Divã Veterinário
Livros

Livro: Todos os Animais Merecem o Céu

Mayra Catharino557 views

Hoje trago uma proposta bem diferente: Uma resenha de um livro. Esse post não será fora do comum somente por tratar de um livro, mas sim de um livro espírita. Como alguns de vocês já sabem, sou kardecista desde meus quatro anos de idade e a espiritualidade é um assunto bem comum no meu cotidiano.

Para os que não entendem muito bem, vou explicar bem rapidinho e de forma absurdamente resumida. Espiritismo é um ramo do Cristianismo, o qual consiste na crença da vida após a morte, ou melhor, na continuidade da vida. – Prefiro o termo kardecista, pois as pessoas imprimem muita misticidade e negatividade a palavra espírita. Não sei o por quê disso. 

Dada uma breve explicação, já podemos entrar no assunto de hoje. – Lembrem-se que trata de uma crença, não só minha, mas de muito. Então, respeito na hora de comentar, por favor!

PGN_ID_P5E408.qxd (Page 1)

Todos Animais Merecem o Céu” é um livro psicografado por Marcel Benedeti com auxílio do seu mentor Francesco Vita. Marcel era um médico veterinário e sua ligação com o mundo espiritual nos trouxe algumas respostas das inúmeras perguntas sobre nossos amigos de quatro patas. – E também dos nossos amigos de asas e de nadadeiras. Até dos insetos!

Para ser sincera, esse assunto sempre me despertou uma gigantesca curiosidade. Desde pequena ficava imaginando como era o processo evolutivo dos espíritos dos animais, a dinâmica da reencarnação deles, como os animais em sofrimento eram assistidos pelo plano espiritual … Enfim, muitas perguntas.

Mas apesar desses intermináveis questionamentos, nunca procurei saber. Não procurei saber por medo. Tive medo de me decepcionar, de ficar ressentida com Deus, pois desde criança acreditava que animais, como cães e gatos, eram individualizados e que sua evolução espiritual era próxima de nós humanos. – Se você tem algum receio como o meu, fique tranquilo. A espiritualidade dos animais é surpreendente e com certeza não irá decepcionar ninguém. Muito pelo contrário, há muitas surpresas.

Estava namorando alguns livros de longe, porém nunca tomei iniciativa de comprar. Até que um dia, minha mãe trouxe de presente esse livro do Marcel. – O outro lado sempre dá uma ajudinha, ou melhor, uma empurradinha.

DSC04040B

A estrutura do livro é meio confusa, pois começa com uma homenagem da editora ao autor, em seguida vem uma apresentação de Marcel feita pelo mentor, o Francesco, e em terceiro, a história. São partes escritas por pessoas diferentes, o que torna tudo, no início, sem pé nem cabeça. – Falando assim nem parece tão bagunçado, mas é que a apresentação é escrita como uma história e você acaba pensando que já é a trama principal.

Vencendo as páginas iniciais (homenagem e apresentação), que particularmente achei bem maçante, conhecemos Guilherme, nosso protagonista. A cena inicial é de uma égua, em idade avançada, dando luz no meio da madrugada. Como vocês puderam supor, nosso protagonista também é médico veterinário, porém um médico veterinário ateu. No decorrer da história e dos casos, o personagem vai despertando para o mundo espiritual.

As informações sobre as espiritualidade dos animais são fornecidas juntamente com o aprendizado e esclarecimento do médico veterinário. Afinal, somos todos iniciantes nesse tema, certo?! Por isso, muitas vezes nos vemos no lugar de Guilherme.

DSC04042B

Nesse livro você irá encontrar sobre a colônia espiritual para animais, o tratamento que recebem ao chegarem do outro lado, o agrupamento e a individualização das espécies, o significado da dor e os mecanismo que evitam ela, o papel deles na nossa saúde, a permanência de alguns no plano espiritual … São tantas, tantas informações sobre os animais que não consigo coloca-las em palavras. – E algumas são tão surpreendentes e surreais que não vou comentar para não estragar a surpresa, hahaha!

Um dos poréns do livro é a velocidade com que os fatos acontecem. O tempo na narrativa uma hora corre demais e na outra parece em câmera lenta. Claro que isso é importante para enfatizar o que é necessário, mas dá para perceber nitidamente quando ocorre, o que acaba incomodando um pouco. Além disso, cada página do livro é saturada de informações, sendo muitas delas complexas até demais – tive que algumas vezes dar um tempo para minha cabeça assimilar e aceitar tanta coisa. Por isso recomendo um estudo bem caprichado da doutrina antes de se aventurar pelos capítulos de “Todos os Animais Merecem o Céu”.

Esse livro traz não somente conhecimento, traz também alivio para inúmeros corações. Desde aqueles que doem devido à perda de um amigo, até os que se afligem pelas absurdas maldades que alguns seres humanos cometem contra essas almas inocentes. Há toda explicação de como a espiritualidade se organiza e se esquematiza para estar presente em todos lugares, não faltando auxílio a nenhum dos pequenos. Eles estão presentes nas diversas situações e o livro ilustra bem isso. Há cenas de incêndio na floresta, de pesca predatória, de abate de animais, de atropelamentos, de cirurgias, entre muitas outras.

DSC04043B

Outros assuntos muito interessantes como a terapia assistida por animais e o consumo de carne também são abordados.

E por último, não posso deixar de falar alguns aspectos físicos da obra. A editora do livro é a Mundo Maior. São 331 páginas com letras visíveis, porém alguns erros de pontuação acabam perdendo o leitor na narrativa, obrigando-o a reler algumas partes. A capa é uma montagem não muito impressionante, mas que tenta retratar um pouco da maravilha que é a colônia espiritual – eu particularmente acho que o livro merecia uma capa mais caprichada.

Mas, apesar de todos os poréns, é um livro EXCEPCIONAL. Cada parágrafo é um universo novo que desperta as melhores sensações no leitor. SUPER recomendo!

Espero que com essa resenha quilométrica, o interesse em ler a obra tenha despertado. É muito difícil falar sobre um livro, sem contar sobre, sem dar spoiler. Fiz o meu melhor e espero ter agradado.

Um BIG beijo e até a próxima!

Direitos autorais das fotos – clique aqui

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!