado pelas pulgas.

      Alguém poderia me ajudar? Eu não sei mais o que fazer, apliquei K-Ohtrine, spray anti-pulgas, aspirei a casa toda e ainda tenho muitas pulgas vivas! Seriam os ovos? O que eu faço pra eliminá-los?

      🙁

    2. Era para o K-Othrine ter eliminado Jade.
      Talvez os rodapés, os armários tenham ficado com ovos. Passe e encha de produtos todos os cantinhos (atenção para a diluição correta).
      Tente colocar seu colchão no sol todos os dias e troque sempre a roupa de cama, se precisar todos os dias. Coloque os cobertores e travesseiros também no sol. Eles tendem a fugir do Sol por conta do calor.

      E até resolver esse problema, não deixe o gatinho entrar no quarto. Quem sabe assim seu marido fica menos estressado. Mas mesmo que o gatinho seja adotado por outra família, o problema das pulgas provavelmente continuará.

      Força aí!

      Abraços!

    3. Jade, já experimentou alguma coleira anti-pulgas nela? Em todos gatos que já tive sempre funcionou…

    4. Olá Jade,

      Achei sua forma de ação muito bem planejada. Creio que assim dará conta dos visitantes indesejados.

      Se passar o pano secando, corre o risco de retirar o produto sim. Talvez uma fina camada no chão, para secar sozinha seja mais eficiente.

      Nunca reparei em coleiras ou talcos para gatos. São produtos difíceis de usar nesses animais devido ao hábito de lamberem frequentemente.
      Talvez fazer essa estratégia toda vez que aparecem pulgas. Se ele não for para a rua com frequência é algo viável.

      Espero ter ajudado. Depois avise se conseguiu dar conta do problema.

      Abraços!

    1. Oi, Hades,

      Tentei anti pulgas de pipeta, coleira não ainda pq dizem que não é tão boa (é o que escuto falar). Agora consegui controlar melhor, passo aspirador diariamente, ele tem uma ou duas pulgas apenas \o/

  16. Mayra Catharino, caso voce ainda nao tenha descoberto ate hoje, o nome do tal “rodo” que voce mostrou é “mop”. Ele é o maximo, é um daqueles produtos de limpeza superuteis que os americanos usam e, por sorte, comecaram a lancar alguns aqui no Brasil ha alguns anos. O nome em portugues seria “esfregão” (que eu nem acho adequado, pois o produto serve mais para secar, alem de limpar tambem, so que ele so limpa depois que voce molha o chao, se o chao e o mop estiverem secos, nao funciona).

    Mas o nome que todo mundo que eu conheço usa é MOP mesmo.

  17. Olá. Adorei. Mto esclarecedor.

    Me restaram alguma dúvidas, se puder me ajudar, agradeço muito.

    – posso passar em armários da cozinha, dispensa, onde ficam alimentos?
    – tenho 2 gatas, vi que gatos são mais sensíveis a este veneno. Respeitando o tempo que elas precisam ser retiradas de casa, posso usar sem medo?
    – Antes de trazer as gatas de volta pra casa, preciso limpar a casa? o chao?

    muito obrigada !!!
    Thais

    1. Olá, Thais!

      Não indico passar onde fica os alimentos, passe por fora desses armários.
      Respeitando as recomendações do produto, não tem problema. Para garantir, eu deixaria o bichano um dia fora, se possível.
      E não deve limpar o chão, pois o produto tem uma ação residual que acaba por repelir futuros visitantes indesejados.

      Espero ter ajudado 😘

  18. Oi Helen eu também adotei uma gata adulta que tinha pulgas e o que ajudou foi coleira anti pulgas para gata

  19. Oi Dra. Adorei as dicas, minha casa tem vairias baratas pequenas e sempre tive medo de usar um inseticida e fazer mal aos meus pets, tenho dois umas de 9 meses e está grávida de 1 mês e o outro tem 4 meses. Posso usar o veneno!? Eh pra usar na casa toda!? Como se passa desinfetante no chão!? Quanto aos móveis passo do lado de fora de todos!? Caso a senhora tenha alguma página no face ou outra forma de contato adoraria adorei suas dicas e a forma com que trata os pets!

    1. Você pode, desde que respeite o tempo de estadia fora da casa que é de 4 horas. Com a cadelinha grávida eu teria um cuidado redobrado, deixando ela mais tempo fora de casa, algo em torno de 24 horas para garantir. Caso seja um gata, mais atenção, eles são mais sensíveis a deltametrina.

      É importante passar em todo chão, pois isso garante que as baratas não saiam de um local e vá para outro. Passar por foras dos móveis também é uma opção, mas sinceramente não sei se mancha ou estraga. Sugiro testar em uma parte escondida de algum móvel antes de passar em tudo.

      E o blog está em várias redes sociais:
      FacebookInstagramTwitterYoutube.

      Espero ter ajudado nas dúvidas.
      Abraços!

  20. Existe K-othrine sem cheiro? pois tenho colegas que usam e diz q este produto não tem cheiro, mas claro não deixa de ser veneno.

    1. Oi, Kácia!

      O K-Othrine SC tem um cheiro, mas muitas pessoas não sentem direito após a diluição. Isso acaba aumentando o risco das pessoas ignorarem o perigo de ficar no ambiente, após passar o produto. E esse danado dá uma enxaqueca violenta!

      Depois de 4 horas não fica cheiro algum, ou eu pelo menos não sinto.

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  21. Olá. Pretendo usar o K-Othrine para combater baratas. Tenho duas dúvidas, será que vc saberia me responder? Primeira: será que posso aplicar em armários e se sim, devo limpar o armário após a aplicação antes de guardar os utensílios de volta ou não se faz necessário estando o produto já seco? Segunda: É seguro trazer meu filho de 1 ano e 8 meses de volta para o ambiente após as 4 horas de secagem do ambiente. Desde já agradeço.

    1. Olá Suzana!

      Você pode passar nos armários, sim. Porém. não sei se isso causaria algum dano ao móvel.
      A vantagem de passar nos armários é que não permitiria que as baratas se escondessem nele quando você passasse K-Othrine SC no chão.
      Se passar, espere secar, pois ao secar o cheiro some. Eu não recomendaria passar nas partes que ficam em contato direto com a roupa, pois o veneno tem um ação residual depois de seco e isso faz com que espante as baratas. (então meu conselho é que se for passar, passe por fora).

      Em relação ao filho, no mínimo 4 horas. Mas como eu sou neurótica com crianças e filhotes, esperaria um tempo maior. Quem sabe dormir na casa da vó, da madrinha ou algo do tipo.

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  22. Oi!
    Adotei uma gata a quase um mês. Ela chegou cheia de pulgas. Usei uma pipeta a base de fipronil nela e limpei a casa inteira com detergente, álcool e vinagre, tirei todos os tapetes e lavei toda a roupa de casa. Vez ou outra ainda via uma pulga nela, logo imaginei que a infestação não estava controlada.
    Realizei mais uma limpeza na casa, dessa vez com um produto específico para pulgas chamado Jimo. Apliquei na casa duas vezes, mas ainda vejo um ou outra pulga nela!
    Estou desesperada e quero tentar o K-othrine, o meu maior problema é que não tenho como tirá-la de casa. Será que posso aplicar o k-othrine e ligar os ventiladores do comodo para secar mais rápido?

    1. Olá Helen,

      É realmente importante respeitar as 4 horas afastadas da casa, pois as aspiração do produto causa um mal estar terrível (experiência própria).
      Tente ficar o máximo de tempo fora.
      E gatos são mais sensível a deltametrina e a cheiros, então não se arrisque.

      Abraços!

