Divã Veterinário
Remédios e Vacinas

Vacina contra Carrapatos

Mayra Catharino23 comments9562 views

Uma pergunta que tem se tornado cada vez mais frequentes nas redes sociais é a tal da “vacina contra carrapatos”. Normal surgirem questões quando o assunto é citado na internet, mas o que não é normal, ou pelo menos não deveria ser, é onde e como estão surgindo as primeiras dúvidas.

vacina-de-cachorro-647x246

Para entender o assunto, vou explicar de maneira beeeem básica o que é uma vacina e alguns dos seus mecanismos (fique tranquilo, evitarei usar termos técnicos!).

O nosso corpo possui um sistema de defesa contra microrganismos e substâncias estranhas, o qual chamamos de sistema imune. Um dos mecanismos desse sistema é a criação de anticorpos, que são proteínas produzidas por determinadas células. Elas vão auxiliar na identificação e destruição do agente. Além disso, são específicas para cada microrganismo.

bacteriarun

Porém o organismo, humano ou animal, começa a criar esses anticorpos somente depois do primeiro contato. O sistema imune primeiro precisa “conhecer” para depois fabricar essa proteção. É aí que entram as vacinas, que são nada mais, nada menos, que o primeiro contato do corpo com aquele agente patógeno. Porém esse agente que está presente na vacina passa por modificações para não ser capaz de provocar a doença. Há também aquelas que possuem somente fragmentos do microrganismo.

Parece muito simples quando explicamos assim, mas o sistema imune e seus mecanismos são extremamente complexos e ainda há muito o que se descobrir e estudar.

cachorro_estudioso_bc4e634691b3d90b92d5565c85f3e904_Taxes

O ato de vacinar também não é simples. Há uma série de fatores como armazenamento, locais de aplicação, idade, saúde, condições corporais… Enfim, muitas coisas que influenciam na eficácia da vacina.  Além disso, ela pode causar alguns efeitos colaterais, como por exemplo reações alérgicas.

TEXTO PRINCIPAL - REPRODUÇÃO

Somente um médico veterinário tem o conhecimento para utilizar desse recurso de maneira segura para seu animal. Esqueça vacinas por funcionários de petshops e casas agropecuárias, eles não são aptos para isso e nem podem aplicar. Lembra que no começo do post eu disse que não era normal, ou não deveria ser, aonde e como estavam surgindo essas dúvidas? Pois é, elas estão aparecendo pelo fato das pessoas vacinarem seus bichos em locais que vendem produtos, porém não possuem um médico veterinário. Ou seja, estão arriscando a vida do pet. Isso é um extrema banalização da saúde do seu amigo!

Mas afinal, a vacina contra carrapatos existe?

1216372010_1280x960_with-a-big-syringe

Sim, ela existe, porém é uma vacina para BOVINOS. Há duas que já estão no mercado, uma australiana e outra cubana, porém são difíceis de encontrar devido ao seu alto custo. E para piorar, suas eficiências não foram testadas nos animais brasileiros (sim, há uma série de variações que a mudança geográfica ocasiona. Viu como não é simples?). Mas fiquem tranquilos, o estudo de uma vacina brasileira que seja acessível e eficiente já está concluído e em breve estará disponível.

vacina boi

É uma pesquisa da Universidade Federal de Viçosa, coordenada pelo Professor Joaquín Hernán Patarroyo durante nove anos (desenvolver uma vacina é complicado e demora. Isso sem contar os estudos anteriores à este, que serviram como base). Segundo informativo da Unicamp, o laboratório (Hertape Calier), que ganhou a licitação para produzir e comercializar, começou a testar em janeiro desse ano (2014) as primeiras vacinas produzidas comercialmente .

Como dito anteriormente, a vacina é para BOVINOS. Então, nem pensem que pode ser aplicada em outros tipos de animais! Segundo o Prof. Patarroyo, a vacina não funciona se aplicada em cães ou gatos, pois os carrapatos que acometem bovinos são de espécies diferentes dos que acometem os pequenos animais.

