Divã Veterinário
DiversosLegislação

Transporte de animais – Carro

Mayra Catharino3 comments475 views

O carro é uma das invenções que mais facilita o cotidiano, pois descomplica e otimiza inúmeras tarefas. E muitos utilizam dessa facilidade para levar os animais de estimação em pet shops, passeios distantes e até mesmo junto nas viagens.

transporte de animais 1

Porém a maioria das pessoas esquecem um cuidado importantíssimo: a segurança de seu amigo. Quando estamos no carro, não utilizamos cintos para nos proteger caso haja acidentes? O que aconteceria com seu pet, se o seu carro se envolvesse em uma batida?

transporte de animais 2

Há inúmeros produtos no mercado para garantir uma viagem segura. Os mais simples consistem em um cinto que possui um ganchinho na ponta (igual ao da guia) para prender no peitoral e na outra extremidade a parte metálica para afivelar no cinto do carro. Porém esse acessório de segurança NÃO deve ser utilizado no banco da frente, pois permite uma certa movimentação do animal, o que pode causar distrações ao motorista.

transporte de animais 3

Esse dispositivo deve ser utilizado SOMENTE com peitorais, pois realmente funcionará como um cinto de segurança, evitando a projeção do animal. (Caso seja acoplado nas coleiras de pescoço, resultará na asfixia dos pobrezinhos).

Também se encontra no mercado, peitorais de segurança, que são uma versão completa desse primeiro tipo.

Os dispositivos mais elaborados parecem uma cadeirinha, são presos ao banco e permitem pouca movimentação do pet. Esse produto pode ser utilizado no banco da frente. Os pontos fortes desse estilo são a proximidade e visualização (quem anda sozinho com o pet no carro, vai entender!). Porém o limitante dessa opção é o tamanho do animal.

transporte de animais 4

Há pessoas que preferem utilizar a caixa de transporte, porém se não estiver fixa, o pet continua correndo o risco de se machucar caso haja algum problema.

transporte de animais 6

Mas, infelizmente, não é só comprar os produtos. Nós consumidores estamos indefesos contra as promessas falsas dos fabricantes. Testar produtos para seres humanos já é uma enorme dificuldade, imagina para nossos amigos de quatro patas. Porém podemos respirar aliviados, pois a Center for Pet Safety (CPS), uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, testou em 2011 alguns dos dispositivos de segurança feitos para animais que estão no mercado americano (somente os peitorais de segurança, vamos torcer para realizar dos outros também!)

transporte de animais 6

Para o estudo piloto foram utilizados produtos desenvolvidos para animais na faixa de 50-85 libras, que convertendo seria aproximadamente 23-38 quilos. Os animais mais pesados são os mais complicados de criar um cinto seguro, pois sua massa mais a aceleração da batida faz com que seus corpos se “tornem” muito mais pesados. Os resultados foram alarmantes, 100% das marcas testadas foram reprovadas.

teste-batida-carro-cachorro

A Sleepypod modificou seu produto e encontrou em contato com a CPS. A remodelação do cinto foi um sucesso, tanto que a marca foi nomeada a top 2013, pois resolveu os problemas de desempenho da maioria dos dispositivos. Mas ainda sim, somente os cintos para animais de porte pequeno e médio são seguros, o cinto para grandes raças ainda se rompe no teste.

transporte de animais 7

A AllSafe, uma marca alemã, foi inclusa nos testes posteriormente (em 2013). Seu desempenho foi admirável, porém o produto ainda não protege totalmente o animal por não mantê-lo junto ao banco devido à sua extensa correia. Quando foi testado novamente sem ela, protegeu o animal de maneira eficaz. Na minha opinião, a opção mais segura para quem possui pets grandes.

transporte de animais 7

A CPS não utiliza animais vivos para o teste (e sim, bichinhos de pelúcia). Além de claro, não ser associado a nenhuma empresa do ramo. Irei deixar os todos links no final do post para as pessoas que quiserem ler mais sobre e assistir os vídeos. (As gravações dos testes são protegidas e sua reprodução somente é possível no site da CPS)

Outro ponto importante sobre o transporte de animais é a legislação. Deixar o cachorro com o rosto para fora ou no colo do motorista é contra a lei. Segundo o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro“conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados” é infração grave sujeita a multa e retirada do veículo. (E isso inclui as “caçambas”).

transporte de animais 8

Já o artigo 252 inciso II, diz que “dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas” é infração média sujeita a multa.

transporte de animais 9

O cinto de segurança para animais em si, não é obrigatório. (Deveria!)

Mas lembre-se que a segurança de seu animal é de sua responsabilidade e deve ser tratada com atenção.

transporte de animais 10

Deixem seus comentários, sugestões, dúvidas, para que eu possa saber quais assuntos devo trazer com mais frequência aqui no blog. Caso alguém saiba aonde encontrar os produtos da Sleepypod e da AllSafe para comprar aqui no Brasil, por favor, nos informe nos comentários!

Um super beijo e até o próximo post!


Links para mais informações:

  1. Estudo piloto da Center for Pet Safety – clique aqui
  2. Premiação e gravações do testes da Sleepypod – clique aqui
  3. Inclusão e testes da AllSafe – clique aqui

Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

 

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

3 Comments

  1. Olá, tudo bem? Procuro um cinto para meu cão, mas fiquei MUITO insegura ao ver os testes. Sobre a marca AllSafe, como faço para adquirir o produto aqui no brasil?

    1. Nem me fale, Tamires! São de assustar mesmo.

      Infelizmente não achei nenhum local que venda no Brasil. Você terá mesmo que comprar de algum site estrangeiro que entregue no Brasil ou se arriscar no Mercado Livre.
      O único dispositivo testado que vende aqui no nosso país é o da Audi, mas o certificado deles é da TUV e não da Center for Pet Safety. A TUV é bem renomada pelos certificados, porém não achei os testes em vídeo para gente ver a eficiência do produto.
      Se comprar algum dispositivo, deixa aqui nos comentários… Que assim, ajuda outros tutores na hora de comprar também.

      Abraços!

Gostou? Então comenta!