  23. Olá, gostei muito do texto e ilustrações, portanto somarei um pouco a partir de minha experiência.

    Tive uma baita infestação de pulgas num quarto e sala e um cão de 8kg. Já subiam pela perna. Portanto, ao menor sinal de pulga, o melhor é agir imediatamente antes que tomem conta da casa. Quanto mais tempo passar pior. Sei de uma senhora com quatro gatos que teve de arrancar os rodapés da casa toda para tratar, pois havia ninhos. Até as almofadas do sofá estavam infestadas por dentro! Casas com piso de taco, esquece, é o paraíso para as pulgas. Dito isso…

    Resolvi de forma parecida com a sua, Mayra. Como tradutora científica, antes de usar o K-Othrine estudei os níveis de toxicidade da deltrametrina [o princípio ativo do K-Othrine] via dermal e oral em cães, lendo testes independentes publicados nos EUA, onde, por lei, toda substância tóxica precisa ser testada antes de receber aprovação do Food and Drug Administration (FDA) (Agência de Alimentos e Drogas). Depois que os testes acham a dose letal, tal dose é dividida por 300, e assim, tem-se a dose letal admitida.

    Exemplo: dose letal real = 1000mg ÷ 300 = 3.3mg dose letal publicada.

    1) Fatos:

    – Em geral, mamíferos são extremamente tolerantes à deltametrina. Cães e rebanhos (cavalos, ovelhas, aves, suínos, gado, etc.), visto que a toxicidade para os insetos é 1000x maior
    – ATENÇÃO: gatos são bem mais INTOLERANTES à deltametrina
    – LDO50: (Dose letal oral em 50% dos animais testados
    Cães, oral > 300mg/kg
    Coelhos, dermal > 2000mg/kg

    Fonte resumida, não as 90 pág. que estudei (em inglês): http://parasitipedia.net/index.php?option=com_content&view=article&id=2685&Itemid=2975

    – Cada 1000ml (1 litro) contém 25g de deltametrina e o vidro contém 30ml. Ou seja, o vidro inteiro tem apenas 0.75g (menos de um grama) de deltametrina. Portanto, é impossível fazer mal a um cão ou gato na dosagem correta, mas para as pulgas, baratas, carrapatos, etc. é letal
    – Originalmente no mercado em 1970, é bem possível que seja inútil para pulgas já resistentes em algumas regiões. Notei que um shampoo com permetrina, por exemplo, realmente não é mais tão poderoso, acho até que se tornou inútil
    – ATENÇÃO como Bravecto: minhas pesquisas mostraram que nos EUA houve milhares de cães adoecidos por falência renal, doenças do fígado, convulções, distúrbios pancriáticos, vômito com sangue e 470 mortes. Mas, pode ser muito mais que isso, pois estes são os casos em que os donos dão queixa junto ao FDA. Esta página (em inglês) trata do caso: https://www.facebook.com/groups/411371212394679/

    2) O procedimento que me livrou da infestação:

    – Materiais necessários: Pulverizador de ao menos 2L à pressão, aspirador, um vidro de K-Othrine, Capstar e coleira anti-pulgas de BOA qualidade. As mais baratas NÃO funcionam
    – Levei meu cão à rua para se aliviar, pois não iria sair por um bom tempo. Ela tem jornal em casa, mas naquela noite, estaria isolada
    – Dei uma pílula de Capstar para minha totó e isolei-a no box do banheiro
    – Bati todos os tapetes pequenos e roupa de cama da totó e joguei na lavadora com água sanitária, Sua cama é um travesseiro que foi para o lixo e o substituí por um novo
    – Desmontei a casa toda, varri com capricho e então aspirei TUDO. Usei o bico de frestas para aspirar os cantos e rodapés ao máximo, caprichando na área onde minha filhota dorme
    – Fazia visitinhas ao box para minha totó não ficar tristinha e via as pulgas caindo mortas
    – Preparei a mistura no pulverizador e pulverizei a casa TODA, da metade da parede para baixo. Também caprichando na onde minha filhota dorme. O bom do pulverizador de melhor qualidade é que se pode controlar o bico, de forma que ele joga uma garoa bem fininha que cobre TUDO e seca rápido
    – Após isso, dei um super banho em minha filhota, coloquei a coleira antipulgas e isolei-a em minha cama até o dia seguinte. Não por medo do veneno, não há perigo algum, mas para as pulgas vivas não voltarem e ela, pois o veneno não tem efeito instantâneo

    E nesse dia squinte, fiquei chocada com a quantidade de pulgas mortas! Mesmo após a aspiração caprichada. O projeto levou quase um dia inteiro, e repeti tudo novamente dez dias depois.

    Pronto. Resolvido. Ufa! Nunca mais levei-a à rua, só vai ao parque, casa de amigos e casa de praia. Este último, o motivo de eu ter vindo a esta página. A infestação agora é no jardim de mil m2 da casa de praia. Tratamos os três cães e pulverizamos o jardim TODO com Malathion. Foi ontem. Hoje apareceram dúzias de baratas mortas pela grama. Ou seja, as pulgas também devem ter ido para o inferno das pulgas, rsrs. Assim espero.

    Espero que ajude. Sds

    1. Nossa, Karen, seu comentário foi um dos melhores que já tive.
      Adoro quando leitores colaboram com o conhecimento. Vou aproveitar e comentar alguns pontos.

      A deltametrina realmente tem uma toxicidade muito baixa, porém por via oral pode sim fazer um bom estrago… Então é bem importante retirar os animais do recinto, pois muitos cães e gatos tem mania de lamber o chão. Pode não matar, mas pode causar mal estar.
      Além disso, pior que a ingestão, é a aspiração do produto. Tive a infeliz experiência de não respeitar as 4 horas, retornando para minha casa antes, e com o temporal (chuva) que se formou no dia, tive que fechar a casa. Conclusão: Uma enxaqueca violenta com direito a uma ânsia de vômito absurda (e olha que tenho enxaqueca com frequência, mas a que esse produto proporciona é bem porreta… Não recomendo ninguém se arriscar, é horrível!)

      Em relação ao Bravecto, existem muitos animais sensíveis a muitas substâncias (inclusive os seres humanos!). Tem cães que não podem com a amoxicilina , mas nem por isso deixamos de usar. O AZT quando apareceu para combater a AIDS nos seres humanos, provocava efeitos horrorosos, mas só com muita insistência e estudos temos coquetéis eficientes para essa DST.
      Creio que apesar de muitos animais terem reações, deve-se comparar ao número de animais que tomaram a droga. Pois um número solto pode parecer alto, mas com a referência adequada, pode ser uma porcentagem pequena.
      Não que os casos não devam ser estudados e as autoridades não devam exigir posturas das empresas, porém tomo muito cuidado ao divulgar coisas do tipo, pois podemos simplesmente destruir um bom remédio, uma boa nova opção por posturas radicais. Lá em Viçosa, carrapato é algo endêmico, você SEMPRE achará um em seu cão, sua casa ou em você, não adianta. E lá a resistência é algo bem complicado de se lidar… Não tem jeito, tem muitos casos que só resolvemos com Bravecto (e sem contar os animais como capivaras e cavalos, que apesar de cada espécie ter seu carrapato específico, acabam ajudando a manutenção dos outros ectoparasitas).

      E a permetrina eu tenho usado como repelente (shampoo) e não tratamento, isso me ajuda bastante não trazer visitantes indesejados.

      Mais uma vez, muito obrigada pela colaboração.
      Abraços!

