Vacinação de gatos filhotes

A vacinação é um procedimento veterinário super importante utilizado para prevenir várias doenças.
Seu princípio consiste em apresentar para o corpo uma versão inofensiva de organismos que causam determinadas enfermidades. Através da vacina, o corpo conhece o agressor (patógeno) e desenvolve mecanismos de defesa (anticorpos) para combater a doença quando esta aparecer.

A vacinação em filhotes é essencial, pois os animais no início da vida são protegidos pelos anticorpos maternos, que são transferidos através da placenta e do colostro (primeira mamada), e após isso necessitam desenvolver os próprios anticorpos.

O esquema vacinal deve ser discutido com o médico veterinário do animal, pois o protocolo sofre alterações por muitos fatores, como por exemplo região onde o pet mora, o poder aquisitivo do tutor, entre outros.

vacinação de gatos filhotes 1

Como dito no vídeo, as opções de produtos para felinos são restritas e a maioria dos profissionais optam pelas vacinas multivalentes, tanto pela simplicidade do esquema vacinal, quanto pelo baixo custo do mesmo.

Além disso, existe a vacinação para proteger da Leucemia Viral Felina e, é claro, a vacinação antirrábica. – Sim, bichanos também tomam vacina contra a raiva e essa necessita de reforço anual!

O número de doses de cada uma e a necessidade de reforços estão explicadinhos no vídeo. – Se ainda não viu, aperta play!

Para incentivar a vacinação dos mascotes, disponibilizei cadernetas GRATUITAS super fofas!
São três modelos exclusivos para gatinhos (e três para cães também!).

vacinação de gatos filhotes 2Basta baixar e imprimir!
Só ir na aba “downloads” ou clicar aqui.