Divã Veterinário
Locais e Serviços

Selo T4P: Qualidade, segurança e conforto para nossos mascotes

Mayra Catharino266 views

O conceito de passeio está sendo modificado com o passar dos anos. Não que as caminhadas diárias tenham perdido sua importância, afinal seu amigo peludo necessita meter o focinho em cheiros novos e o esqueleto para andar. O que acontece é que cada vez mais entendemos que cães e gatos são indivíduos complexos e precisam de um ambiente estimulante.imagem_01BNessa nova demanda por atividades diferentes, e até mesmo por opções de passeios que possibilitem um maior tempo do tutor com seus animais, surgiu o Turismo 4 Patas, uma empresa especializada em Turismo Animal. Em uma entrevista aqui no Divã Veterinário, Larissa Rios explicou um pouco do seu trabalho. – Se ainda não conferiu, está esperando o que? Corre lá!

Além de organizar vários roteiros divertidos que satisfazem a necessidade dos animais de estimação e de seus humanos, a T4P também avalia estabelecimentos denominados “Petfriendly”, aqueles que permitem a convivência de pets e humanos. Os que são aprovados ganha o selo T4P!

A entrevista de hoje é sobre isso! Lari nos contará um pouco mais sobre estabelecimentos e seus selos.12310485_541564386009428_8023386197048035939_nB

  • Quais estabelecimentos podem ter o selo T4P?

Atualmente, qualquer estabelecimento pode ter o nosso selo. Hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, lojas, cafeterias, meios de transporte, etc. Desde que tenha algum diferencial, seja na sua estrutura ou nos seus serviços, para receber adequadamente os mascotes.

  • O que é necessário para ser petfriendly? Só aceitar animais?

Não basta “aceitar”. Tem que RECEBER! 

Nós temos alguns critérios estabelecidos para isso. Algumas adaptações necessárias para que o pet permaneça no local com segurança e conforto, enquanto acompanha seu tutor. Mas não é nada de outro mundo, ou que precise fazer reformas ou quebrar paredes com investimentos pesados. Basta um pouquinho de boa vontade e uma grande dose de hospitalidade e já é um bom inicio.

1B

  • Para os estabelecimentos interessados no selo T4P, como eles devem proceder?

Primeiramente, entrar em contato conosco para que possamos saber que tipo de estabelecimento é e iniciarmos o processo de certificação.

No caso dos meios de hospedagem, o processo do selo é um pouco mais complexo pois são locais onde o pet, normalmente, permanece por mais tempo. Então demos uma atenção especial. Criamos 3 categorias – Standard, Premium e Super Premium – que vão de acordo com a lista de itens a cumprir/oferecer. É preciso que um representante da T4P visite o local para atestar as condições e, durante a visita, oferecemos um treinamento à equipe de funcionários, sobre o perfil deste público, conhecimentos básicos sobre comportamento animal, normas de segurança, dicas de atendimento e ações de hospitalidade, etc. Também oferecemos uma consultoria permanente que os auxilia desde a elaboração da Politica de Hospedagem Pet, até a solucionar possíveis problemas que venham surgir em suas futuras hospedagens.

Os demais estabelecimentos (restaurantes, shoppings, lojas, etc), recebem um selo único. Temos que visitar o local ou testar o serviço.

DSCN8034B

  • Alguma dica para quem vai utilizar esse tipo de serviço pela primeira vez?

Antes de mais nada, conhecer o perfil do seu mascote e assim saber se ele vai curtir o lugar. Há cães que não curtem passeios em locais fechados, como shoppings, por exemplo. Então, de nada adianta tirá-lo de casa, para fazer algo que o entediará… Ainda que o estabelecimento seja super petfriendly. Tem que ser seguro, confortável e divertido para o mascote.

E conhecer e respeitar as normas dos locais também é muito importante. Não podemos esquecer que ser petfriendly não significa ser exclusivo para pets. Outros frequentadores – que não, necessariamente, gostem de animais – também estarão por lá. E, seja qual for o motivo deles para não gostarem dos nossos mascotes, devem ser respeitados. Bons modos, respeito e etiqueta são essenciais para pets e tutores. Assim seremos muito bem-vindos, sempre, em qualquer lugar, cada vez mais.

  • Há algum lugar onde possamos encontrar o nome de todos estabelecimentos com selo do T4P?

Sim, em nosso site temos uma ferramenta de busca onde um dos filtros disponíveis é a certificação.

  • E avaliações das pessoas que já se hospedaram nesses locais? Temos acesso?

Sim. Cada estabelecimento cadastrado em nosso site, possui uma pagina própria (basta clicar em cima do nome), onde se encontram informações úteis gerais, informações especificas sobre a recepção dos pets e os depoimentos. Incentivamos sempre a todos que conhecem os locais que estão em nosso site, a contribuir com suas experiências, pois isso pode ajudar muito outros tutores que estão na busca de opções legais para curtir com seus mascotes.

imagem_02B

  • Se ocorrer algum problema nesses locais, como devemos agir?

Além de comunicar ao responsável pelo estabelecimento, o feedback para nós, da Turismo 4 patas, é valiosíssimo. Nós, com certeza, iremos conferir, juntamente ao estabelecimento, o que ocorreu e auxiliá-lo a corrigir a situação para que não se repita. Ou, ainda, se for o caso, excluí-lo de nossa lista.

  • Há alguma indicação especial? Alguma hospedagem que lhe garantiu momentos inesquecíveis?

Ahhhh tantas… Difícil falar apenas de algumas…até porque, iria considerar o meu perfil e o perfil das minhas mascotes. Todos os estabelecimentos a quem concedemos o nosso selo são indicações especiais. Porque se mereceram a certificação é porque se empenharam, de alguma forma, em nos receber. Do contrário, não os aprovaríamos.

imagem_01 (1)B

E você? Qual lugar gostaria que seu amigo de quatro patas te acompanhasse? Conta para gente! E não esquece de passar lá no site do T4P… Vai que sua vontade já pode ser realizada, e com um diferencial, toda a segurança do selo de qualidade deles!

Um SUPER beijo e até a próxima!


Direitos autorais das imagens: Todas as fotos foram retiradas do site do Turismo 4 Patas.

Redes Sociais do Divã Veterinário: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!