  24. Oi Mayra, minha pequena (cadela) pegou pulga na rua quando fui passear com ela, mesmo usando remédio (no caso o frontline spray) nunca deixei de dar estes remédios pra ela, mas antes morava na capital (dificilmente aparecia estes parasitas) e agora moramos no interior e com muito mais frequência está aparecendo pulgas e carrapatos, os carrapatos consegui controlar, mas as pulgas continuam! Comprei este kotrine e talco antipulgas para colocar no aspirador de pó, mas em relação ao kotrine estou com medo de usar e prejudicar minha pequena! Não tenho como deixar na casa de ninguém, será que umas 4 horas são necessários pra ela ficar afastada? E em relação a caminha dela, o sofá como faço pra tirar estas pulgas, ovos, pupas, etc? Ela dorme comigo tb!
    Obrigada,
    Monique

    1. Olá, Monique!

      Em relação ao K-Othrine SC são necessárias essas 4 horas fora de casa sim e a casa deve ficar aberta para ventilar. Caso ao contrário, a inalação desse produto causa uma enxaqueca violenta, é horrível (experiência própria). Tanto você, quanto sua pequena necessitam ficar fora de casa.
      Seria bom utilizar algum produto nela para que ela não traga para casa esses visitantes indesejados. Como o frontline não está funcionando, recomendo tentar Bravecto ou NexGard, ambos são moléculas novas no mercado e estão mostrando bons resultados. E sabe o que é melhor? Eles funcionam contra pulgas e carrapatos. O mecanismo de funcionamento dos dois é parecido, falei dele no post que comentei do lançamento do NexGard: http://divaveterinario.com.br/2015/03/27/nexgard/

      Em relação aos móveis, existe um produto específico para combater pulgas em sofás, camas etc, o nome dele é Fleegard, da Bayer. Eu nunca usei, mas dizem ser bom. (Caso você teste, depois me conta!)

      Espero que tenha ajudado de alguma forma.
      Abraços!

    2. Oi Mayra, muito obrigada pelas dicas! Vou tentar trocar o remédio dela como você orientou! E tentar comprar o Freegarden! Espero que tudo se resolva! E pode deixar que quando experimentar este Freegarden, te digo sim se funciona msm! Obrigada mais uma vez!

  25. aviso aos usuários. K-Otrine sc 25 não mata nem as pequenas aranhas que ficam pelo teto! nem insetos aéreos são evitados. joguei direto nas aranhinhas e elas sairam a passear felizes pelas paredes

    1. Olá, Marilú.

      Eu não sei o que aconteceu quando você utilizou, mas deu super certo comigo, inclusive com aranhas de teto. Talvez seja por conta de diluição errada ou exposição do produto ao raios solares. O produto é instável na luz, por isso deve ser guardado protegido. Também é bom verificar o prazo de validade.
      Além disso, o produto não age instantaneamente, no exato momento de aplicação. Ele demora um pequeno tempo para agir e intoxicar o inseto ou aracnídeo.
      É uma pena que você tenha tido uma experiência ruim com esse produto, pois para mim é um dos melhores.

      Abraços!

    2. Aviso aos desavisados:

      Sigam corretamente as instruções da bula e verifiquem o prazo de validade, assim como as condições de armazenagem do produto.

    3. Olá, Dídimo!

      Eu já usei com aranhas e funcionou, mas eram aranhas pequenas, não aqueles aracnídeos gigantes, hahaha!
      Acho que é por isso.

      Abraços!

  26. Adorei o post. Li várias perguntas e suas respetivas respostas. Parabéns. Foi o único site atualizado que achei.

    Passei o veneno há 2 dias. Mas não resolveu. Acho que foi por que coloquei no borrifador de amaciante de roupas. Lavei antes. Mas ainda ficou o cheiro. Então fiz a mistura de 1litro de água para 8ml de veneno (k-outrine).

    Passo de novo?

    As batatas pequenas são as piores?

    Posso borrifar dentro do armário da cozinha? Onde tem mais barata. ECA.

    Quantos dias para poder colocar pets e crianças em casa novamente?

    Obrigada pela atenção.

    1. Oi, Pri!

      Baratas não são minha especialidade, mas te digo que tem que passar o veneno em todos os lugares, inclusive nos armários. Tire tudo dos armário, borrife e deixe aberto (não passe do lado de fora do armário, pois não sei como o veneno reage com os diferentes tipos de materiais, talvez possa manchar)
      E pode utilizar até a casa estar livre dessa praga. Precisa de 4 horas de ventilação para pets e crianças voltarem ao ambiente (e adultos também).
      E quanto a diluição, na bula que fica no frasco vem a diluição para cada tipo de praga… Só seguir as recomendações.
      Depois me conta se conseguiu se livrar.

      Beijos!

    2. Menina… Nem te conto. Passei várias vezes e as danadas insistiram em aparecer. Não feliz com o resultado fui no mercado e comprei aquele veneno de gotinhas específico para baratas. Coloquei em tudo. Bem dentro dos buraquinhos. Nesse caso não pude mais matar nenhuma que apareceria. Pois elas comem o veneno e levam para a casinha delas é lá morrem todas para a minha alegria. E não é que está dando certo? Passei na 2 semanas. Do vi uma ou outra andando por lá. Além disso coloquei desinfetante pinho com cheiro de eucalipto. Mais alguns sachês de lavanda dentro do armário da cozinha. Nas gavetas coloquei folhas de louro. E aí tá dando certo. Kakakakaka. Minhas filhas felinas estão na minha mae por enquanto. Só vou leva-las de volta quando não tiver mais nada de batata por lá. Obrigada pela atenção em responder. Beijocas.

  27. Oi Mayra, tudo bem, primeiro gostaria de agradecer por estas informações, foram muito úteis, minha cachorrinha dorme comigo, só sai de casa de 15 em 15 dias para o banho, e hoje encontrei uma pulga nela, quase morri, notei que ela estava se coçando mas nunca imaginei que seria, ela foi tomar banho no sabado e hoje, desde quando ela chegou em casa (há 11meses atrás), foi a primeira vez que apareceh, gostaria de saber o que seria mais rapido e eficaz para eu acabar com esse problema, e também gostaria de saber como faço pta dedetizar minha cama, pois ela dorme comigo … Desde já muito obrigada!!

    1. Olá, Thaís!

      Calma, não vamos nos desesperar… Talvez seja uma pulga que ela pegou no local de banho. Para isso, você pode usar Bravecto ou NexGard que são comprimidos que você dá para o cão comer. A substância fica no sangue do animal, sem fazer mal, protegendo o cachorro. No ato da picada, a pulga ou o carrapato ingere o veneno junto com o sangue e acaba morrendo. O bravecto dura 3 meses e o NexGard 1 mês.
      Esse é um jeito muito bom de evitar problemas assim. Mas antes de comprar, converse com o médico veterinário do seu animal, pois há algumas contraindicações.

      Fique de olho, pois há cães que possuem alergia à picadas de pulgas e carrapatos. Ficam com uma coceira horrorosa. Aí quando mais cedo levar no médico veterinário, melhor!

      Utilize o K-Othrine SC só quando a casa realmente estiver com muito problema. Tipo muitas pulgas no cão ou pela casa.
      Para sofás e outros móveis há o Fleegard, mas confesso que nunca testei. Dizem que é bom.

      E por que sua pequena só sai de 15 em 15 dias? Se for por medo de pulgas e carrapatos, procure uma forma de prevenção. Os comprimidos que falei ou as coleiras. Se for por se sujar, existem sapatos para cães.

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

    2. Obrigada pelas dicas, ajudou muito, realmente meu medo de sair com ela é de ela pegar pulgas e carrapatos, por isso saio só no dia do banho, passeio antes e depois deixo ela no pet shop pra tomar banho, moro em apartamento e ela dorme comigo, por isso tenho medo, mas vou comprar o comprido pra pulgas e carrapatos e sair com ela mais vezes a partir de hoje!

