Divã Veterinário
Notícias

Serviço de Atendimento Móvel Veterinário (SAMUvet)

Mayra Catharino271 views

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada pelo sul do Brasil. Esse amor não é proveniente somente das lindas paisagens, das temperaturas mais frias e da beleza da população local. A afeição surgiu e cresceu ao ver o desenvolvimento das cidades, da educação das pessoas e, principalmente, do respeito pelos outros e pelos animais. – Eu (um dia) morarei no sul! Podem registrar, hahahahahaha!

Claro que estou generalizando, nem todas as cidades são assim, mas vamos tomar como exemplo Florianópolis. A querida capital de Santa Catarina foi a primeira cidade a disponibilizar um Serviço de Atendimento Móvel Veterinário (SAMUvet). Apesar de ser exclusivo para animais de rua e comunitários – nome que se dá ao animal de rua que moradores de um bairro cuidam – e poder ser acionado somente pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, ainda assim é um serviço pioneiro e de muito destaque. – O SAMUvet foi inaugurado e está na ativa desde o dia 01 de outubro do ano passado.

samuvet

E não se engane, esse serviço não atende unicamente pequenos animais. O SAMUvet, além de ser equipado com maca, caixa de transporte e todos materiais necessários para uma emergência, também conta com uma carreta para atender grandes animais.

samuvet 2

Inicialmente o SAMUvet está atendendo os seguintes casos:

  1. Animais de rua atropelados que estejam em via pública;
  2. Animal feroz que tenha de fato atacado pessoas em via pública, que não tenha proprietário;
  3. Cavalo solto em via pública que esteja colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco, que não tenha proprietários;
  4. Animal oriundo da prática da farra do boi, que esteja contido no local.

E esse trabalho é um dos inúmeros que a prefeitura de Florianópolis realiza. No site do órgão Bem-estar Animal, você encontra outras atividades, como a de controle populacional, consultas veterinárias e de doação de animais.

06_06_2013_16_30_f5b9c4c181e74617c73120a49bb5c7b0

No início desse ano, a cidade de Cachoeirinha (RS) seguiu o exemplo e também inaugurou um SAMU Vet. Também atendendo somente animais de rua e comunitários. – Eles tem até uma página do Facebook aonde postam fotos.

samuvet 3

E pode ficar animado, pois há muitos Projetos de Leis de outras cidades que almejam instituir o mesmo tipo de atividade – Apesar do atendimento médico público ser precário no Brasil e saber que existe grande probabilidade de ter a mesma falta de qualidade nos serviços prestado aos animais, não deixa de ser um começo, uma mudança.

E qual opinião de vocês sobre essa “novidade”? Conte-me aqui nos comentários! E se gostou da ideia, compartilhe com outras pessoas esse texto. Espero dar mais notícias como essa para vocês!

Um super beijo e até a próxima!


Direito autorais das fotos: As imagens foram retiradas do site da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do perfil da Prefeitura de Cachoeirinha no Facebook.   

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

Gostou? Então comenta!