800px-Zecke_am_Hund_IMG_5993

Calma, não fique de triste, há aproximadamente 2 meses eles começaram a estudar a vacina para cães! Mas são mais alguns anos até ela estar pronta e entrar no mercado (espero que não seja mais 9 anos. Oremos!).

cachorro-triste

Há também um outro produto aplicado erroneamente, a Ivermectina. Trata-se de um REMÉDIO antiparasitário e não de uma vacina (ou seja, é somente um tratamento!). Além disso, a Ivermectina possui várias dosagens, dependendo do animal a ser medicado. O maior dos problemas, nesse caso, é trocar as concentrações e causar a superdosagem e consequentemente enormes prejuízos para a saúde do seu animal. Fora isso, também é necessário saber aplicar. E para deixar bem claro, SOMENTE o médico veterinário pode receitar e administrar remédios de maneira segura e eficaz.

cachorro-no-colo-do-medico

Consegui responder suas dúvidas em relação ao assunto? Se ainda houver alguma, deixe nos comentários, terei maior prazer em responder! Não esqueçam de compartilhar e ajudar a esclarecer outros donos de pet’s.

Um abraço especial para o Prof. Patarroyo que foi super gentil e solícito com a matéria do blog.

 Um super beijo e até o próximo post!


Redes sociais do blog: Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Youtube.

Direitos Autorais das imagens | Copyright – clique aqui.

Mayra Catharino
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), apaixonada por fotos e bichos. Enxergou na internet a oportunidade de ajudar pessoas e pets, se encantando pela blogosfera, criando assim o Divã Veterinário. Para saber mais, clique aqui

23 Comments

  1. Boa noite!
    Alguém pode me ajudar? Tenho uma cachorra, e ela está com dificuldade em respirar, isso ocorreu depois que eu coloquei produto pra pulga no quinta, e acho que ela teve uma reação alergica. Já dei um antitoxico e o som do latido dela não voltou o norma. Será que se eu der um anti-alérgico com um bronquio dilatador vai resolver? Alguém pode me ajudar?

  2. Ola,apliquei injeção para carrapato na minha cadela e ela ta amamentando ,ocorreu que ela conseguiu ir amamenta-los mesmo eu tendo evitado ,agora estou preocupada o que pode acontecer ?

    1. Agora é esperar para ver se os filhotes não se intoxicaram.
      Existem tantos produtos bons no mercado para combater pulgas e carrapatos… Não utilize mais essa injeção, é um risco desnecessário!

  3. Por favor me ajudem! !!!!!
    Meu cachorro tá sofrendo com uma infestação de carrapatos estou sem direção alguém pode me indicar o nome certo desta injeção. …pois ele não aguenta mas as picadaS..desde já o meu muito obrgd

    1. A injeção não é indicada!
      Há produtos no mercado específico para cães.
      Ela só deve ser utilizada caso um médico veterinário prescreva.

      Abraços!

  4. oi eu queria saber se essa ivermectina(ivomec)da certo na minha pinscher.
    porque meu vô disse que é muito forte pro tamanho dela e ele disse que pode morrer ou sarar .
    queria saber se tem um nome de injeção ou outro tratamento.POR FAVOR.
    E ela esta cheia de carrapatos pequnos na cabeça e grandes no pescoço

  5. Olá
    Boa noite
    Ganhei pode infelizmente ele veio com carrapato eu levei no veterinário e aplicaram uma injeção nele quando a gente chegou em casã começou cair os carrapato ele tem 1 mês e 25 dias esse remédio que vc fala flor via oral ele pode tomar

    1. Se foi o veterinário de verdade que aplicou, não tem problema… Ele provavelmente usou um produto específico para cão e na dosagem correta.

      Os produtos via oral que estão ajudando as pessoas a combaterem pulgas e carrapatos são o Bravecto e o NexGard. São caros, mas funcionam!

  6. Olar eu tenho poodle e ele estar com pulgas e carrapatos e não conseguimos matar, como ele tem muitos pelos fica difícil de encontrar e a casa parece estar infestada pelos carrapatos o que devo fazer me ajudem por favor desde já agradeço pela atenção.