    3. Fico muito feliz em ajudar, Thaís!
      Esse é o motivo do blog 🙂
      Depois me conta se conseguiu mudar e se foi uma boa mudança 😉

      Beijos!

  28. Adorei seu blog , muito esclarecedor. Gostaria de saber se seria possível fazer a dedetização da cama e se sim como pois meus filhotes dormem comigo e tenho medo de haver algum carrapato na cama, ainda mais que ela é de madeira.

    1. Oi, Paula!

      O K-Othrine não é indicado para passar em móveis.

      Se a sua intenção for prevenção, opte por produtos aplicados no animal. Há as coleiras anti-pulgas e anti-carrapatos… Eu particularmente adoro a Kiltix, estou até para fazer resenha dela. Entretanto ela tem um cheiro forte e como você dorme com eles, pode incomodar.
      Tem também os comprimidos, Bravecto e NexGard, que são a base de substâncias novas que ficam no sangue do animal. Assim, quando a pulga ou o carrapato picar, ingerem o veneno junto com o sangue e morrem. (Mas antes de dar esse tipo de produto, converse com o médico veterinário deles, pois existem contraindicações).

      Espero ter ajudado.
      Abraços!

  29. Parabéns! Sua explicação é bem clara e objetiva. Já utilizo tal produto para combater baratas e realmente é muito eficaz. Agora vou utilizar para carrapatos e pulgas, espero ter o mesmo resultado, pois usei o decaplus e não resolveu. Grata

  30. Olá, boa noite! Poderia me tirar algumas duvidas? Desde ja agradeço!!! Quero fazer a aplicação na cozinha, mas, não Sei como aplicar nos armarios da cozinha q São cheios de frestas e quanto tempo devo esperar para quardar a louça? Passo pano para voltar com a louça? Tenno um bb Devo esperar quanto tempo para entrar em casa? As baratas vão tentar fugir para os outros comodos da casa? Não Aguento Mais essas francesinhas. Super obrigada!!!

    1. Olá Jacqueline,

      O tempo de espera é de no mínimo 4 horas, mas se puder ficar mais tempo fora, melhor!
      E sim, se não aplicar na casa inteira, elas vão correr para outros cômodos…. Passa em toda a casa e depois passa no local que está com problema… Não esquece acima do rodapé, para elas não subirem as paredes.
      Pode aplicar nos ralos para impedir que outras surjam.
      E pulveriza nas frestas também!
      Deixa a casa aberta para sair o cheiro do veneno e para elas irem embora, morrer em outro lugar.
      Dá um tempinho de uns dias para voltar com a louça, tanto por conta do veneno, quanto pelas baratas. E só deixar o armário aberto, para sair o cheiro… Acho que não tem necessidade de passar um pano. Só não coloque nada com a “boca” virada para baixo, assim evita qualquer problema.
      E assim que se livrar delas, compre silicone em casa de material de construção e feche todas as fendas do armário… Fiz isso com o meu, pois uma barata tinha se escondido ali (ECA!).
      Espero ter ajudado, não sou especialista, mas agiria assim se tivesse esse problema… Depois me conta se deu certo.

      Beijos!

    2. Jacqueline, o melhor remedinho que já encontrei para baratas e formigas em casa chama-se Lâmbida, parece brincadeira, mas não é. Vem em envelopinhos e é encontrado em casas agropecuàrias. Você pode colocar o pozinho ou diluido em água,. mas cuidade se tiver crianças ou animais domésticos. Como eu tenho, coloco dentro das gradinhas do esgoto do banheiro, se for casa dentro da caixa de gordura. Se tiver algum furinho onde vc vê que ela sai use um conta gota ou uma seringa, com agulha vc alcança lugares incriveis. Aqui em casa foi um limpa total. Formiga de todas as espécies e baratas sumiram todas. Boa sorte. Manoela

  31. Parabéns pelo blog e o post! Gostaria de saber se usando dentro de casa, passo com pano o produto apenas no piso (na bula fala apenas em pulverizar, mas vc diz que usa pano) e se em sofas, tapetes e moveis (de madeira, MDF e fórmica) posso pulverizar por cima. Já ouvi alguém dizer que não mancha… vc saberia me dizer? Obrigada.

    1. Olá, Luciana!

      Muito obrigada pelo carinho.
      Então, eu passo com pano e super dá certo aqui em casa.
      Nunca pulverizei em nenhum móvel, então não posso garantir… Mas se for testar, testa em um local que fique escondido… E depois deixe o tapete ou o móvel, se for de tecido, no Sol, para ver se sai o cheiro, pois é bem forte (dependendo do que está combatendo, só de aspirar com aspirador e deixar no Sol adianta…. E se for pulga, tem um produto específico para móveis chamado Freegard)
      E tomaria muito cuidado com o MDF, pois é um material que empena com qualquer excesso de umidade.
      Desculpe-me por não poder te dar respostas com convicção, mas é que nunca usei em móveis.

      Abraços!

    1. Não, Maria de Fátima. Esse veneno é somente para o ambiente, não pode ser aplicado em animais. Você deve procurar um produto próprio para isso.

      Abraços!

  32. Oi tudo bem? Assim que ver meu comentário me responda com urgência por que estou super preocupada.
    Adquirir o K-othrine recentemente, pra ser usado contra baratas, mais nem se quer tive a curiosidade de ler a bula, pois me falaram que era só diluir na água e borrufar na casa, pois bem fiz o mesmo, so que tenho um cachorrinho, e ele tipo que Ta meio estranho, não quer comer, so vive deitado, as vezez as patinhas dele dar uma tremedeira, e as vezez quando pego ele, ele dar um chorinho, como se algo por dentro tivesse machucando, doendo, não sei. Só sei que amanhã é domingo e se ele tiver sido envenenado com o K-othrine ele pode morrer? Tô super nevorsa e com medo. Segunda-feira irei leva-lo ao veterinário pra saber o Real motivo, mais tudo indica que foi o mesmo pois tudo aconteceu depois que apliquei o veneno.

    1. Olá, Nana!

      Faz quanto tempo que você passou k-othrine? E ficou fora do ambiente por quanto tempo? Porque se isso iniciou dias após aplicação, muito provavelmente não é. (Lembrando que não é somente a diluição importante, mas também o tempo que se tem que esperar para voltar para o ambiente)
      Esses sintomas podem ser de alguma doença e não envenenamento. É importante levar sim ao médico veterinário e se suspeitar do k-othrine, retire o animal do local.
      Só mesmo com uma consulta para saber o que seu cãozinho tem.
      Melhoras e mande notícias.

      Abraços!

  33. Já conhecia o produto, uso para pernilongos, moscas e até ratos, ganhamos muito mais com suas informações

  34. Adorei suas explicações! Esse produto tem realmente uma fama muito boa!
    Se possível, gostaria que me tirasse umas dúvidas… Eu tenho uma gata de 5 meses, ela está com pulgas, e ja percebi várias no ambiente. Já usei spray Fleegard e oléo de neem, que é orgânico. ajudou bastante, mas quero me livrar logo disso! Só que nao tenho com quem deixar para eu poder aplicar o produto… Como proceder? O pet pode voltar para o cômodo assim que secar? Quantas vezes eu tenho que passar, por exemplo, durante meses?

    1. Olá Ana,

      Para ser eficiente, o produto deve ser passado em toda a casa. Após aplicação deve-se deixar os cômodos abertos. Você e a filhote só poderão retornar 4 horas após o término da aplicação.
      Se permanecer no ambiente, a aspiração do produto causa alguns efeitos indesejados. Digo isso por experiência própria: Uma vez por descuido, não esperei o tempo necessário e fiquei com uma enxaqueca horrorosa e uma bela ânsia de vômito. Então, respeite bem o tempo que você e sua gatinha tem que ficar fora de casa (e lembra que as janelas precisam estar abertas).
      E o número de vezes que você deve passar, dependerá se o problema foi resolvido ou não. Talvez na primeira passada, com utilização do Fleegard e de uma forma de controle no animal, já seja suficiente.
      E em relação ao óleo de neem, se não me engane, ele somente repele os ectoparasitas e não mata. Provavelmente as pulgas vão sair da gatinha, mas ficarão no ambiente. E quando o efeito do repelente passar, retornaram para a gata. Verifica o Advantage para gatos, ele pode ser utilizado a partir da 10ª semana de idade (ou seja, sua gatinha pode usar!). Eu usei quando meu cão teve problema e deu bastante certo que até fiz resenha – link aqui.
      Espero ter respondido suas dúvidas.

      Abraços!

  35. Querida Mayra!
    Obrigada pela resenha sobre o K-Othrine, muito esclarecedor. Uso o produto há muitos anos, principalmente para eliminar baratas. É muito eficiente e por ser residual fica agindo no ambiente por vários meses depois de aplicado. Aqui em casa até um frasco de desodorante já usei para borrifar o veneno nos locais onde as baratas costumam frequentar.
    Hoje a minha dúvida é a seguinte: tenho um jabuti e estou preocupada em usar o K-Othrine e depois das 4 horas devolver o jabuti ao pátio, em função do efeito residual que esse produto tem. Minha cadela passa essas 4 horas no pátio dos fundos até a frente estar liberada, mas o jabuti pode sofrer no ambiente desinsetizado com o K-Othrine?
    Muito Obrigada pela sua resposta.
    Abraço!
    Carla Eliane Canfild

    1. Olá Carla,

      O veneno é bem específico para insetos e creio que o jabuti tenha que esperar as mesmas 4 horas que os outros animais. Porém seria bom averiguar isso com a própria empresa que produz o K-Ohtrine, a Bayer. Entre em contato através do SAC, geralmente eles respondem.
      Desculpa não poder ajudar nesse caso. (Caso consiga a resposta, deixa aqui nos comentários. Vai que outro tutor de jabuti tem a mesma dúvida).
      E muito obrigada pelo carinho!

      Abraços!

  36. Gostei muito. Muito útil a tua resenha. Você já conhece O K-Othrine CE 25 Bayer 250ml (de uso em ambientes é indicado para controle de baratas, moscas, mosquitos, traças e cupins e brocas-de-madeira). Será que é mais eficiente que o SC?

    1. Olá, Mayumi!

      Os dois são a base de Deltrametrina, porém o K-Othrine CE possui um concentrado emulsionável que, pelo que entendi, facilita a distribuição homogênea do veneno. Já o K-Othrine SC é um concentrado solúvel, que não possui essa propriedade facilitadora, porém possui um grande poder residual (continua agindo contra as pragas por um bom tempo). Pensando por esse lado, eu ainda prefiro o K-Othrine SC, pois um poder residual prolongado ajuda bastante a combater pragas como os carrapatos e as pulgas.
      São essas a diferenças que encontrei na descrição, além disso o K-Othrine CE não colocava carrapatos em seu espectro de ação, por isso tentei o SC.
      Espero ter ajudado. E obrigada pelo carinho em comentar!

      Abraços!

  37. Olá, passei K-othrine hj pela manhã nos rodapés da casa somente, e vou buscar meu filhote com 35 dias amanhã cedo ou seja hj dia 23/03 as 11:00 e vou buscar as 24/03 as 11:00 estou com medo de fazer mal p ele me ajude por favor

    1. Olá, Andréia!

      Desculpe-me pela demora, estava viajando e não vi a tempo.
      Como disse, a absorção dermal é muito pouca, então não haveria problema.
      O maior cuidado é de não ficar dentro do ambiente nas primeiras 4 horas, pois a inalação do produto pode causar intoxicação (eu já fiz essa besteira e fiquei com uma enxaqueca violenta!).
      E outro cuidado seria evitar a ingestão, isso sim dá muito problema. Então guarde em um local beeem alto, longe do alcance do pequeno.
      Só não entendi porque só passar nos rodapés.

      Abraços!

    2. Boa tarde parabéns pelas dicas e informações.
      Já deixei recado aqui sobre meu cachorrinho q peguei c 35 dias e havia borrifado K-othrine na casa 1 dia antes, graças a Deus deu tudo certo e não tivemos problemas, mas queria saber exatamente como aplicar o K-othrine na casa, é borrifando ou é com pano de chão, não terei problemas nas mãos ao ter q torcer o pano por várias vezes ao passar na casa, digo isso pq não tenho aquele rodo especial. Obrigada pela atenção. Bj

    3. A bula diz para pulverizar pelo ambiente, mas eu passo com esse rodinho e super funciona!
      Creio que o pano de chão tbm super funcionaria, só que para isso utilize luvas, ok?!
      E fico feliz que o animal esteja bem. Não esquece que você e ele tem que ficar no mínimo 4 horas longe do local e deixar o local aberto para ventilar.
      Obrigada pelo seu carinho!
      Beijos!

  38. Boa noite, Mayra.
    Muito profissional tua explanação.
    Meu nome é Rosa Maria e tenho mais de 30 gatos em casa e, como estou buscando uma maneira eficaz para eliminar as pulgas, achei a tua publicação. Vou usá-la.
    Obrigada

  39. Boa noite Mayra…
    Gostei da sua review.. Foi nela que eu passei a utilizar K-Othrine na minha casa!
    Que tipo de borrifador/pulverizador você aconselha para usar com o K-Othrine?
    Pois o meu estragou e eu acabei tendo que jogar o veneno que tinha restado nos vasos e pias, o que foi surpreendente, quando voltei do serviço, o pessoal aqui de casa tamparam todas as entradas de fossas de esgoto da casa pois estava brotando barata rsrs
    Eu tinha um pulverizador igual a este do link: https://static.wmobjects.com.br/imgres/arquivos/ids/2507268-344-344/.jpg

    Mas acabou me deixando na mão, pois a pressão dele travou e não parava de jogar veneno.
    Me aconselha algum modelo de pulverizador bom? Será que os da marca Vonder vão me atender?

    Abraços

    1. Paulo Henrique, aí você me pegou! Não sei nada acerca de pulverizadores.
      Infelizmente não posso te ajudar nessa questão.
      Fico muito alegre em saber que a resenha lhe ajudou em alguma coisa.
      Boa sorte com a compra do pulverizador. Depois, se descobrir um bom, deixa aqui nos comentários!

      Um abraço!

    1. Olá, Iara!

      Em ambientes externos só indico se forem acimentados. Esse produto não deve ser utilizados em terras, gramados e afins.
      Além disso, deve-se atentar para o fato que o composto é instável a luz solar, então é de bom tom preferir pulverizar o ambiente em horários com pouca incidência de raios solares.
      Os pássaros só se envenenariam se ingerissem o produto. Minha indicação é retirar qualquer fonte de alimento e pulverizar os locais acimentados no final da tarde. E ao anoitecer os pássaros não possuem tanta atividade.
      Espero ter esclarecido a dúvida.

      Abraços!

  40. Oi Mayra! Parabéns pelo blog e pelo teu trabalho aqui. Li o post, tooodos os comentários e posso dizer que me ajudou bastante. Há dias que tento descobrir algo que possa matar baratas sem que prejudique a minha gata. Tenho como deixar ela fora o dia todo, mas meu maior medo ainda é ela comer a barata envenenada. O alê tá com uma infestação terrível de baratinhas. A cada dia essas pestes se multiplicam e a minha Mulan vive atrás dessas coisinhas nojentas e muitas vezes come. Mesmo tirando ela de casa, há o risco de ela comer uma barata envenenada depois, né? É esse ponto que me preocupa.