  7. boom dia mayra hoje venho aqui com uma preocupação com meu cachorro ele e um golden misturado com labrador e de ums tempo para caa ele esta com muitos carrapatos e nao sei oque fazer porque nao da para tirar um por um e igual voce falou ali no comentario acima eles solta uma toxina que nao faaz bem para o animal souu apaixonado em cachorros e gostaria de pedir sua ajuda de como poder trata-lo sem causa alguma doença mais grave tinha pensado na vacina mais voce disso no artigo que e perigoso pode causa a viida do animal gostaria de sua ajuda muito obrigado tenha uma boa tarde… D’ Daniel

    1. Olá, Daniel!
      Que bom que você comentou, assim posso te ajudar um pouquinho!

      Aqui em Viçosa-MG, de tanto o pessoal usar, muitos remédios já não fazem tanto efeito, o que chamamos de resistência. Estou recomendando Bravecto ou NexGard que são moléculas novas, dadas via oral para o cachorro. A toxina permanece no sangue do cão e quando a pulga ou o carrapato picar, ingerem o veneno e morrem. Expliquei sobre o NexGard, assim que lançou. – para ver o post basta clicar aqui.
      A diferença entre eles, além do preço, é que o NexGard atua durante 1 mês e o Bravecto durante 3 meses. Mas antes de usar, consulte o médico veterinário do seu cão. Alguns animais possuem sensibilidade ao composto, então é bom o veterinário ficar a par que você irá utilizar esse tipo de remédio. Além disso, recomendo administrar em um horário que seu vet esteja trabalhando, assim se acontecer algum efeito indesejado, você terá a ajuda dele.

      Outra coisa que você deve ficar atento é a limpeza do ambiente… Estima-se que somente 5% dos carrapatos estão no cão. Os outros 95% estão no ambiente. Fiz um post dando dicas de como combater essa praga (link aqui) e fiz resenha do veneno para ambiente que uso (link aqui).

      Espero que com essas dicas você consiga se livrar dos problemas.
      Me dê notícias, ok?!

      Abraços!

  8. Olá Doutora Mayra … depois de mais de um ano desses comentários…saberia me informar se essa vacina contra carrapatos em cães já está sendo usada?…achamos um vira lata e estamos cuidando dele mas ele tem muitos carrapatos…gostaria de usar uma vaicna se é que existe…agradeço a atenção.

    1. Olá, Rosana!

      Primeiramente quero agradecer o carinho, mas lhe peço para não me chamar de doutora. Ainda não sou formada, além disso, esse título é usado para os especialistas, pessoas que passam anos fazendo mestrado e doutorado. Acho muito prepotente de minha parte aceitar ser chamada de doutora. (Desculpa se isto parecer chatice).
      Em relação a vacina para carrapato de cães, ainda não foi concluída a pesquisa. Geralmente pesquisas assim demoram muitos anos.
      Mas hoje em dia existe um produto que é por via oral. É um veneno para carrapatos e pulgas que fica circulante no sangue do cão, mas não causa dano ao animal, somente aos parasitos. O nome comercial é Bravecto (dura 3 meses) ou NexGard (dura 1 mês). Estamos tendo ótimos resultados aqui em Viçosa/MG com esses produtos. É uma molécula nova, não há resistência.
      Não deixe de conferir os outros posts em relação ao assunto, pode ajudar: http://divaveterinario.com.br/tag/carrapato/
      Mais uma vez, muito obrigada pelo carinho!

      Abraços!

  9. 👏👏👏👏 estou concluindo uma Graduação e vou fazer Veterinária.Amo cachorro.A minha chama se Nina .Uma pitbull de 02 anos que adotei.Ela mudou minha vida.Sai de uma depressão de anos Ela esta com Carrapato.Retiro com pinça.Com muito cuidado.E coloco no álcool.A veterinária me falou da vacina.E da coleira.A coleira ajuda mesmo???

    1. Olá Roberta,
      Como falei no post, a vacina para cães não existe!
      Retirar manualmente pode ser perigoso em casos de muitos carrapatos, pois eles liberam toxinas. Se forem poucos, não tem problema.
      E a coleira ajuda sim, porém em lugares que possuem resistência, deve-se ficar atento à substância utilizada. Sabe quando usa, usa um produto e parece ineficaz? Pode ser resistência ou algum manejo errado. Falei um pouco disso nesse post aqui: http://divaveterinario.com.br/2015/02/19/2291/
      Também há novas formas de combate, o Bravecto e o Nexgard, são moléculas novas que a administração é via oral. Vale a pena se informar.
      Espero ter ajudado! E boa sorte no ingresso à Veterinária.

      Abraços!

Gostou? Então comenta!