    1. Olá Danni,

      Se sua gata tem o costume de comer baratas, indico que deixe ela fora por um período maior. Uns 2 ou 3 dias.
      Assim você dá bastante tempo para o veneno agir. E não se esqueça de dar uma varridinha na casa antes de buscá-la.
      No seu lugar faria isso. (E não se esqueça dos ralos, ok?!)
      Muito obrigada pelo carinho. E boa sorte com as malditas baratas.

      Abraços!

  41. Gostaria de pulverizar o kotrine em volta da casa,no pátio onde há uma infestação de formigas que estão destruindo tudo. Grandes formigueiros. Mas tenho um gato e um cão. Como devo proceder neste caso? O cão, dá pra prender por algumas horas mas e o gato?

    1. Olá, Janice!

      Não entendi qual o problema de prender o gato tbm. Não tem como deixar os dois dentro da casa enquanto elimina os formigueiros do quintal?
      Caso não consiga, tente levar para casa de uma amiga ou um hotelzinho.

      Abraços!

  42. Oi!

    Amei seu blog, estava procurando por Deltametrina e esbarrei aqui. Esse rodo que você mencionou, tenho em casa, mas para uso, deve-se deixá-lo de molho por 20 minutos antes da utilização, é conhecido como Mop Sekito. A minha dúvida é: Como você utiliza a Deltametrina SC 25 com ele? Coloca água no balde, dilui o veneno nessa água e então submerge o rodo nesse balde e depois passa pela casa? Mas assim o veneno não volta para o balde? Pois com esse rodo, há uma alavanca para remover a água.

    Com a água a Deltametrina não perde o efeito? Eu realmente não entendi. Pode me explicar o processo?

    1. Olá, Renata!

      Muito obrigada pelo carinho, é muito importante para mim esse retorno dos leitores. Me faz muito feliz!
      É preciso diluir em água, ele vem bem concentrado. Se não me engano, na bula traz a diluição para cada inseto (se não, há como achar o folheto da Bayer na internet). A eficácia está baseada na diluição certa.
      O rodo, eu não puxo a alavanca. Deixo ele bem encharcado e vou passando, criando uma fina camada por todo piso. Deu bem certo aqui em casa.
      Esclareci as dúvidas? Se não, eu tento responder de novo.
      Mais uma vez, obrigada pelo carinho!

      Abraços!

  43. Oi Tatiana, vc pode usar k otrine dentro dos armários inclusive guarda-roupas, limpe-os por dentro passe com o auxílio de um pano embebido no produto dentro dos locais desejados, aguarde no mínimo 2 horas para recolocar os itens internos.
    Eu estava com problema de traças e fiz da forma que descrevi , por Cautela aguardei 3 horas após passar o produto, e repeti a operação apos 30 dias, tirei do ambiente por 24 h crianças e pet.
    Resultado excelente.

  44. Olá, achei seu site uma graça!
    Eu gostaria de perguntar uma coisa… será se o K othrine acaba, ou pelo menos afasta, os corrodêncios? Estou sofrendo um bocado com isso aqui em casa.
    Já uso o K othrine para acabar com as baratas, mas uso apenas no chão. Será se posso passar dentro do armário da cozinha? Tenho um medo danado do veneno!
    Muito obrigada!!

    1. Olá, Tatiana!
      Para ser sincera é a primeira vez que escuto acerca desse inseto (é um inseto, certo?!).
      Como no rótulo está escrito “insetos rastejantes”, creio que funcionaria sim.
      Ele me ajuda com baratas, aranhas e carrapatos… Acredito que irá te auxiliar com corrodêncios.
      Se funcionar, volta e conta pra gente, ok?!

      Abraços!

  45. Olá Mayra Catharino!
    Muito interessante e altamente instrutivo o seu blog e em especial, para mim, este post.
    Eu uso “K-Othrine® SC” há muitos anos para combater, principalmente, formigas dentro de casa e de quebra manter longe as tão indesejadas baratas e outros insetos rastejantes.
    Faço em média duas aplicações por ano e tem dado muito certo.
    Eu estava pesquisando sobre a toxicidade do produto e encontrei o esclarecimento aqui no seu blog. Valeu!
    De acordo com o que eu sei, através de pesquisas na net, pois sou leigo, o único inseto que não morre com qualquer inseticida que seja aplicado é o escorpião. O único jeito de eliminá-lo é soltando galinhas d’angola no local (externo, claro) infestado por eles. Ou então o bom e velho pisão em cima esmigalhando em vários pedaços, sempre com um calçado de solado bem resistente.
    Portanto, para quem perguntou sobre pulgas, traças, aranhas entre outros insetos, eu digo por experiência própria, no caso de aranhas e traças, que o K-Othrine mata sim.
    Mas eu gostaria de lhe fazer uma pergunta: as traças que aparecem nas paredes caem mortas no piso após a aplicação e depois desaparecem por um tempo e aí começam a aparecer novamente uma ou outra. Onde é que esses insetos se reproduzem e se criam para depois aparecerem nas paredes da casa, já que eu aplico o veneno em todos os locais possíveis?
    Antecipadamente agradeço por qualquer resposta sua.
    Parabéns pelo blog e sucesso em sua carreira como veterinária.

    1. Esqueci de compartilhar o meu método de aplicação.
      Nas paredes, cantos e pisos eu uso um borrifador, mas como meu principal alvo são as formigas que insistem em querer habitar minha cozinha, eu uso uma seringa de injeção com uma agulha bem fininha e aplico nas pequenas ranhuras ou buracos que existem entre os azulejos depois de reparar por um bom tempo os caminhos delas. Tem que se fazer isso sempre ao mesmo tempo, ou seja, aplicar em todos os possíveis pontos de acesso ao formigueiro, pois senão elas encontram outros caminhos e fogem para aguardar o efeito do veneno não ser mais letal para elas e logo voltam.

  46. Boa Tarde, quando tempo demora para matar as baratas eu, borrifei em cantos, e ainda passei pano com o produto, gostaria de saber quando tempo demora para as baratas sumirem e morrerem? Caso passe na berada da porta e o produto seque no chão as baratas que passarem por la irao morrer?

    1. Olha, é bem eficiente contra baratas, mas não tenho o dado sobre o tempo que demora para elas morrerem.
      O K-Othrine SC deixa vestígios do produto por um tempo, o que auxilia no combate das baratas, além de afastá-las. Então mesmo seco ainda tem efeito.
      Borrifar na berada da porta auxilia sim!
      Mais informações somente com a empresa.
      Espero ter ajudado um pouco.

      Abraços!

  47. Gostaria de saber se o K-Othrine SC 25 é eficaz contra ARANHAS. (me indicaram em uma agropecuaraia, mas estou com dúvida).

    Tenho uma grande infestação de aranhas em minha casa (casa com forro de madeira).
    Na maioria são filhotes (menos de 1 mm) que andam por tudo.

    Elas estão em todo lugar inclusive nos armários de louças e roupas, na dispensa, paredes…

    Em fim, se este produto servir para este fim, vou passar nas paredes e chão com pano.

    Muito bom o Blog, parabéns.

    1. Olá Rafael,

      Bom, no tanto na embalagem, quanto no folheto que a Bayer disponibiliza, apenas diz “insetos rastejantes”. (se quiser conferir, só clicar na palavra folheto, irá te encaminhar para lá). Acho essa definição um pouco vaga.
      Porém já utilizei em algumas aranhas aqui em casa, com um borrifador, e deu super certo!
      Como na sua casa trata-se de uma infestação e pelo visto não é pequena, recomento pulverizar mesmo, todos os cantos, inclusive armários (há bombas específicas para isso). Após a aplicação, deixar tudo aberto por uns dias. E claro, não ficar dentro de casa nesse período.
      Se você aplicar somente em alguns lugares, corre o risco dos aracnídeos se esconderem em outros locais, os quais não tenha pulverizado. Acredito que se pulverizar tudo, seus problemas irão acabar (ou diminuir drasticamente).
      Espero ter ajudado.
      Muito obrigada pelo carinho!

      Abraços!

  48. Não tenho como tirar os meus gatos de casa, se eu deixá-los em um comodo separado durante o período em que realizar a aplicação (ex: banheiro), terá algum problema?

    1. Sim, Ericka. Será um baita problema!
      O cheiro é muito forte, ainda mais para os animais domésticos que possuem o olfato mais aguçado. Corre o risco do cheiro passar para o ambiente que eles estão.
      Além disso, o ideal é passar em toda a casa e deixá-la aberta. Talvez tenha que pedir um favor para algum amigo, verificar um hotelzinho ou até mesmo procurar lares que hospedem animais, como é o exemplo da plataforma DogHero que falei nesse post aqui.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Abraços!

  49. Olá Mayra, tudo bem? Já comprei o veneno e vou passar na minha casa por conta de baratas. Só que eu tenho 4 gatos que são minha vida, então eu vou me previnir de todas as formas. Sera que se eu retirar os gatos de casa, aplicar pela manha, bem cedinho, aguardar ate o fim da tarde, e depois lavar minha casa, o efeito do remédio irá por agua abaixo? Um de meus gatinhos é quase um cachorro, e lambe tudo o que tem na frente. Tenho medo de lamber o chão, ou se esfregar demais e depois lamber o pelo… Não sei. Quero previr de todas as formas. Obrigada 🙂

    1. Olá Thaynara,
      O site da Bayer disse que precisa de uma carência de 4 horas para introduzir animais no ambiente. Como gatos são animais bem sensíveis, se puder deixe um dia inteiro fora. E durante isso a casa bem aberta.
      Não aconselho lavar assim, logo após, porque o efeito dele irá se perder. E como disse no post, a absorção dérmica é pequena.
      O problema é ficar no ambiente nas primeiras horas, principalmente sem ventilação. Há uns meses atrás acabei cometendo esse erro e me causou uma baita enxaqueca. Então cuidado!
      Espero ter esclarecido a dúvida.

      Abraços!

    1. Risco sempre há, mas não conheço casos. Geralmente as baratas são espantadas com o K-Othrine e mesmo envenenada, costumam migrar para outros locais onde morrem. Porém o seguro morreu de velho!
      Ficar de olho e se o animal comeu, atenção redobrada. Se ele apresentar algum comportamento anormal, levá-lo ao médico veterinário de sua confiança.
      Espero ter esclarecido.

      Abraços!

  50. Achei seu post procurando alguma coisa para passar na minha égua que afaste as mutucas, enquanto cavalgamos. Achei seu post ótimo, apesar de não ser a resposta para o que busco. Você saberia o que eu posso usar? Repelentes comuns não funcionam com mutucas (aquele mosquito que parece uma mosca, tem uma picada dolorida, e que 2 dias depois incham e coçam desesperadamente). Picam inclusive por cima de calça grossa. Agradeço se tiver uma resposta.

    1. Oi Maria Alice,

      Muito obrigada pelo incentivo!
      Meu conhecimento é muito pouco em relação à cavalos, mas já vi algumas pessoas usarem um spray de citronela, mas não sei o nome comercial. Ele afasta mosca, seria uma boa tentar isso para afastar mutucas. Se funcionar ou achar algo, me avise, que assim já fico sabendo para passar para outras pessoas.

      Abraços!

  51. Ótimo, são essas coisas que enchem a internet de orgulho… o compartilhamento responsável de saberes. Parabéns!

  52. Nós usamos em nossa casa o k’otrine há uns 16 anos. É a única cisa que funciona. Somos quase nômades de tanto que mudamos de Estado e/cidade e, em todos os ambientes em que moramos, casas ou apartamentos, velhos ou novos, aplicamos esse veneno. Tenho pavor daquelas ‘bichas’ que nem consigo pronunciar o nome e nem ollhasr imagem. Quando comecei a ler fiquei com medo de rolar a tela por causa da imagem lá em cima…. heheheh rolei devagar e vi que era um nojento também mas não a dita cuja. Enfim, usem com os cuidados que se deve ter e podem confiar. Nunca vi nada mais seguro.

    1. K-Othrine também me salva bastante, mas quando encontro um ou dois parasitas no cachorro, opto por produtos que se aplica no animal. Apesar de eficiente, dá um certo trabalho passar o K-Othrine, além de não proteger o animal de futuras infestações.
      Indico K-Othrine para quando a situação é mais complicada, hahahaha!

  53. Olá! adorei as informações.
    Eu estou com problemas de pulgas na minha casa.
    Na verdade, depois de colocar aquele veneno nos meus gatos, (o que vai na nuca), as pulgas começaram a picar a mim!
    Não sei o que fazer. comprei o K Otrine, mas não sei se ele mata as larvas também.
    Estou sendo picada à noite… Posso passar na minha cama?
    O que faço com a roupa de cama? Lavar já é suficiente?

    Desculpa as mil perguntas, mas lá no pet que eu frequento não me souberam responder.
    Obrigada!

    1. Olá, Andréia!

      Fico feliz em saber que as informações ajudaram.
      Recomendo jogar fora tudo o que der, principalmente caminhas e objetos de panos do animal. Além disso, a limpeza diária é importante para dar um fim nessa infestação. Aspirador será seu melhor amigo! (Não esqueça de esvaziá-lo sempre).
      O K-Othrine SC pode auxiliar muito, mas só recomendo passar em chão e paredes. Como está muito grande o problema, recomendo usar semanalmente. Tomar cuidado com o gato.
      Para móveis, como se trata de pulgas, há um produto chamado Fleegard que é específico para aplicar em estofado. Nunca usei, mas creio que é melhor optar por um produto específico para a mobilia.
      O problema de lavar na máquina é que as pulgas podem ficar no filtro e vivas. Se for optar por deixar de molho no K-Othrine, lave novamente após e deixe secar bastante tempo no Sol, pois os raios UV tiram a eficácia do veneno e espantam as pulgas. Exponha o colchão ao Sol tbm, o máximo que conseguir. Pelo menos é isso que eu faria no seu lugar.

      Depois me dê o retorno se funcionou. Estarei torcendo por ti.
      Abraços!

  54. Esse final de semana descobri o que, de acordo com pesquisas na internet, deve ser uma infestação de “ácaros de madeira”. São pontos brancos quase microscópicos, que se movem. Parece caspa.

    Será que a praga é essa mesmo?

    Será que K-Othrine® SC seria eficaz?

    Obrigado.

    1. Olá Fabiano,

      Não posso afirmar nada acerca da infestação de sua casa, mas creio que K-Othrine SC possa ser eficiente sim, pois ele é desenvolvido para insetos rastejantes o que demonstra sua ampla ação (só ficar atento para a diluição).
      Importante respeitar o uso de equipamentos de proteção individuais (luva, calçado etc) e o tempo para retornar ao local. Afinal, é um veneno.
      Espero ter ajudado.

      Abraços!

  55. Ótimo post. Eu utilizo o produto para dedetizar meu minúsculo apartamento e tive sucesso para o controle das pulgas. Tenho um gato e não tive problemas. Apliquei com pano bem molhado e aguardei o local secar e arejar totalmente, cômodo por cômodo sem retirar o gato de casa. Estes parasitas são verdadeiras pragas, meu animal nunca sai na rua e mesmo assim foi necessário fazer este processo. Existem pessoas que acreditam que apenas os animais transportam pragas pro lar! Parabéns pelo blog!

    1. Que ótimo, Meme!

      Fico feliz em saber que o post foi útil.
      Às vezes nós mesmo carreamos as pragas para dentro de casa. Isso acontece direto comigo, carrapatos vivem ficando presos nas minhas roupas que uso nas aulas do curso de veterinária.
      Há também um produto para pulgas, o Fleegard. É um spray que pode utilizar nos móveis. Nunca testei, mas talvez possa ser útil.

      Abraços!

  56. Mayra, muito bom seu post. Mas não vi a informação sobre quantas vezes deve-se usar o K- Othrine. Qual a periodicidade de uso?

    1. De forma alguma Kelly!
      Cada produto é desenvolvido especificamente para uma função. Mesmo sendo a mesma base, os veículos mudam e a concentração também.
      A baixa absorção e o baixo risco é referente ao contato indireto, através do ambiente. Ou seja, NÃO se deve usar em animais.
      Para isso existe produtos específicos, como por exemplo o Frontline.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Abraços!

    1. Olá Ingrid,

      Creio que sim, apesar da bula não especificar. Não sei se a pulga está dentro do que eles consideram insetos rasteiros. Como o K-Othrine em pó é um inseticida aconselhado para pulgas e possui o mesmo princípio ativo – a deltrametrina, que é um piretróide -, acredito que só diferencie do K-Othrine SC 25 no quesito de apresentação.
      Juntamente com isso, você pode usar o Freegard que pode ser usado em poltronas, carros, estofados. Além de claro colocar um remédio apropriado no animal, esses que comentei são para o ambiente.
      Para infestações sempre é bacana fazer uma controle múltiplo.
      Espero ter respondido suas dúvidas.

      Abraços!

  57. Dúvdia: se um cachorro de porte pequeno (shih-tzu) comer uma barata envenedada com k-othrine pode se intoxicar e morrer? Preciso encontrar um veneno para baratas, mas que seja seguro para meu cachorro. Posso retirá-lo de casa até por alguns dias, se preciso for, mas não quero que ele corra risco algum de saúde. Ele é bastante alérgico e eu também. Certa vez chamei uma empresa de dedetização, por conta de uma infestação de carrapatos. De acordo com eles usaram fipronil (não sei se estava misturado…) e ele passou muito mal, mesmo limpando todos os ambientes após a secagem e ele só voltando quando estava tudo limpo.Tive que levá-lo para a emergência de madrugada pra tomar antitóxico e atropina. Não quero passar por esse susto nunca mais. Se conhecer algo natural que não faça mal, aceito a indicação. Obrigada.

    1. Olá Vlá,

      Já respondi suas dúvidas via e-mail, mas irei responder aqui novamente para as outras pessoas saberem das respostas. E sim, um cachorro pode se envenenar caso coma uma barata com k-othrine. A maioria das intoxicações ocorrem por via oral e essa é uma hipótese que não podemos descartar.
      O recomendado pela empresa são 4 horas longe do local, mas se puder ficar um dia todo é melhor (afinal, muito mais seguro pecar pelo excesso de cuidados!).
      O fipronil é um fenilpirazol e possui um mecanismo de ação diferente dos piretróides. K-othrine pode ser uma opção, mas indico conversar com o médico veterinário do seu cachorro antes de usar. Talvez testar se ele é alérgico a isso antes de passar na casa toda. E lembrar de na hora de colocar o animal no ambiente que foi utilizado o produto, fazer isso dentro do horário comercial, pois se ele tiver alguma reação, você não passa tanto aperto para socorrê-lo.
      Não conheço opções naturais e geralmente as susbstâncias industrializadas partem de compostos encontrados em plantas. Não é por ser natural que não ocasiona uma reação, mas pode ser uma opção válida caso encontre uma. Mas terá que ter os mesmos cuidados, pois ele pode ser alérgico a isso também.
      Espero ter respondido todas as dúvidas.

      Abraços!

  58. Oi, eu amei o seu blog, estou lendo-o ”de cabo a rabo”.

    O K-Othrine SC 25 tem odor forte? Me recomendaram para traças (minhas paredes estão dominadas, por essas de roupas), mas, gostaria da sua opinião, quero saber se posso pulverizar nas paredes, se o produto deixaria manchas.

    Perdoe a leiguice, mas, encontrei também um produto chamado DECATHRINE SC 25, pode ser usado como opção ao K-Othrine SC 25?

    Aguardo retorno,
    Nina

    1. Em qual post vc respondeu a essa pergunta, Mayra? Também quero saber se os dois são eficazes. Obrigada!

    1. Olá Paulo,

      Pois é, eles bem que poderiam colocar na embalagem “ambientes internos e externos”. Sairiam ganhando com isso.
      Outra coisa ruim é pulverizar a casa toda, acho isso bem complicado. Eu geralmente coloco uma fina camada e isso já basta.

      Obrigada pelo toque.
      Abraços!

    2. Eu uso o produto assim: Pego uma garrafa pet com o produto diluído e faço uns furinhos na tampa, de forma que sai um borrifo bem fino e assim passo na casa toda.

    3. É uma boa saída, Marcos!
      Mas não se esqueça de diluir corretamente e nem usar mais produto que o necessário… O planeta agradece 😉

      Abraços!

    1. Creio que sim, Cristiana.
      Mas o ambiente deve ser previamente limpo, pois a matéria orgânica presente pode atrapalhar o desempenho do produto.
      Lembre-se que o K-Othrine é um veneno, então é necessário utilizar equipamentos de segurança individuais como calçado fechado e luvas.

      Se o problema for carrapatos, há um post que fala sobre outros manejos
      http://divaveterinario.com.br/2015/02/19/2291/

      Abraços.

    2. Cristiana,

      Verifiquei no site da Bayer e eles não recomendam passar com pano e sim pulverizar o local. Algo que eu acho meio inviável. Caso passe com pano, tente deixar bem úmido o ambiente (que é o que eu faço com o rodo).

      Abraços

    1. Esse é um grande problema Juliana, pois ele é muito tóxico para animais aquáticos.
      Por isso sempre tomo cuidado para diluir somente o necessário. Irei pesquisar sobre e qualquer coisa te respondo novamente, ok?!
      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Abraços!

    2. Juliana,

      Verifiquei com o SAC da Bayer e a recomendação é descartar no esgoto mesmo (acho bom diluir bastante, pois se não vai sair muitas baratas na vizinhança!). O frasco deve ser lavado 3x e pode ser descartado em lixo comum.
      Perguntei se não havia um recolhimento dos frascos nas casas agropecuárias, como os dos agrotóxicos (que possui até uma lei sobre isso), mas foi dito que não. Caso a loja agropecuária queira recolher os frascos de seus clientes, basta entrar em contato com a Bayer através do 0800 0179 966.
      Espero ter ajudado.

      Abraços.

  59. Ótima informação! Amanhã farei isso em casa! Eu uso um veneno de 6 em 6 meses para pulgas no ambiente e assim protejo meus Pets! Fleegard da Bayer também!

    1. Realmente K-Othrine é uma mão na roda, mas é importante conhecer a droga, o parasita e o manejo.Como reparei que muitos leitores meus tem problemas com carrapatos, fiz um post dando algumas dicas: http://divaveterinario.com.br/2015/02/19/2291/
      A pulga em si é bem mais fácil de combater que o carrapato, em breve farei um post dando dicas sobre isso, ok?!
      E está anotada a sugestão do Fleegard, irei pesquisar sobre.

      Muito obrigada pelo comentário Ana Laura, esse retorno é sempre muito importante!
      Um super beijo!

Gostou? Então comenta!